Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ATIVIDADE DE ABERTURA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO.

A ESCOLA


"Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."

(FREIRE, 1996)

ATIVIDADE INDIVIDUAL: 
FAÇA A SUA INFERÊNCIA DE FORMA CLARA!
(Registre, cada resposta, em até 08 linhas)

Baseado na exposição feita no encontro de abertura do Curso de Gestão Escolar a respeito das demandas atuais e no texto apresentado, responda.
  • Quais características um profissional do magistério deve  possuir para atuar como gestor escolar?
  • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno? 
  • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
  • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

97 comentários:

  1. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Para ter uma boa atuação como gestor, o profissional de educação deve ter em mente a priori que precisa trabalhar em equipe, pois isso resultará numa gestão democrática e participativa. Precisa ainda ser um bom articulador com os diversos grupos internos e externos tendo iniciativas no desenvolvimento de ações com transparência, ética e solidariedade. Precisa ainda ter conhecimentos de assuntos técnicos, pedagógicos, legislativos, financeiros e administrativos. Essas são algumas características.
    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    O papel da escola é formar para a cidadania para a vida em sociedade e, para isso, ela é elemento essencial no mundo pós-moderno. A escola que prioriza trabalhar com essa meta deve ter com princípio básico a gestão democrática que é um passo importante no aprendizado da democracia e do exercício da cidadania. A escola não tem um fim em si mesma, ela está a serviço da sociedade.
    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    A sociedade pós-moderna e pós-industrial, caracterizada pela globalização da economia, das comunicações, da educação e da cultura, pelo pluralismo político, impõe à escola variações diversas a cada dia. Ter por função apenas transmitir os conhecimentos acumulados pelas gerações passadas deixou de ser a muito tempo a sua função. As variações decorrem das demandas e das exigências que a sociedade impõe.

    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    As diversas mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas no mundo requerem que a escola atenda as exigências impostas pelo novo modelo de sociedade. Sendo assim as organizações escolares estão passando por variações em suas atribuições. As escolas públicas de Nova Soure não estão fora desse contexto, enfrenta os desafios de acompanhar essas mudanças. É esta nova sociedade, a que está necessitada de novos conhecimentos que instiga essas variações ao longo dos anos. Torna-se relevante pensar em aspectos como a inovação, competitividade e produtividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jecilene,postagens pertinentes e coerentes com a proposta. Esperamos que o gestor possa articular o seu papel, o contexto da instituição escolar na era pós-moderna e a função social da escola. Esta deve promover a constituição de seres humanos.

      Att,

      Robélia

      Excluir
    2. Jecilene, concordo literalmente com as suas afirmações. São inferências ricas e pertinentes ao tema. Parabéns!

      Att,
      José Domingos Oliveira

      Excluir
  2. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?


    Deve possuir o perfil democrático. Na escola de hoje, não há mais espaço para o gestor com características autoritárias, julgando-se o detentor do poder. A escola de ontem, de hoje, e de amanhã, pertence a comunidade como um todo, e é a essa que ele deve plena satisfação e prestar-lhe as devidas contas. Nesse sentido ele precisa atender as prerrogativas não somente da hierarquias do executivo, mas a toda comunidade escolar, tornando a escola, assim como afirma (FREIRE, 1996) “(...) [em] ambiente de camaradagem, [lugar para se] (...) conviver, (...)! (...) numa escola (...) fácil [de] estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."


    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    Essa perspectiva de gestão escolar, a cada dia galga mais espaços dentro desse contexto e consequentemente a necessidade de uma gestão descentralizada democrática, que deve culminar com processo de gestor eletivo, assim como já está previsto na legislação local, onde procede-se os trâmites legais para sua devida implantação. É muito importante essa iniciativa partir da escola, pois sendo ela formadora de cidadãos democráticos, é coerente que a mesma seja uma um exemplo e uma referência para que todos, façam valer essa prática inclusive no processo pedagógico.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    Penso que é devido as próprias variações da ordem socioeconômico e socioculturais que acabam interferindo no contexto social e a escola não consegue acompanhar toda essa evolução em tempo hábil, criando as estratégias capazes de contemplar os anseios da sociedade. Por isso mesmo penso que uma escola com um sistema de gestão democrática tem mais condições de superar todos esses desafios por está lidando diretamente com a realidade local, adquirindo assim respaldo para administrar as sucessivas situações adversas no cotidiano escolar.

    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    Essas variações são inevitáveis em qualquer sistema de ensino, daí a necessidade da escola articular e estabelecer estratégias no sentido de promover o pleno desenvolvimento do educando. Nessa perspectiva de desenhar o caminho da função social da escola, articulada ao contexto socioeconômico de cada etapa, percebe-se, que o papel reprodutor já não lhe cabe tão bem, diante das reformulações de espaços de trabalho. A partir daí, educadores começam a ter dificuldades para sustentar a permanência de crianças e jovens nas escolas e passam a refletir sobre o redimensionamento da práxis pedagógica a fim de cumprir a sua função social.

    ResponderExcluir
  3. Caro José Domingos, suas colocações são pertinentes ao solicitado. Ressalta uma leitura ampla de educação, ao inferir a necessidade de reformulações de espaços de trabalho. Acrecentaria, ainda, ressignificação dos tempos e espaços numa perspectiva de educação que atenda a demnada atual.

    Att,

    Robélia

    ResponderExcluir
  4. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Diante dos novos paradigmas educacionais e das demandas vigentes, faz-se necessário para ser um bom gestor, ter espírito de liderança, conhecimento, saber fazer, atuar de forma democrática e participativa proporcionando um ambiente onde todos tenham voz e ,vez dessa forma buscam alcançar os objetivos propostos na coletividade, melhorando cada vez mais o desenvolvimento educacional da comunidade envolvida.

    .• Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    Desde a historia da educação já se percebia que o ambiente mais propício depois do ambiente familiar, para se estabelecer uma convivência que possibilitaria respeito, moral e ética, diante das variações culturais e sociais até então só se dar essa junção escolar.

    •Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    A função social da escola tem como objetivo informar e forma pessoas criticas consciente capazes de tomar decisões não só para sua vida particular, mais também para melhorar e criar novas possibilidades de investimento em beneficio de todos. Acredito que as mudanças ocorridas frequentemente com relação a função social da escola esta relacionada a novas demandas sociais que requerem indivíduos preparados não só mente para o mercado de trabalho, como também cidadãos participantes dos seus direitos e deveres.

    •Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    As escolas públicas do município de Nova Soure faz parte das estatísticas do ministério da educação, por tanto também precisa estar sempre articulando em busca de melhoria para o desenvolvimento e andamento da educação do município, com isso as mudanças podem ocorrerem sempre quer necessário.

    Maria Eunice Alves Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é mesmo Eunice! A função da escola é muito maior que preparar indivíduos para o trabalho. Ela deve estar atrelada as várias dimensões do sujeito.Para tanto, as escolas públicas de Nova Soure devem ficar atentas as estatísticas, as orientações...para que possamos cada vez mais avançar no que tange a qualidade de ensino.

      Excluir
  5. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    A nova configuração de gestão escolar, incorporada a partir da Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394/96, requer do profissional que atue como diretor escolar conhecimentos de ordem técnica, pedagógica e política. Esse novo enfoque de gestão surge a partir do entendimento de que os problemas educacionais demandam do gestor habilidades para resolvê-los de forma articulada, levando em conta os novos desafios da sociedade contemporânea e, principalmente, atuar de forma democrática e participativa, envolvendo toda a comunidade escolar.

    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    Sendo a escola o lugar que envolve a formação humana, como defende FREIRE (1996) "... não se trata só de prédios, salas, quadros, programas e conceitos...". "Escola é, sobretudo, gente...". Portanto, atua com pessoas, cidadãos que estão no processo de construção de conhecimentos exigidos pela nova configuração social.

    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    A sociedade não é estática, pois passa por inúmeras transformações. Dessa forma, tendo em vista a escola como uma instituição social, esta vai mudando de acordo com as transformações da sociedade.

    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    A globalização possibilitou ao mundo agir de forma integrada. Todos os acontecimentos chegam em todos os lugares na mesma proporção de tempo. Sendo assim, as escolas do município de Nova Soure também têm acompanhado as mudanças ocorridas na sociedade, e ganhado novas atribuições.

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Graça!Não estamos de fora do contexto global!As escolas acabam tendo demandas diversas, e, consequentemente, os dirigentes escolares. Para tanto precisamos de profissionais com habilidades técnicas, olhares pedagógicos...

    ResponderExcluir
  7. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    - Precisa saber trabalhar em grupo;
    - Saber ouvir e ser firme na hora certa;
    - Fazer um trabalho coletivo com gestão participativa e democrática;
    - Estar atualizado em relação aos assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros etc.
    - Ter credibilidade junto a comunidade que ele representa.

    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    A instituição escolar é a instituição social de gerar e difundir o saber. Entende a contemporaneidade do conhecimento, e, ainda garantir a compreensão e utilização dos avanços tecnológicos é o grande desafio posto. Trata-se de uma maneira de organizar o funcionamento da escola.

    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    A sociedade tem avançado em vários aspectos, e mais do que nunca é necessário que a escola acompanhe esses avanços e que esteja conectada a essas transformações, favorecendo o acesso ao conhecimento.

    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    As escolas públicas de Nova Soure também vem avançando no que diz respeito às variações ocorridas ao longo do tempo. Referindo-se ao IDEB onde foram ultrapassadas as metas. Tivemos avanços também em relação ao PPP, que hoje está sendo elaborado e revisto coletivamente nas escolas e as metas sendo colocadas em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zania Roberta, suas palavras nos direcionam as visões de liderança e autoridade, esta distinta do autoritarismo exacerbado. Um gestor no contexto atual precisa estar em constante aprendizagem a aberto as inovações. Deste modo, já estará um passo a frente para colaborar na implementação das políticas públicas.Este é o desafio, pois esta concepção de gestão se encontra em desenvolvimento.

      Excluir
  8. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    Ser administrador, saber direcionar, interagir, socializar e reavaliar com equilíbrios atos e ações para um bom encaminhamento das atividades escolares. Com essas características ganham todos na comunidade escolar.

    · Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    E através da escola que preparamos pessoas críticas para o futuro da nossa nação, e nada melhor do que a instituição escolar para mostrarmos o ato democrático.

    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    Por que já não cabe à escola apenas ensinar, uma vez que o conhecimento é armazenado e transmitido facilmente em rede. Assim, ao lado de "aprender a conhecer", espera-se que a educação torne possível outras aprendizagens, como "aprender a fazer", "aprender a conviver" e "aprender a ser". Nesse cenário, a escola é chamada a incorporar os avanços advindos das novas tecnologias, sem perder de vista a sua especificidade: apresentar às novas gerações as formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano.

    · Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    Por que as escolas públicas municipais de Nova Soure também são escolas que recebem pessoas que acompanham avanços advindos da novas tecnologias, pessoas que precisam conviver em uma sociedade pós- moderna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilceleide Muniz, observando os seus posicionamentos colaboradores podemos dizer que a palavra gestão está associada ao verbo - a ação! Além da ação, o gestor necessita de reflexão e coerência. Estes serão os caminhos principais para atrairmos as famílias e acompanhar os avanços impostos pela era pós-moderna.

      Excluir
  9. Primeiramente ele precisa ter habilidades para liderar,pois existirão momentos em que precisará ser firme,hábil e inteligente na tomada de decisões e na execução de ações urgentes,complexas e difíceis.Depois,ser profissional, ético, companheiro e saber trabalhar em equipe, pois não concebo um gestor centralizador e que não delega funções à frente de uma Escola em tempos que a bola da vez é a Gestão Democrática e descentralizada.

    ResponderExcluir
  10. Realmente Sidinha...eis as competências e habilidades que devemos exercer continuamente, dida após dia.Pois a liderança é fundamental para o bom êxito da escola.Aproveito para convidá-la a responder as outras questões!

    ResponderExcluir
  11. 1 - Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Ter conhecimento das leis que regem a Educação no âmbito municipal e nacional, como também ser mediador nas diversas atribuições inerentes ao pedagógico e o administrativo. Conscientizzar-se que é necessário envolver a comunidade escolar como um todo, num processo democrático, onde esses possam expor suas ideias, opiniões, e que estas sejam respeitadas.

    2 - Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Porque é na instituição escolar que advem todas as classes sociais inseridas na sociedade atual. Hoje a escola é o eixo principal caracterizada como formadora de saberes, de opiniões, e principalmente de cidadãos que possam objetivar,criar, propor, expor ideias, ser crítico construtivo nas diversas situações do cotidiano.

    3 - Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Com o crescimentoe desenvolvimento populacional e tecnológico as atibuições inerentes a escola foram se adequando de acordo com as exigências da sociedade e do mercado de trabalho. Hoje, a escola deve ser facilitadora e inovadora para a construção do processo de ensino e aprendizagem, criando hipóteses para lidar com a diversidade e desenvolvendo um ambiente de convivência entre todos.

    4 - Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    Por estarem inseridas numa sociedade heterogênea, voltada para a busca de novos conhecimentos. Estamos vivendo num mundo de tecnologia avançada, onde as notícias chegam basicamente em tempo real. Com isso as instituições escolares devem estar voltadas para mudanças que acompanhem a realidade de sua clientela, assim como propor um leque de informações na busca de novos avanços no processo educativo.

    ResponderExcluir
  12. Olívia,posicionamentos coerentes!A gestão escolar precisa ser norteada por fundamentos teóriocos, práticos e legais de forma que possa envolver toda a comunidade educativa e atender aos anseios da sociedade atual. Por fim, as escolas do município também estão inseridas neste contexto e precisaremos fortalecer a gestão em prol da efetivação de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  13. 1) Ter visão transformadora para atuar de forma qualificada com a complexidade do processo educativo.

    2) A escola é um espaço de livre articulação de ideias, procurando a socialização do saber e da ciência produzidos socialmente.

    3) No mundo globalizado exige que tenha uma nova concepção e uma forma diferenciada de se trabalhar, ou seja, uma contante renovação na sua postura, para transmitir um conhecimento de nível significativo para preparar o aluno a ser criativo e pensante, com objetivo de formar cidadãos críticos e que se comprometa a uma participação mais efetiva, para obter resultados com eficácia.

    4) Os grandes desafios da educação em todo país que tenta responder às demandas da sociedade moderna, sensível à cultura e as tradições, mas também proativo para responder as mudanças e utilizar os avanços tecnológicos as escolas municipais vem contribuindo decisivamente para atender as demandas de maneira eficaz.

    ResponderExcluir
  14. Olá Selma!A perspectiva de um gestor que atenda as demandas do contexto atual sem perder de vista as várias dimensões da gestão deve ser defendida de modo que tenhamos êxito no processo educacional.

    ResponderExcluir
  15. 1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    O profissional que pretende atuar de forma eficaz como gestor escolar deve acreditar e defender a educação, ser ético, solidário e conhecer aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros. Enfim, ser um líder democrático, articulador e mediador com os diversos grupos.

    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Sendo a escola a instituição encarregada de formar cidadãos, é de grande importância que o exemplo de descentralização do poder esteja presente nesse espaço tão importante para a construção do saber.

    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Devido ao acelerado processo de globalização, e as consequentes mudanças advindas deste, a construção do conhecimento passa por alterações sensíveis. Por conseguinte, o ambiente escolar, como alicerce da edificação de saberes, está sujeito a amplas reformulações no decorrer do processo histórico. A instituição escolar, portanto, deve modificar constantemente os seus paradigmas com o escopo de atender às demandas da sociedade, aperfeiçoando o seu papel social da construção da consciência crítica e cidadã.

    4. Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    As escolas públicas novassourienses estão inseridas no contexto geral de transformações sociais que regem o mundo globalizado. As exigências intra e inter territoriais determinam mutações em âmbito educacional visando a formação de indivíduos politizados e preparados para enfrentar as demandadas da sociedade competitiva.

    ResponderExcluir
  16. Maristelma, relevantes colocações!No contexto atual, o gestor deve procurar mediar a comunidade educativa considerando seus avanços e limitações. Diante disso, nas escolas do nosso município não poderão ser diferentes, precisaremos, sim, de sujeitos construindo conhecimentos para saber viver, conviver nesta sociedade, por ora, tão competitiva.

    ResponderExcluir
  17. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    O gestor escolar desempenha um papel fundamental num ambiente educacional. Por esta razão surge a necessidade do mesmo agregar conhecimento capaz de facilitar e estimular a participação de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade na tomada de decisões com transparências das devidas ações educativas.
    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    É sabido que é através de uma educação de qualidade que o ser humano passa construir seu próprio conhecimento, obtendo uma visão critica do meio o qual estar inserido. Contudo é desse pressuposto que o sujeito necessita, pois dessa forma estarão aptos a buscar alternativas coletivas para os problemas no âmbito social e educacional. Portanto a educação contemporânea, busca descentralizar as ações educativas tornado o espaço escolar democrático.
    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Estamos na era da globalização, por tanto faz se necessário rever o modelo educacional para que sejam implantados novos paradigmas, no objetivo de melhorar o sistema educacional. Pois a função da escola é forma cidadãos críticos e conscientes capazes de conhecer seus direitos e deveres na sociedade a qual estar inserida.
    •Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    A necessidade de adaptar-se a uma sociedade contemporânea é que leva as escolas públicas municipais de Nova Soure, optar por mudanças em seus currículos. Pois é necessário inserir novos paradigmas, no intuito de atender as demandas sociais.Sabe-se que, as transformações no campo da ciência e da tecnologia são inevitáveis, e as instituições educacionais precisam estarem abertas a essas mudanças, com a finalidade de atender o indivíduo que vive na era da revolução tecnológica.Contudo são as exigências desse mundo globalizado que vem cobrando uma nova postura no modo de conduzir o sistema educacional do nosso município.

    ResponderExcluir
  18. Lourdes, ao pontuar a necessidade que temos de gestores escolares comprometidos com seu papel você traz à tona a relevância no trato com a comunidade educativa. Somente teremos uma educação de qualidade quando todos acreditarem nesta possibilidade. As escolas de Nova Soure não pode ficar distante desta premissa nem tampouco das demandas sociais.

    ResponderExcluir
  19. •Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    Deve ser um profissional responsável, participativo ( escola, comunidade) democrático, ético, articulador de grupo, tenha conhecimento técnico e também busque conhecer legislação, lidere com seriedade e honestidade nos seus aspectos administrativos, pedagógicos, financeiros e gestão de pessoas, visando o desenvolvimento da escola e a valorização de todos dentro da Instituição. Essas são algumas características de suma importância para o exercício de uma gestão escolar.


    •Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    Porque a educação é objeto de estudo da escola, sendo esta um instrumento fundamental para viabilização de uma prática na gestão democrática, uma vez que seu papel é trabalhar o pensamento, o comportamento e as relações humanas que os educandos necessitam para viver em sociedade . Dessa forma estarão aptos a construir uma visão educativa, buscando alternativas para os problemas no âmbito social e escolar.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    A velocidade das transformações que ocorrerem na sociedade de ordem social, econômica, politica, cultural e geográfica, a escola tem sofrido modificações na sua função social, devido não conseguir acompanhar os novos paradigmas exigidos pela sociedade do mundo atual.

    •Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos:

    As escolas do município de Nova Soure, não estão isoladas das transformações sociais do mundo atual. Por isso as mesmas sofreram transformações ao longo do tempo, no seu processo educativo, exigindo assim, uma reflexão e adequação de suas práticas pedagógicas, visando o cumprimento do seu papel social.

    ResponderExcluir
  20. Eliene, as suas respostas trazem uma informação essencial: a educação deve ser objeto de estudo da própria escola. Quando os sujeitos que integram a escola entederem que a educação somente acontece com a colaboração de todos, atingiremos as metas em prol de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  21. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    • Para atuar como gestor escolar, o profissional deve ser carismático, aberto a críticas e sugestões, ter iniciativa e agilidade na tomada de decisões, saber ouvir e ter humildade para reconhecer os erros, entender sobre legislação educacional e prezar pelo cumprimento da mesma, e uma das principais características é a “imparcialidade” na resolução de problemas.


    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    • A instituição escolar é que vai impulsionar os passos para que a gestão democrática aconteça, para tanto a mesma tem que se mostrar aberta, receptiva, transparente e envolver toda comunidade escolar, o que não é tarefa fácil já que, no mundo atual, a família demonstra estar muito ocupada, sem tempo para a escola.


    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    • A sociedade tem mudado em vários aspectos, muitos são os avanços tecnológicos, o núcleo familiar de muitos alunos está desestruturado e para que a escola acompanhe todos estes fatores, é necessário que aconteçam variações na sua função social que não é “apenas” a de transmitir conhecimentos e fazer com que o educando desenvolva competências e habilidades, se faz necessário trabalhar também com valores básicos que antes eram trabalhados pela família e com as questões afetivas para que possamos realmente incluir a todos que frequentam a escola.


    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    • Da mesma forma que em outros sistemas, em Nova Soure vem ocorrendo muitas mudanças na sociedade, inclusive na constituição familiar o que vem ocasionando muita desestrutura, dessa forma, funções que antes eram da família, estão sendo transferidas para as nossas escolas o que faz com as mesmas sofram variações nas suas atribuições e repensem as mudanças que devem ocorrer na sua função social para que a mesma possa atender a todos os educandos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane...a nossa sociedade, de fato, tem mudado com uma velocidade incrível!Por consequência, as pessoas que a compõem. Talvez nossa família não esteja destruturada, mas o formato dela tenha mudado e não saibamos lidar com este novo perfil. Todavia, endosso suas palavras: temos que não somente trabalhar os valores, mas vivê-los dentro do contexto escolar.

      Excluir
  22. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Um bom gestor escolar deve dominar a legislação na qual se baseia a educação, conhecer os parâmetros curriculares e o Projeto Pedagógico da sua escola. Deve conhecer os membros participantes da comunidade escolar, ser atuante e participativo, estar envolvido também com a parte pedagógica, professores e alunos, ser carismático ter iniciativa, prezar por uma educação de qualidade, inclusiva e democrática.
    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    A escola é um objeto de estudo, é o resultado de ações de seus diferentes atores que vivem em um ambiente social onde se estabelecem diferentes formas de relação que vão alem das relações de ensino-aprendizagem. É uma instituição que a partir de um conjunto de valores tornou-se uma “fabrica de cidadãos”. Oferece situações para que a gestão democrática aconteça, favorece o aprendizado, é o lugar que oportuniza ou deveria possibilitar as pessoas à convivência com seus semelhantes.
    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    O País tem passado por mudanças significativas no que se refere ao funcionamento e acesso da população brasileira do ensino público, quando em um passado recente era privilegio das camadas sociais abastadas (elite) e de preferência para os homens, as mulheres mal apareciam na sena social. Hoje a escola é conscientizadora e atinge todas as camadas sociais da comunidade, por meio do aluno, que age como um ser critico, transformador, participativo e ativo.
    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    As escolas municipais de Nova Soure sofreram variações pela necessidade de integração entre a escola, aluno e comunidade escolar. As escolas do município vêm avançando e tem acompanhado as mudanças que surge em todo processo educacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacy...sua participação somente vem reforçar a falas anteriores. A instituição escolar possui como principal função a constituição de sujeitos pensantes. Nossas escolas não fogem desta regra primordial.

      Excluir
  23. 1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    É fundamental que esse profissional seja um líder e tenha bom relacionamento com toda a comunidade escolar. Também é necessário definir objetivos, estabelecer metas, prazos e meios para alcança-los, garantindo assim boas condições de ensino e aprendizagem para todos.
    Ele deve ser um bom administrador cuidando da organização dos documentos e do espaço físico, deve implantar a cultura de reuniões para a tomada de decisões coletivas e utilizar-se do planejamento estratégico como ferramenta de trabalho.

    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderna?

    Por ser a instituição escolar a base do convívio coletivo , há a necessidade de respeitar e promover os direitos e cumprir os deveres, exigindo maiores esforços e participação da comunidade na organização do trabalho educacional, já que a educação na sociedade globalizada e economia centrada no conhecimento, constitui a adoção de concepções e práticas interativas, participativas e democráticas na busca de soluções dos problemas e alargamento de horizontes.

    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    Porque a sociedade vive em constantes transformações, destacando-se a produção de bens culturais primando pela informação e tecnologia do mundo globalizado, e a escola não pode ficar fora dessa realidade. Ficando a escola com a função de propiciar condições intelectuais, sociais e afetivas, formando pessoas competentes e aptas ao convívio social.

    4. Explicite o porquê das escolas públicas de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    Como as escolas públicas de Nova Soure estão inseridas numa sociedade que está em constantes transformações, consequentemente vem sofrendo essas variações, sendo necessário proporcionar aos educandos novas formas de pensar e agir, através de práticas inovadoras, contribuindo assim para a formação de cidadãos e cidadãs competentes e comprometidos(as), mas também críticos(as), participativos(as), solidários(as) e mais humanos(as).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Rosânia. Cabe ao gestor promover ações organizadas e planejadas, sem perder de vista as atribuições de cada um. A escola tem funções diversas, sendo a principal desenvolver as potencialidades dos alunos.Para tanto, terá que superar diversos desafios, inclusive, relações interpessais, a nova formatação das famílias, dentre outras questões.

      Excluir
  24. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    • Cabe a ele um novo desafio para atuar, um gestor inserido em um cotexto muito maior, contemporâneo, atenta as mudanças em curso na sociedade, capaz de reconhecê-las e de participar das novas relações sociais em formação. Capaz também de criar parcerias, de inovar, de articular e garantir interesses coletivos.
    Portanto tem que caminhar profissionalmente de acordo com as suas vivencias, liderando e reunindo esforços, motivando sua equipe para que todos encontrem o ambiente de trabalho motivador.

    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    • Observa-se que as mudanças e as renovações do modelo de gestão, praticamente estão estimulando as organizações a se adequarem pela busca constante de novas formas de planejar e realizar sua missão, pois através da gestão democrática que a instituição se organiza visando participação de todos e direcionando o bom funcionamento para o alcance da missão constitucional.

    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    • Acredito que sofre variações muita vezes por causa das transformações, em nível mundial que advêm de acontecimentos, pois caracterizam novas realidades sociais, econômicas, políticas e culturais que se operaram na sociedade através das tecnologias da comunicação (entre outros fatores), obrigando os diversos seguimentos sociais, inclusive a escola, rever o seu papel, sob pena de sucumbirem, face as exigência dos novos tempos.

    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    • As escolas de Nova Soure estão inseridas num contexto histórico, sendo assim sofrem as consequências dos acontecimentos como a crise dos valores morais e éticos.
    Sabe-se, portanto que cada sociedade cria a sua própria forma de educação e escolarização, em conformidade com suas características culturais. Diante disso, atribui toda a responsabilidade, à escola o papel principal que ensinar e educar.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana...as exigências do mundo contemporâneo nos direciona para uma nova perspectiva de gestão, para a qual não fomos formados, orientados...uma vez que a cultura unilateral das direções sempre prevaleceram. Como você mesma diz, Nova Soure também está inserido neste contexto.

      Excluir
  25. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Um gestor escolar deve ser uma pessoa com boas relações interpessoais, com pulso firme, determinação, que tenha espírito de liderança, deve ainda, saber se comunicar com diferentes públicos com uma linguagem de fácil entendimento, principalmente, saber ouvir para depois julgar ou tomar uma atitude apropriada. Um bom gestor tem que expor suas regras e negociar com altivez e astúcia para que o produto de sua ação seja aceito e pouco contestável.

    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    A instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática, porque é um local de complexidade, de diversidades culturais, étnicas, sociais e políticas; onde a oralidade, o diálogo, a comunicação entre os pares acontecem espontânea ou intencionalmente e, para que haja harmonia e imparcialidade tem-se que ouvir as partes e utilizar estratégias seletivas e/ou reducionistas para alcançar um bem comum. Deve-se partir desta instituição o exercício da participação, da cooperatividade, da argumentação, da resolução de problemas com a colaboração de todos e do respeito às opiniões independente de sua aceitação ou não pelo grupo.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    A função social da instituição escolar vem sofrendo variações porque reflete o momento histórico-social vivido e guia-se pelas exigências do mercado de trabalho que, por sua vez, requer um profissional proativo, conhecedor das novas tecnologias da informação, participativo e crítico-reflexivo, enfim, atualizado em constante aperfeiçoamento.

    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofreram variações das suas atribuições ao longo dos anos?
    Mediante o exposto, percebe-se que a educação atende às exigências da sociedade e desta maneira as instituições escolares do município sofrem e continuarão a sofrer variações em suas atribuições, haja vista que a sua principal colaboradora – a família – está deixando de cumprir sua função social acerca dos valores éticos e morais e repassando à escola a responsabilidade de educar em diferentes vertentes, ficando esta atribulada e dificultando o seu foco essencial que é o ensino, aprendizagem e formação integral dos educandos.
    Jivonete Rodrigues dos Santos Pimentel

    ResponderExcluir
  26. Jivonete... Suas palavras trazem para a discussão elementos essenciais - o sujeito histórico-social e a família - para vislumbrarmos uma gestão que preze pela ressignificação da educação, das nossas instituições permeada por valores.

    ResponderExcluir
  27. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Ele deve ser participativo, dinâmico, ético, impessoal, conhecedor das leis e trabalhar com a comunidade escolar através de confiança para o desenvolvimento de uma escola que atenda as atuais exigências da vida social.

    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Hoje as escolas deve atender as demandas do mercado, formando cidadãos, oferecendo-lhes as possíveis competências e habilidades que sejam necessárias e facilitadoras no meio social e consequentemente para os desafios que enfrentarão no cotidiano.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Porque não há mais espaço para escola onde impera o autoritarismo. A sociedade não é mais a mesma, e contribui em grande escala para as transformações que favorecem o conhecimento e desenvolvimento social. Cabe a cada instituição adequar-se as novas mudanças.

    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofreram variações das suas atribuições ao longo dos anos?
    Com o desenvolvimento social e tecnológico as escolas deste município também sofreram variações, pois elas estão integradas numa sociedade, e esta inseridas num contexto globalizado onde enfrentam desafios e passam por inúmeras tansformações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília...
      Suas inferências pontua a necessidade de um gestor participativo e dinâmico. Você trouxe um elemento essencial e desafiador para ser respeitado - a impessoalidade. Este, para mim, também é fundamental e precisamos desenvolver esta característica.

      Excluir
  28. 1- Ser dinâmico, articulador e democrático nas relações com a comunidades escolar. E importante ter liderança e mostrar confiança no desenvolvimento dos trabalhos da equipe, atuando com mediador compartilhando idéias e sendo flexível.
    2- A democratização esta ligada a sociedade moderna, e a escola tem que contribuir significativamente de forma a possibilitar a todos uma participação ativa na sociedade.
    3- Em meio aos avanços tecnológicos, vem exigindo cada vez mais da instituição escolar acompanhar essas mudanças sociais, preparando assim o cidadão para atuar de maneira critica e consciente na sociedade.
    4- O mundo esta em constante mudanças e a instituição escolar tem que acompanhar essas transformações. As escolas de Nova Soure vem buscando atender essas mundanças na educação com compromissos e responsabilidades .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia...
      A gestão democrática é validada pela sociedade atual exigindo gestores mediadores do processo educacional e de pessoas. Suas palavras fazem referência aos avanços tecnológicos e as constantes transformações sociais.Assim, nossas escolas também não tem ficado distante desta formatação.

      Excluir
  29. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    Deve ser dinâmico, imparcial,comprometido, atuante, descentralizador, responsável, pois todos estes adjetivos somados, resultam em uma administração que visa acima de tudo o sucesso de sua comunidade escolar e ele virá através da qualidade no ensino e aprendizagem.

    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    A escola não está dissociada de nenhuma outra instituição pois no mundo pós-moderno a escola vem com uma visão empresarial onde se visa lucratividade. Esta, refere-se a qualidade dos profissionais que nela atuam e os serviços prestados por eles tem que ter qualidade para que o resultado seja o crescimento social e cultural do meio em que ELA está inserida.

    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    Pelas exigências de um mercado competitivo, onde experimentar não é mais permitido; pelos avanços tecnológicos onde a escola não acompanha com a mesma velocidade em que a tecnologia chega as mãos dos nossos alunos; pela necessidade das famílias trabalharem fora e com isso delegar a escola a função de educar seus filhos quando na verdade sua tarefa primordial é prepará-los para vida profissional. Emfim, foi dada a "ela" funções que estão distante do seu foco de origem.

    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    As escolas municipais de Nova Soure fazem parte do todo. E como esse todo sofre grandes influências e variações, sofremos e sentimos na pele os reflexos. Esses reflexos implicam nas mudanças de comportamento e posturas de uma nova Gestão que vem se ajustando de acordo as exigências legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bittencourt...atualmente o papel do gestor tem sido ressignificado tendo em vista os bons resultados da comunidade escolar. Esta faz com que a instituição escolar não esteja dissociada do contexto social, econômico, cultural...ela deve constituir sujeitos que saibam conviver e transformar a sociedade.

      Excluir
  30. ATIVIDADE INDIVIDUAL:

    RESPOSTAS
    1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Para que um profissional do magistério atue como gestor escolar são indispensáveis alguns atributos, como:
    * È fundamental trabalhar em equipe.
    * Possuir conhecimento acerca das normas educacionais como também saber administrar a determinação das formas de sua organização.
    * Escolher e separar um ou alguns, dentre muitos meios empregados no ensino-aprendizagem baseados com os fins de aprendizagem e das particularidades dos educandos.
    * Pôr em vigor um acolhimento favorável à aprendizagem.
    * Transmitir informação a respeito do desempenho dos alunos aos seus pais ou responsáveis.
    * Empregar metodologias que gerem a ampliação do pensamento dos alunos.
    * Ter pleno domínio dos planos curriculares que envolvem o conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem de cada uma das matérias ensinadas na escola.
    * Ter tranquilidade ao desenvolver as atividades educacionais com os educandos.
    * Ter e sentir-se capaz de encarar novos desafios, sobretudo circustâncias que tragam dificuldades da mesma natureza.
    * Reconhecer que cada ser tem seus caracteres próprios.
    * Admitir ou aderir sem inquietude profunda da ansiedade por estremecimentos da angústia os obstáculos vividos e sentidos nos novos processos de ensino e de transformação.
    * Ter conhecimento, noção das particularidades que envolvem o pensamento dos alunos e ter consciência de seus deveres.
    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Porque o ambiente educacional visa a ação de inserir e edificar grupalmente através da participação da comunidade escolar e da comunidade onde a escola está inserida para concretizar uma gestão democrática e participativa que busca a resolução de uma dificuldade, de um problema e resposta a uma questão. Vindo a favorecer o ensino e a aprendizagem que emana de uma educação que gera cidadania voltada para o mundo passível de globalização e competitivo onde vivemos.
    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    A cada dia que passa o mundo contemporâneo torna-se universalmente informatizado e interdependente porque os avanços tecnológicos oferecem condições propícias às transformações no meio social adquirindo então, grande importância nas vidas das pessoas e das famílias.
    4. Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    Tais escolas públicas municipais sofreram ou vem sofrendo variações nas suas atribuições porque vem criando e inovando demandas em busca da edificação da qualidade de cidadão através do merecimento social tendo em vista a cidadania que é entendida como um direito à educação em função do desenvolvimento de uma consciência crítica e participativa através da conversação entre duas ou mais pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariete...significativas colocações!O gestor escolar deve ser bastante atuante para articular as várias dimensões da gestão pública escolar. Ele necessita envolver a comunidade de tal forma que a mesma passe a se sentir integrante da instituição. Vivemos num mundo globalizado e mutável, consequentemente, a cultura dos seres humanos estão em transformação. Assim, as nossas escolas também refletem estas nuances de tal maneira que teremos pessoas em processo de aprendizagem.

      Excluir
  31. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Precisa ser ético, ser firme nas horas necessárias, ter compromisso e espírito de liderança, para conduzir e trabalhar em equipe, sem esquecer a humildade e solidariedade.

    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Porque numa instituição escolar, como já citou Freire, o ambiente deve ser de harmonia e respeito mútuo, onde o autoritarismo e a arrogância não têm mais espaço.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Com as complexidades da vida atual, a escola deixou de fazer um papel meramente formador de profissionais, e passou a ser uma instituição de referências, na qual os profissionais da área,precisa cada vez mais ampliar seus conhecimentos, já que a clientela exige nais dedicação, profissionalismo e conhecimento tecnológico.

    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    A cidade cresceu a demanda também e com isso a necessidade de acompanhar o mundo tecnológico. As expectativas do nosso público são outras. Hoje, a escola tem como função, não só transmitir conhecimentos pedagógicos, mas, ajudar na formação de opiniões que sirvam para a superação dos desafios que irão surgindo no dia-a-dia de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hildete, esta é a concepção que devemos defender!O gestor precisa ser comprometido com a comunidade escolar. Ele necessita articular as pessoas e as dimensões da gestão de tal modo que o respeito impere no espaço escolar.

      Excluir
  32. 1-Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Precisa ser dinâmico, responsável, comunicativo, ético, líder e principalmente estar ciente que como gestor de uma escola ele é peça fundamental, portanto, precisa vestir a camisa e estar disposto a se doar.
    2- Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    É principalmente através dela que formamos cidadãos críticos e reflexivos, trabalhamos com a educação e a formação de pessoas e profissionais assim, é essencial que ela seja modelo de uma gestão descentralizada e democrática.
    3- Porque a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    A função social da escola demanda da sociedade na qual ela está inserida assim, as mudanças que ocorrem na sociedade ao longo do tempo exige um novo perfil da escola.
    4- Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    A sociedade mudou e a educação teve que se adaptar a esse novo perfil. Apesar de ser uma cidade pequena e do interior, Nova Soure não esta fora desse contexto e, tem dado grandes passos buscando acompanhar os avanços da educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussara...suas inferências certamente reforça as falas anteriores. Precisamos de gestores diferenciados, que ousem em fazer a diferença com atitudes inovadoras que articulem a escola e a família. Nossas escolas tem, sim, procurado acompanhar os avnços e as mudanças educacionais e sociais. Precisamos, entretanto, cada vez mais resgatar os valores.

      Excluir
  33. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    • Ter uma visão abrangente da instituição;
    • Ser capaz de traduzir para o conjunto social os princípios éticos da instituição;
    • Ter capacidade de articulação entre as questões e necessidades do presente e uma visão de futuro;
    • Trabalhar com foco em resultados;
    • Não pode esquecer que, seja qual for o caminho, o gestor educacional será o ponto de referência para toda a comunidade educativa .A face mais visível da escola sempre será o seu dirigente.
    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para constituição de uma
    gestão democrática no mundo pós-moderno?
    • Porque a escola como agente de formação de cidadãos aptos a compreender a sociedade e a contribuir para sua melhoria, vem adotando nova mentalidade em seus currículos e em sua gestão. A gestão voltada para a inovação se faz necessário nas instituições para que elas cumpram seu papel na sociedade atual.
    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    • Em uma sociedade socialmente responsável necessita de líderes conscientes desta prática. Para formá-los, por sua vez, é necessário instituições de ensino comprometidas com este princípio. No entanto não basta levar o tema para o currículo das escolas e falar dele como um conceito a ser aprendido; é importante que as instituições apliquem tais práticas adotando medidas viáveis, corretas e socialmente justas.
    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofreram variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    • Dentre as muitas questões que vivenciamos, desde o excessivo números de informações e a rapidez com que circulam, até a acelerada globalização. A educação , ganha novas formas e exigências. Então a escola, componente deste tempo e destas situações, busca ser um espaço democrático, aceitando a pluralidade de idéias e convivendo com elas. Para que cumpra essa exigência, sua gestão deve ser democrática, articulando todos os segmentos da comunidade escolar e local.
    F:\Cris\DSCF5414.JPG



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina,

      Cada vez mais a sociedade exige dos gestores posturas abrangentes e articuladas com as propostas educacacionais atuais. Necessitamos apresentar resultados, não apenas discursos. Não cabe mais a mesmice de práticas pedagógicas nem tampouco profissionais apáticos e sem envolvimento com a sociedade.

      Excluir
  34. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Saber lidar com o livre arbítrio de seu semelhante, tendo respeito às propostas a serem resolvidas, por conseguinte levando o seu trabalho ao sucesso: Dialogar, ouvir, coordenar, respeitar o próximo, ter boa expressão, manter sempre metas são características essenciais para o perfil do gestor. Contudo essas características são aperfeiçoadas pelo gestor durante sua “caminhada” profissional, de acordo com suas vivências.

    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Para que o social tenha um livre arbítrio de realizar atos que venha abrir os horizontes da Educação. Pois, a pós-modernidade exige um caráter de mais responsabilidade ao lidar com o ser humano.
    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Novos problemas surgem, por conseguinte, exigem novas normas educativas e o social como está inserido neles, fazem o aperfeiçoamento de normas que se adequem ao objetivo a ser alcançado, ou seja, renascimento de uma escola com mais vigor e mais eficácia. Ex. Falta de coordenação do alunado: Como será solucionado; Pericia familiar com aluno escola para realmente ser resolvido à questão surgida, ou seja, falta de amparo, deficiência no modo de viver e desamor.
    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    É necessário que, para se promover gerências nas escolas públicas, especialmente de Nova Soure, aquilate tais capacidades para que não seja uma avaliação vai e vem, ou seja, um dia alto outro dia baixo onde se quer servidores não saibam discernir problemas escolares administrativos e educacionais. Consequentemente o gerente deverá ser um funcionário de capacidade experimental, educativo, social e administrativo, para que não surjam problemáticas indissolúveis, consequentes de baixa capacidade do funcionário ao não saber soluciona-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guiga...Guilhermina... suas palavras trazem ao espaço verbos para enfatizar a necessita de AÇÃO!O gestor escolar precisa agir, atuar com dinamismo nos espaços educacionais sem perder de vista as metas educacionais e as demandas pontuadas pela sociedade pós-moderna. Nossas escolas vem tentando atender a estas expectativas.

      Excluir
    2. Hildete Mendes
      * Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

      O professor está em um lugar privilegiado, pois tem acesso as possibilidades de mudança, cabendo a ele a tarefa de educar verdadeiramente, sabendo escutar o aluno, respeitando-o em seus desejos e anseios, fazendo-se sedutor para ser ouvido, divulgando valores positivos através de sua fala e ação, demonstrando seu poder de atuação agindo mais atentamente, ajudando seus alunos no aprendizado da tolerância, na capacidade de ouvir e de se fazerem ouvidos, no que diz respeito as regras do outro, no convívio em sociedade, nas ações para melhoria da sua escola. O professor pode proporcionar a comunidade escolar o seu interesse em modificar, falando com mais docilidade, sendo mais solícito, amável e prestativo, menos competitivo, deixando que todos vejam o seu melhor, o seu poder de falar e ouvir, com total dedicação e afeição.

      * Porque a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

      Ela tem um papel reflexivo quando proporciona esse movimento dialético e relacional da construção desses significados. Reconstrói relações sociais que reforçam uma lógica de autonomia e pertencimento de alunos, professores, pais, enfim, de toda a comunidade escolar. A gestão escolar não é uma atividade puramente técnica. Ela é ligada a valores e a função social da educação, podendo facilitar e impulsionar tanto a construção quanto a implementação do projeto pedagógico, em diferentes sentidos. Pensar na gestão de ambientes escolares nos remete a pensar em interações, conflitos, construção de conhecimentos, inovação, civilidades e emancipação, por serem estes ideais da sociedade Contemporânea. Como possibilidade de construção de novos referenciais em gestão escolar, procura-se situar que uma nova compreensão desta passa, entre outros aspectos, por estabelecer dialógicas e reflexivas, fundadas num paradigma sistêmico, pela capacidade de construir e reorganizar os espaços escolares.

      * Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

      Num paradigma reflexivo, os processos escolares precisam ser gerados a construir a consciência de que não basta inovar em atitudes particulares, criar caixa escolar, incluir novos atores no grupo gestor da escola e especialmente, não é suficiente conhecer leis e ter bom relacionamento com mantenedoras. Muito mais do que isto, faz-se necessário ser capaz de relacionar-se com a comunidade escolar, elaborar em conjunto uma didática construtiva, participativa e emancipadora para a escola. Estar em capacitado para realizar construção coletiva, significa despertar um sentimento de pertinência na comunidade escolar, no qual pais, alunos, professores e funcionários contribuam na definição dos planejamentos escolares.

      * Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

      Desde a história do Brasil, desde a época da colonização têm sido marcada por injustiça, dominação, exploração e desigualdade social. Nesse sentido, a escola pública ainda tem um papel fundamental na vida de milhões de brasileiros e pode possibilitar uma maior humanização e compreensão do mundo em que vivemos um mundo cada vez mais injusto e desumano, socialmente e ambientalmente insustentável. Descobrir o verdadeiro papel da escola pública e mudar o conceito equivocado de que ela não tem qualidade, é coisa de pobre e que não tem como competir com a escola dos “ricos”. Educação não é competição, não é apenas formação de futuro profissional. É formação humana, cidadã, e, acima de tudo aquisição de conhecimento útil para toda a vida.

      Excluir
  35. Hildete, suas palavras trazem para o espaço a perspectiva de trabalho que deve romper com o aspecto meramente competitivo traz a idéia de uma concepção de gestor inovador, ouvinte, atuante...em prol de uma escola que forme o cidadão.

    ResponderExcluir
  36. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    É necessário que este profissional tenha disciplina para superar os desafios. Ter responsabilidade social, sabendo dialogar com os diferentes grupos existentes, tanto dentro da escola como fora dela, aproximando-se de toda a comunidade, sempre pré-disposto a realizar trabalhos coletivos. Valorizar os conhecimentos de cada membro da equipe. Contudo, é necessário manter sempre metas, ser otimista, ter autoconfiança, ser articulador e mediador dos segmentos internos e externos, ser firme e confiante nas realizações de projetos e ações.

    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento principal, para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Porque a escola tem o dever de difundir e cultivar os saberes. Ela deve ser um ambiente formador e transformador de cidadãos, transmitindo sempre para estes os valores necessários, que possam tornar a sociedade melhor e mais democrática. A democracia, por sua vez, não implica apenas a igualdade política, mas também melhores condições de vida para todos.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    O mundo vive em constantes alterações. Com o avanço pertinente da globalização todas as estruturas são abaladas, sejam elas sociais, tecnológicas, políticas ou econômicas. Sem dúvida, a escola é uma instituição que se relaciona sistematicamente com o seu tempo e está implantada em um ambiente sócio-histórico-cultural que precisa ser levado em consideração. Contudo, a função social da escola vem sendo modificada principalmente pelo fato dela está inserida e ser direta ou indiretamente influenciada nesse contexto de mudanças.

    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    Já que Nova Soure também está inserida no mundo globalizado, as suas escolas públicas também sofreram e sofrem variações ao longo do tempo, influenciadas principalmente pelas mudanças sociais, políticas e econômicas. Portanto há exigências quanto ao novo modelo de educação que está sendo formado. É importante ressaltar a necessidade que o grupo pedagógico tem, juntamente com a comunidade, de retomar os seus papéis como membros que procuram desenvolver uma educação voltada para os valores, a democracia e o bem estar social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, que bom que deixou seu registro1Realmente, um gestor antes de tudo precisa ser organizado para poder dar conta da demanda e distribuir responsabilidades, sem perder de vista a liderança e suas atribuições. Em Nova Soure as escolas também devem ser geridas com responsabilidade e organização e, para tanto, deve ter a colaboração da coletividade.

      Excluir
  37. • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Ele deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição,além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica com seriedade, visando a valorização e desenvolvimento de todos na escola. Ele deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte da sua equipe.

    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento principal, para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Porque a escola é o lugar onde se ministra o pensar, se ensina, se aprende e se multiplica o saber.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Porque diante da velocidade com que as mudanças estão ocorrendo na sociedade, a escola encontra-se despreparada, as caracteriticas desses alunos, desses pais que se apresentam nas instituições escolares estão além do real papel que o professor deverá cumprir em sala de aula. Hoje o professor trabalha com um alunado com características e ações bem diversificadas, os valores estão totalmente esquecidos, as familias esqueceram do seu real papel e o professor é quem tem que fazer cumprir com o papel de familia e de professor.
    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    Embora Nova Soure esteja dando grandes passos para acompanhar os avanços da educação, ainda não estamos preparados para lidar com as mudanças que aí estão. As camadas sociais são as mais variadas e precisam ter um atendimento diversificado, ou seja precisamos de profissionais qualificados que possam somar, juntamente com o profesor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neura, o perfil de gestor pontuado por você deve prezar pela alteridade, deve co-responsabilizar sua equipe em nome da melhoria da educação pública.

      Excluir
  38. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    *Manter um bom relacionamento com todos os profissionais, ser flexível à contribuição de todos, para que os mesmos sintam-se valorizados como também à comunidade, aprimoramento em sua prática pedagógica, olhar para própria trajetória profissional, perceber falhas, saber que ainda falta aprender e assumir o desafio de ser melhor a cada dia.
    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    *Porque a escola é uma instituição pública, onde diversas pessoas tem a possibilidade de articular suas idéias, estabelecerem diálogos e considerar diferentes pontos de vista. Para que essas articulações aconteçam necessita-se de uma gestão democrática, onde se realize uma efetiva participação tanto nas soluções dos problemas como nas tomadas de decisões.
    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    *Com o aperfeiçoamento dos profissionais do magistério essas variações vem acontecendo com o intuito de valorizar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária agregado ao fator de fortalecer cada vez mais a democracia no processo pedagógico.
    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    *As escolas públicas em Nova Soure vem sofrendo grandes variações no processo ensino aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo programas pedagógicos, traçando metas, buscando parcerias com o objetivo de garantir um ensino de qualidade a todos nova sourenses.
    Maria José Céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, a sociedade se modifica porque as pessoas provocam transformações e as escolas colaboram para isso transmitindo saberes e compartilhando ideais.

      Excluir
  39. 1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    De acordo com os conteúdos abordados e as ideias de Silva (2008), o gestor educacional é o principal responsável pela escola, sendo assim, para que um profissional do magistério seja um gestor escolar ele deve ter visão de conjunto, articular e integrar setores, vislumbrar resultados para a instituição educacional, que podem ser obtidos se embasados em um bom planejamento, alinhado com comportamento otimista e de autoconfiança, com proposito macro bem definido, além de uma comunicação realmente eficaz.

    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderna?
    De acordo com os estudos realizados e s ideias de Hengemuhle(2004), a escola é um espaço concreto de promoção do ser e do conviver e do desenvolvimento das capacidades do conhecer e fazer. Sendo que tudo isso orientado e fundamentado pelo Projeto Político Pedagógico. Portanto, espaço ideal para a gestão democrática, assumindo o papel central de estimuladora de inteligência, ou seja, ela passa de central repassadora de informações a central estimuladora de inteligências. Se a criança não precisa ir à escola para simplesmente aprender, ela necessita da escolaridade para aprender a aprender, desenvolver suas habilidades e estimular suas inteligências.
    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    O dinamismo das mudanças, a sofisticação da tecnologia e a velocidade da comunicação em termos globais exigem da escola um espaço aberto a novas ideias, a valorização dos saberes de cada aluno fundamental na formação de jovens cidadãos. Sendo assim, a escola perdeu seu espaço de mera transmissora de informações e passou a criar condições organizacionais para que a inovação aconteça, para que as experiências pedagógicas não sejam sistematicamente destruídas com argumentos burocráticos, para que os profissionais do ensino se sintam motivados e gratificados por participarem em dinâmicas de mudanças.
    4. Explicite o porquê das escolas públicas de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    É sabido que uma escola de qualidade não se faz entre quatro paredes, mas é fruto da soma e contribuição de todas as forças da comunidade, ela se faz com professores competentes atualizados, que produz conhecimento com seus alunos, um conhecimento significativo com sentido e aprofundamento e possibilita aos mesmos reconstruir e não apenas repetir. Portanto, as escolas de Nova Soure também sofreram algumas variações para poder se encaixar nesse novo perfil, no perfil de uma escola gerida coletivamente em que seus professores tenham formação continuada , levando a teoria à prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, Luciana...realmente o gestor é o principal responsável pela escola, pelos acertos e pelos erros. Todavia, ele geri uma equipe e esta juntamente com ele que deve promover a educação de qualidade.

      Excluir
  40. 1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    Para ser um bom gestor deve-se saber trabalhar em equipe, pois o ideal é que as decisões sejam tomadas coletivamente. Ele precisa ser um defensor da educação, acreditar no modelo de ensino, nas práticas educacionais e na capacidade de aprendizagem dos educandos. Precisa ser uma pessoa disposta a estimular e incentivar ações positivas para o bom funcionamento da unidade escolar.

    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderna?

    Porque é na escola que inicia-se o processo de tomada de decisões coletivas, envolvendo a participação de professores, pais, alunos e funcionários. É neste contexto que aborda-se a importância da gestão democrática em busca de uma educação de qualidade para todos.

    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    Sabemos que a sociedade vem sofrendo mudanças com passar do tempo e a escola enquanto instituição primordial dessa sociedade não poderia ficar fora delas. A função social da escola sofre variações para se adaptar a essas mudanças. Deste modo a escola é desafiada a preparar os sujeitos não só para o trabalho, mas para a vida em sociedade.

    4. Explicite o porquê das escolas públicas de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    Como a sociedade vem sofrendo variações ao longo dos anos, as escolas públicas de Nova Soure, também acompanham essas modificações, pois estão recebendo pessoas cada vez mais estimuladas pelas informações e novas tecnologias do mundo globalizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucineide...a sociedade não é estática, as pessoas não são imutavéis...por fim a escola também não é e precisa acompanhar os avanços do mundo tecnológico.

      Excluir
  41. 1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    O gestor escolar precisa ter liderança democrática, saber ouvir a todos, dividir responsabilidades, definir e distribuir tarefas dando total apoio as pessoas que formam sua equipe.
    Ser conhecedor dos assuntos administrativos, pedagógicos e financeiros para um melhor desenvolvimento da unidade escolar. Também é necessário proporcionar um ambiente de trabalho onde haja respeito e confiança entre os membros da equipe escolar.

    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderna?

    Percebe-se que se faz necessária e imprescindível a participação coletiva na tomada de decisões relacionadas ao ambiente escolar. Sendo assim, a gestão democrática representa uma nova forma de gestão assumindo a concepção de administração, com a finalidade de desenvolver um ensino e aprendizagem que possa compor a vida do educando em todos os seus aspectos. E a instituição escolar é a base para a participação democrática.

    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    A sociedade está em constante transformação e essas mudanças afetam direta e indiretamente a organização escolar em suas conjunturas, principalmente na maneira de gerir a educação. Dessa forma a escola tem a função de preparar o aluno com conhecimento cientifico e cultural tornando-se apto ao convívio social.

    4. Explicite o porquê das escolas públicas de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    As escolas públicas de Nova Soure sofrem variações, por fazerem parte dessa sociedade também em transformação. E como a educação está em constante evolução, pois a cada ano surgem novas situações, como alunos com realidades diferentes que precisam de apoio pedagógico, para atender as suas necessidades. Dessa forma, é relevante acompanhar essas mudanças, a fim de proporcionar um ambiente escolar prazeroso e significativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela, sábio é aquele que ouve, com o gestor não é diferente, precisamos aprender e ampliar este ato de escuta para compreendermos as demandas da sociedade atual.

      Excluir
  42. * Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    Diante das mudanças que todo o sistema educacional vem sofrendo e das mudanças sociais que a sociedade está mergulhada, um gestor escolar precisa primar pela responsabilidade, sociabilidade, conhecimento, ousadia, dinamismo, ponderação, credibilidade e idealismo. Estas são algumas das características primordiais para que um gestor escolar consiga realizar um trabalho que atenda as necessidades peculiares de uma instituição de ensino com todas as suas questões afins.


    * Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    A instituição escolar é um ambiente repleto de vidas... de pessoas... de diferentes pessoas, e, nesse mundo pós-moderno não há mais espaço para mandos e desmandos. Para que as coisas em qualquer área da vida funcionem com êxito, se faz necessário que regras e normas estejam guiando as ações. E, numa Instituição Escolar, essa “ordenação” precisa acontecer de forma democrática, onde os componentes do processo possam caminhar, opinar, ser ouvidos e agir em comunhão, razão pela qual pode-se dizer que esta é considerada o elemento primordial pra uma gestão democrática no mundo pós-moderno.


    * Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    Toda a sociedade vem sofrendo variações constantes, principalmente a partir da Revolução Industrial. Novos grupos sociais, novas famílias, nova sociedade. Todas essas mudanças impulsionaram as instituições escolares a acrescentar em suas atividades, outras, que até então ficava sob responsabilidade das famílias ou outros órgãos sociais. Assim, além de produzir conhecimento formal, a escola procura formar um cidadão bom para si e para a sociedade em vários aspectos da vida.


    * Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    Tendo como caminho a globalização, todas as mudanças ocorridas na sociedade como um todo e em todos os aspectos também ocorrem em nosso município, visto que este faz parte dessa sociedade, que está emergida nesse processo de evolução constante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, suas postagens primam por um gestor responsável e confiante para conduzir os processos educacionais medinate uma comunicação coerente entre os pares e contextualizada. Afinal, precisamos acompanhar a velocidade do mundo pós-moderno.

      Excluir
  43. 1-Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    • Um bom gestor deve ter um perfil que favoreça o trabalho coletivo, pois esse requisito irá viabilizar tanto a socialização das informações como contribuirá nas articulações dos participantes desse processo, nele se exige não só o diálogo, como a interação entre os membros da comunidade intra e extra escolar.

    2-Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    • Depois da família a instituição escolar é que nos dá suporte para enfrentar os desafios no mundo pós-moderno, ela precisa estar atenta as novas mudanças do dia a dia buscando melhorias em todo o âmbito institucional, considerando a importância da escola que assegura a formação dos indivíduos, através da gestão democrática servira de base para criação de um sistema educacional onde os participantes sejam beneficiados.

    3-Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    • Devido a uma clientela diferenciada precisa-se acompanhar essas variações ocorridas ao longo do tempo, criando assim meios que favoreçam o conhecimento a toda comunidade escolar. Desse modo verifica-se uma carência no acompanhamento ao publico escolar, visto que trouxe modificações e o caso ficou mais abrangente, mudando tanto o perfil desse publico, como também a função desempenhada pela instituição educacional.

    4-Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    • As instituições sofreram mudanças e Nova Soure, não seria diferente, portanto no que se refere as atribuições pertinentes as escolas publicas municipais são imprescindíveis instituir medidas, visto que as politicas publicas educacionais determinam que as instituições devem promover condições favoráveis para o ensino aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos na sua formação cidadã, sendo assim faz-se necessário uma estrutura escolar capaz de cumprir tais exigências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... Rita, suas colocações estabelem um link com o contexto das nossas escolas, vivemos o cotidiano educativo envolto em contextos amplo e restrito. Em ambos enfretamos desafios.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  44. 1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    R. Que tenha compromissos com os desafios dos saberes necessários a construção da concepção de humanidade como comunidade que se instala no mundo pensante com um sentido mais dinâmico, traduzindo movimento, ação, mobilização, articulação, autonomia, flexibilidade na ação de criatividade, lutar pela proposta pedagógica, ter um novo olhar para a Educação como um todo.

    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    R. Ela é organizada de caráter social. Onde o sistema de ensino assegure autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Essas modificações trazem novos desafios.
    A gestão democrática é um processo de aprendizagem, possibilitando a efetiva por participação de todos na construção do projeto de trabalho que a escola vai formar. Para isso a instituição escolar é essencial nessa construção da gestão democrática, pois, e de grande relevância a participação de profissionais e da comunidade escolar para elaboração de projetos pedagógicos da escola, que é elemento primordial na qualidade de ensino.

    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    R. De acordo com as modificações que vem ocorrendo no mundo do trabalho mostrando novos desafios a Educação e sua gestão, nas relações sociais no mundo globalizado.
    Todas essas medidas apoiam-se na certeza de que a gestão democrática e a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e a autonomia da escola são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania. Que ainda não é uma realidade da vida social e profissional é uma prática em desenvolvimento.

    4. Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    R. Ela vem tentando desenvolver essas modificações em todos os âmbitos da escola inclusive na sala de aula, onde se objetiva o Projeto Político Pedagógico não só como desenvolvimento do planejado, mas como fonte privilegiada de novos subsídios para novas tomadas de decisões, para estabelecimento de novas políticas.
    Para isso é necessário reforçar seus valores, seus significados e suas práticas, lutando para superar dificuldades e conquistar as modificações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gicéia..olha o seu comentário aí!Sua postagem traz um gestor comprometido com a educação em todos os seus aspectos, tendo em vista a qualidade do ensino. O projeto político pedagógico pode dar rumo à escola e servir para subsidiar as práticas pedagógicas.
      Continuemos lutando para superar as dificuldades com criatividade e inovação.

      Att,

      Robélia

      Excluir
    2. Numa perspectiva democrática,deve ser uma pessoa aberta para ao diálogo,não querer enfrentar os problemas sozinho e ser sempre humilde,mas acima de tudo um profissional.
      É na escola onde nos deparamos com diversos tipos de pessoas e cul-turas,entretanto,devemos saber lhe dar com os diversos tipos de pessoas e dá-lhe oportunidade para aprender e compartilhar seus conhecimentos.
      Anteriormente,a escola era um lugar muito fechado,mas hoje, a escola tem como obrigação abrir as portas para comunidade para que todos participem do processo de ensino/aprendizagem e atividades extracurricular.também a comunidade participa ativamente através dos conselhos escolares e da maiorias atividades proposta pela escola.
      Diante de um mundo globalizado,fica difícil para nossas escolas fecharem para a comunidade ,já que vivemos num mundo democrático e devem e não há mais espaço para que as escolas fechem suas portas para a comunidade,elas devem se adaptarem aos novos tempos,seguindo a evolução tecnológica e social....

      Excluir
    3. É isto aí, Luís!Vivemos nesta era globalizada, onde o resgate da humanização urge. Precisamos de pessoas sábias, profissionais que atrelem a humildade ao seu contexto profissional. E isto também deve ser observado no gestor escolar, uma vez que o mesmo tem que lidar com todos os membros da comunidade educativa.

      Excluir
  45. ATIVIDADE INDIVIDUAL

    1° Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    O gestor deve valorizar as pessoas que estão inseridas no corpo educacional gerando e mantendo a motivação no ambiente de trabalho pois o líder é aquele que consegue influenciar equipes através do seu estilo de atuação, obtendo não só um bom desempenho mas também o comprometimento.
    • Saber ouvir, ou seja, receber a mensagem e interpretá-la adequadamente. E o mais importante ouvir sem preconceito o outro r não ouvir apenas o que se quer ouvir.
    • Saber transmitir a mensagem para que ela seja bem interpretada por quem a receba.
    • Saber a hora certa de elogiar individualmente e em grupo.

    2° Porque a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    Porque a escola é o inicio meio viável que tem o poder de aproximar a vivencia pessoal do aluno demonstrando os benefícios do envolvimento dos pais na educação dos filhos.

    3° Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    A sociedade vem vivenciando transformações tecnológicas e a escola sofrendo por não acompanhar essas mudanças. O que era papel da família ensinar aos filhos, hoje é transferido a escola essa responsabilidade, pois é preciso haver uma parceria entre a família e a escola.

    4° Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    A escola tem que adequar seus métodos educacionais a nova clientela de alunos pois só assim estará fazendo o seu papel de transformador atuante na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor...o gestor escolar precisa saber lidar com todo a comunidade educativa validando-a. Deve ter uma visão ampla para lidar com as vivências dos alunos para colaborar na constituição de uma sociedade mais igualitária.

      Excluir
  46. 1.Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    R - Acredito que para ser um bom gestor, é relevante conhecer os assuntos técnicos, pedagógicos, administrativo, financeiro e legislativo. Porém não basta entender somente da parte burocrática, é preciso está aberto as novas perspectivas,buscando transpor as barreiras ,levando em consideração a participação coletiva para realização das ações.

    2. Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    R- Por ser a escola o ambiente onde se discute os direitos e os deveres dos cidadãos, onde o educando deveria desenvolver uma consciência crítica,capaz de identificar forças de opressão e de modificar o meio em que vive. É que se torna ainda mais necessário o fortalecimento da democratização da gestão escolar, a fim de promover a participação de todos, nas decisões necessárias, para que a efetivação dos resultados educacionais possa ser mais significativa.

    3.Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    R- Por conta do mundo moderno, onde a família delega para a escola a responsabilidade de educar sozinha e um dos motivos é a desestrutura familiar, os valores invertidos, as mudanças socioeconômicas e culturais. Com isso, cabe a escola ensinar não só conteúdos formais, e sim formar cidadãos capazes de fazer escolhas e que saibam lutar por seus objetivos.

    4. Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    R- Vivemos na era da tecnologia e da informação onde tudo muda rapidamente. Nova Soure também está inserido nesse contexto e sofre com os reflexos sociais, econômico, político, cultural que atinge o mundo globalizado. É importante e decisivo que o papel da escola vá além do acúmulo de conhecimentos, ela precisa atuar de forma abrangente, mantendo uma visão holística, com profissionais comprometidos em preparar pessoas que sejam capazes de transformar a sociedade.



    ResponderExcluir
  47. Roberta, conhecer as várias perspectivas da gestão é essencial para que o gestor tenha êxito em seu trabalho. Suas respostas apontam isto e trazem a concepção de fazemos parte de um contexto suscetível as mudanças.

    ResponderExcluir
  48. ATIVIDADE INDIVIDUAL:
    FAÇA A SUA INFERÊNCIA DE FORMA CLARA!
    (Registre cada resposta, em até 08 linhas)

    Baseado na exposição feita no encontro de abertura do Curso de Gestão Escolar a respeito das demandas atuais e no texto apresentado, responda.

    • Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?

    R: para ser um gestor tem que ter coragem para enfrentar os desafios que surgem no dia-dia. Estar sempre antenado às mudanças e transformação na Educação, um bom leitor, para estar embasado em frente às novas perspectivas das políticas públicas, como também autônomo e seguro nas suas decisões.

    • Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?

    R: A Educação passou por mudanças importantes e a todo o momento algo novo acontece, e a instituição escolar é primordial no sentido de formar e preparar o cidadão para que seja autônomo democrático e reflexivo para enfrentar os desafios futuros e para torna-se um ser experiente como responsabilidade para atuar em uma sociedade de constante transformação.

    • Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?

    R: A cada dia a escola está convivendo com diversidades e assumindo responsabilidades cada vez maiores quando se depara com a (desestrutura familiar, drogas, violência...)
    Para enfrentar e transformar estes desafios é aí onde entra a divisão destas responsabilidades a decisão e o comprometimento coletivo a fim de formar estes cidadãos capazes de atuar e construir uma sociedade mais justa.

    • Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.

    R: A educação de Nova Soure passou por transformações importantes onde os professores da educação estão se preocupando em capacitar-se para melhorar o seu trabalho em sala de aula. A secretaria está interagindo implementando projetos próprios e vindos do Governo federal visando a melhoria da Educação do Município é o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, e formar indivíduos que se realizem como pessoas e cidadãos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, você trouxe uma característica elementar em um gestor:a coragem!É muito difícil gerir uma escola, pois nela não há apenas prédios, mobiliários...há gente!E, isso se torna mais difícil quando ainda não temos a cultura organizacional, onde ainda se acredita na política do "jeitinho."

      Excluir
  49. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    R - Um gestor escolar deve ter responsabilidade e oportunizar um ambiente onde se divide e multiplica o processo de construção do conhecimento, buscando transformar esse ambiente num espaço especializado para o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos sujeitos que por ela passa, assim valorizando a sensibilidade, respeitabilidade, conviviabilidade através dos aspectos cognitivo, afetivo e social dos indivíduos que compõem o universo escolar.
    Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    R - Hoje a escola e considerada a principal responsável pela preparação de pessoas críticas ,onde seu maior objetivo é visar o conhecimento,promover o pleno desenvolvimento do ser humano promovendo sua inserção na sociedade e qualificação para o trabalho.
    Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    R - Por que a escola precisa esta acompanhando todos os avanços oferecidos no mercado de trabalho, e poder preparar profissionais de qualidade.
    Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    R - As escolas de Nova Soure tanto quanto outra qualquer, também necessita acompanhar os avanços que ocorre em um sociedade ,assim esses enfrentam o mercado de trabalho da mesma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliene, a responsabilidade das pessoas que integram a comunidade educativa deve ser ressignificada, compartilhada para tenhamos possibilidade de tratar o conhecimento de forma dinâmica e fundamentada.

      Excluir
  50. Atividade de Abertura: Leitura e Interpretação A ESCOLA 1-Partindo do pressuposto que iremos estar envolvidos num processo de relações, algumas características se tornam imprescindíveis ao gestor escolar, como saber manter um espirito de cordialidade, mantendo um bom relacionamento com a comunidade escolar, visão global das estruturas pedagógicas e administrativas da escola, espírito de liderança ,articulador de ações, ser dinâmico e corajoso para enfrentar os novos desafios da educação. 2-Porque, por ser um instrumento de transformação social, a mesma precisa se adequar as mudanças que a sociedade vem sofrendo ao longo do tempo . 3-O acelerado processo de transformação pelo qual vem passando a sociedade, culminou numa inversão de papéis e valores, refletindo na família e na escola variações que constituem o grande desafio da atualidade, daí a função da escola não ser mais a mesma , onde apenas se transmitiam conhecimentos que seriam acumulados e pouco vivenciados. 4-Nossas escolas estão inseridas num novo contexto da sociedade, onde observamos outros modelos familiares, os anseios dos educandos em chegarem a uma universidade, onde no passado era um sonho apenas para classe média alta, a migração da população rural para sede e estas variações atreladas as atuais demandas requerem das escolas públicas municipais novas atribuições e postura. ATIVIDADE DE GRUPO Analogia ao Video 1-Mudar requer coragem, determinação e desprendimento. O apego a cultura do comodismo nos faz, muiras vezes relutar em desapegar de práticas pedagogicas que precisam ser inovadoras, criativas e motivacionais. Ter um olhar atento a tudo que envolve o âmbito educacional é de suma importância para o gestor escolar , buscando sempre ser um articulador, adotando práticcas reflexiva acerca da postura correta para as situações vivenciadas em cada, o levará a superação dos desafios. 2-O novo aguça nossa curiosidade e a partir da problematizaçõa das práticas cotidianas podemos redirecionar nossas ações pedagógicas e nessa perspectiva a aprendizagem ocorrera espontaneamente e apartir do momento que os resultados se tornarem positivos tudo fluira. 3-Capacitação dos docentes,através de oficinas, palestras, para práticas inovadoras, formação do gestor para atuar com mais eficácia, melhorias nas estrururas físicas da escola, uma maior participação da família na vida escolar de seus filhos e um acompanhamento de profissionais especializados em algumas áreas especificas , como psicologia e outras como um suporte para muitos casos especiais que foge ao domínio do professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evani, nossas escolas integram um sistema. E este atende as demandas sociais e premissas superiores e locais que permitem que pensemos numa educação eivada de sonhos e originárias de uma realidade.

      Excluir
    2. Suas colocações estão interessantes!

      Excluir
  51. 1° Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Um profissional que passa a exercer a função de gestor escolar, terá que conhecer a realidade do Polo que atua, não deve perseguir ou ser vingativo com seus funcionários, não deverá tomar iniciativa a mando de políticos, terá que trabalhar na coletividade diante a direção e os seus colaboradores, não levar problemas de sua vida pessoal para seu trabalho, ser o mais atencioso à todas as pessoas que ali esta dia-a-dia numa batalha que espera ter bons resultados.

    2° Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    É certo que através de uma educação de qualidade que o ser humano possa construir seu próprio conhecimento, obtendo assim uma visão critica do que é democracia. Hoje a escola é o eixo principal formadora de opinião, capaz de criar, objetivar, propor idéias. E ainda gerar e difundir o saber. Contudo, é desse pressuposto que o sujeito necessita buscar alternativas para os problemas de âmbito social e educacional e assim descentralizar as ações educativas tornando o espaço escolar democrático.

    3° Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    É preciso que haja investimentos na qualificação dos gestores, de forma a capacitá-las para oferecer uma gestão de qualidade para que torne interessante, promovendo uma infra-estrutura inclusive a utilização das tecnologias educacionais compreendendo sempre que é difícil, mas é possível fazer uma educação de qualidade.
    Isso tudo também é para que possa atender as necessidades que vão surgindo em cada época, cada geração. Em cada período da historia as pessoas estabelecem relações diferenciadas e a escola não pode ficar a parte, com essas modificações muda também a função social da escola.

    4° Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    As escolas públicas municipais de Nova Soure não podem ficar à margem desse processo de modificação ocorrido ao longo do tempo nas escolas do Brasil e do mundo. O próprio sistema educacional obriga que seja feita essas modificações. A medida que novas leis da educação vão sendo criadas ou alteradas para atender as necessidades daquele contexto social, o município também precisa passar por adequações, como exemplo disso podemos apresentar a necessidade de qualificação profissional. A nossa LDB atua ao mesmo tempo que estabelece prazos para que os professores e outros profissionais se qualifiquem, procura também facilitar para os municípios os mecanismos de funcionamento e de organização do tempo desses profissionais para que os mesmos se qualifiquem. Como resultado um número cada vez maior de profissionais capacitados é notório a melhora na qualidade dos serviços na rede de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Luís, seus posicionamentos trazem o entrelace das perspctivas diveras da gestão, inclusive a de legislação, pontuando o quanto a nossa educação está em constante transformação para atender a função social demandada pelo mundo contemporâneo.

      Excluir
  52. Andréa Carla
    1° Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    A pessoa que pretende assumir a gestão de uma escola, deve apresentar características que podem influenciar na forma em que ele vai conduzir a gestão da escola, ser conhecedor dos assuntos técnicos, pedagógicos, adminsitrativos, financeiros e legislativo, ter espírito ético, saber trabalhar em equipe para que na escola seja feita uma gestão participativa e democrática.

    2° Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    O ambiente escolar é, ao mesmo tempo, reflexo do contexto social no qual está inserido e campo fértil de suas possíveis transformações. Causa e efeito do que nele ocorre. É neste campo vivencial que o conhecimento, ferramenta básica para a liberdade de expressão e a formação da cidadania, pode ser formado, moldado ou bloqueado. O ambiente escolar mais desejável é aquele que promove, o desenvolvimento social, moral, afetivo e intelectual do aluno. E esse ambiente escolar se da através de uma gestão democrática onde todos os membros da escola, da comunidade, assumi um compromisso com tal desenvolvimento.

    3° Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Vivemos um período de transformações na história da humanidade, cabendo á Escola a função de contribuir para o desenvolvimento das capacidades do sujeito e mesmo cumprindo a tarefa de possibilitar o acesso ao saber, a função social da escola apresenta variações.
    Uma das características da pós-modernidade é a ausência do grande outro como figura de autoridade e como modelo a ser seguido.

    4° Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    A escola assume diferentes missões, dentre elas a de se organizar velhas teorias às novas práticas, por outro lado o desafio diante das novas ciências e das novas tecnologias. Portanto, em parceria com a família a escola necessita que novos pressupostos nasçam para dar rumos a novas ações, mais integradas e mais comprometidas com as características da sociedade vigente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia!As elucidações apresentadas trazem para a discussão a relevância do comprometimento que oe membros da comunidade educativa deve ter. O caminho é este.

      Excluir
  53. 1º) Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar ?
    Ser capaz de liderar grupos em processos coletivos da gestão através de:
    Responsabilidade e compromisso no âmbito das ações administrativas e pedagógicas, priorizando o diálogo como elemento indispensável na tomada das decisões frente aos anseios da comunidade escolar. Ser racional sem perder de vista o senso de humanidade e flexibilidade quando necessário. Ser administrador dos recursos, gerindo com qualidade a manutenção e desenvolvimento dos mesmos.

    2º) Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    A instituição escolar foi, é e continuará sendo o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática, pois é nela que se dá a complementação das relações humanas que ocorrem no seio familiar, através da fomentação dos seguintes aspectos: A formação da ética e da cidadania, a convivência em sociedade, respeitando a diversidade, a valorização das culturas na construção de valores para que os indivíduos possam ter sustentabilidade de conhecimento, vivam melhor e busquem soluções para os problemas que os cercam

    3º) Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo ?
    Porque com a evolução dos tempos a humanidade também se transformou. E como não podia ser diferente, as sociedades em geral, também mudaram. Observando – se a linha do tempo, pré – história, história, modernidade, pós - modernidade , teremos em cada época, função distintas ocupadas pela escola tanto no seu projeto gestacional, institucional, cultural quanto no funcional e social aqui em questão, pois estas transformações , decorrem das inúmeras mudanças históricas ocorridas nos aspectos morais, éticos, comportamentais e estruturais a que a escola obrigatoriamente teve que acompanhar ao longo dos tempos.

    4º) Explique o porque das escolas publicas municipais de Nova Soure também sofrem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    A questão anterior de nº 3, complementa esta. Assim como a função social das escolas sofreu variações ao longo dos tempos e, por conseguinte, mudanças históricas, é claro e evidente que em Nova Soure não pode ser diferente.
    Tratando – se em especifico do município de Nova Soure, ressalta- se, exemplarmente, que houve o período que compreende a década de 70 a 90 em que o calendário escolar rural divergia do urbano sendo que o primeiro era predominante agrícola para as escolas rurais e da década de 90 aos dias atuais esse calendário sofreu alteração, passando a ser predominantemente urbano para todos.
    Essa variação acima exposta, mudou significativamente as atribuições das escolas públicas municiais de Nova Soure, o que convalida a desvalorização da cultura agrária municipal em detrimento da cultura urbana, gerando o êxodo rural que prevalece nos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a Verônica aqui...estavámos aguardando a sua colaboração!Suas colocações são pertinentes e traz um elemento inovador - uma discussão a respeito do calendário, a qual é bastante complexa!O perfil de gestor exposto defende o líder, o articulador das várias dimensões da gestão.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  54. 1° Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como Gestor Escolar?
    * O profissional do magistério, futuro ou atual gestor, necessita criar situações para romper barreiras entre a teoria e a prática, repensar sua forma de administrar. O ponto de partida para que ocorram mudanças significativas no sistema escolar, é o de uma gestão mais democrática onde todos possam participar deste processo, opinar com idéias coerentes, de acordo com a sua realidade.
    Ele deve se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. Trabalhar em equipe é o caminho, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários.

    2º Porque a Constituição Escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma Gestão democrática no mundo Pós-Moderno?
    * Porque a gestão democrática na educação deve assegurar uma educação comprometida com uma educação de qualidade, onde a troca de experiências possam ocorrer, respeitando assim as diferenças, trazendo novos desafios para a gestão da educação, como por exemplo, saber como desenvolver a autonomia dos estabelecimentos escolares, garantindo um ensino bem estruturado, eqüitativo e de boa qualidade.

    3° Porque a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    * Na área da educação, a escola é responsável pela transmissão do conhecimento, porém, no mundo globalizado, exige-se que a escola tenha uma nova concepção e uma forma diferenciada de se trabalhar, ou seja, uma constante renovação na sua postura, para transmitir um conhecimento de nível elevado para preparar o aluno a ser criativo e pensante, com objetivo de formar cidadãos críticos e que se comprometam a uma participação mais efetiva, para obter resultados com eficácia, favoráveis ao seu desenvolvimento.

    4° Explicite o porquê das Escolas Públicas de Nova Soure também sofrerem variações ao longo do tempo?
    *Por outro lado, fez-se necessário implementar políticas públicas e, dentre essas,políticas sociais ou programas compensatórios que pudessem colaborar efetivamente no enfrentamento dos problemas sócio-econômico-culturais que adentraram as nossas escolas.
    Nessa perspectiva, a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem é notório e envolve os diferentes setores a partir de uma concepção ampla de educação envolvendo cultura, esporte e lazer. Ou seja, foi necessário avançar para uma dimensão de uma sociedade educadora, onde a escola cumprisse a sua tarefa em estreita conexão com outros espaços de socialização e de formação do indivíduo.
    Enfim a qualidade da Educação revela, também, que uma educação de qualidade, ou melhor, uma escola eficaz é resultado de uma construção de sujeitos engajados pedagogicamente, técnica e politicamente no processo educativo. Isso significa dizer que não só os fatores e os insumos indispensáveis sejam determinantes, mas que os trabalhadores em educação (juntamente com os alunos e pais), quando participantes ativos, são de fundamental importância para a produção de uma escola de qualidade ou escola que apresenta resultados positivos em termos de aprendizagem.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A implementação das políticas públicas é um desafio! A escola precisa ter servidores atuantes e envolvidos!

      Att,

      Robélia

      Excluir
  55. Maria Emilia Silva Matos de Almeida

    1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    R- Para atuar como gestor escolar, é necessário que seja um líder cooperativo, que consegue unir os desejos e expectativas da comunidade escolar e articular a adesão e a participação de todos os segmentos da escola na gestão em um projeto comum. Ter uma visão de conjunto e uma atuação que agrega a escola em seus aspectos pedagógicos, financeiros e culturais, não se limitando apenas às questões administrativas.

    2. Por que a instituição escolar é considerada elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática do mundo pós- moderno?
    R- Porque gestão escolar diz respeito à participação de toda a equipe da escola nas decisões e ações, buscando eficácia no trabalho, para que se alcance a qualidade do ensino, sendo essa a verdadeira função escolar, pois não há espaço para ações isoladas e administração não fica apenas nas mãos de uma única pessoa, mas sim de uma equipe que compõe a escola.

    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    R- Porque a função da escola é determinada pela natureza, extensão e condições de distribuição social do saber. A escola em sua missão cultural surge como transmissora intencional do conhecimento considerado socialmente útil. A relação pedagógica é determinada em cada momento histórico pela forma como a sociedade e a escola percebem o conhecimento e as relações sociais.

    4. Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    R- A escola como um sistema aberto à comunidade e ao mundo sofre as tensões e os desequilíbrios pelos quais a sociedade passa. Não seria diferente nas escolas públicas de Nova Soure, pois ao longo dos anos nasceu a necessidade de uma educação que acompanhe a velocidade de novas informações para que os envolvidos se adequem a uma sociedade cada vez mais diversa. Para isso, a Secretaria Municipal de Nova Soure vem investido em projetos onde venha a melhorar cada vez mais a prática pedagógica dos professores, visando assim uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Emília, as dimensões pedagógicas devem estar entrelaçadas, porém precisamos de profissionais equilibrados, com conhecimentos e apaixonados pelo fazer pedagógico.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  56. LEYLA DAYANE DE SOUZA COSTA

    1. Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    R- Para atuar como gestor escolar, é necessário que o profissional prime por uma gestão democrática, na qual se impere uma liderança participativa, em que todos tenham consciência do seu papel e o quanto ele se faz necessário para que todas as ações da Unidade Escolar aconteçam com eficiência. È também preciso gerir os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos, junto com a equipe escolar, fazendo com que a escola funcione em um clima de autonomia e participação.

    2. Por que a instituição escolar é considerada elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática do mundo pós- moderno?
    R- Porque por meio de uma gestão participativa, na qual todos tenham consciência de que a sua participação nas decisões e ações é imprescindível para a eficácia do trabalho e a qualidade do ensino. Com base nisso, todos passam a compreender a importância do seu papel na construção da cidadania e a se perceber como “mola propulsora” na construção de uma sociedade mais igualitária, na qual todos se sintam no dever de participar das decisões, implementando ações que visem o bem estar de todos.

    3. Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    R- Porque a escola não é uma organização fechada, pronta, acabada em si mesmo. Dessa forma, as influências externas, históricas e culturais se constituem fatores preponderantes para que a escola se modifique acompanhando as evoluções e se percebendo como reflexo da sociedade na qual está inserida. Sendo assim, a escola também se transforma, com o objetivo de atender às demandas atuais, promovendo a formação cultural e pedagógica dos seus educandos, sem excluir ninguém no processo de ensino-aprendizagem.
    4. Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    R- Visto que a escola não é uma organização fechada em si mesmo, ela deve atender às demandas atuais, e Nova Soure não pode ficar indiferente à esta evolução. Sendo assim, as políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação de Nova Soure visam atender os educandos em sua totalidade, contribuindo para que o processo de ensino- aprendizagem do nosso município seja um diferencial na região,, ofertando aos nossos educandos uma educação significativa, de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, suas palavras estão envoltas no contexto educacional, precisamos promover uma identidade educacional em nosso municipio, para tanto, necessitamos falar a mesma língua...precisamos acreditar e defender um projeto educacional. Sei que tenta fazer a sua parte, pois junto a sua equipe tens enfrentado diversos desafios, em especial, no que tange a gestão de pessoas.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  57. 1- Quais características um profissional do magistério deve possuir para atuar como gestor escolar?
    Para atuar como gestor escolar é necessário ser um bom líder. Saber coordenar a equipe de profissionais que a unidade escolar ou polo possuem, dialogando com toda comunidade escolar para traçar metas claras e ações que possam ser desenvolvidas envolvendo a equipe no planejamento, para discutir as expectativas e construir estratégias que minimizem os problemas enfrentados pela escola. Não perdendo de vista o foco do ensino-aprendizagem dos alunos e articular parceria com outros órgãos para melhor gerenciar todo o seu trabalho.

    2- Por que a instituição escolar é considerada o elemento primordial para a constituição de uma gestão democrática no mundo pós-moderno?
    A escola é o lugar, por excelência, onde se realiza a educação, a qual se restringe a um processo de transmissão de saberes na sala de aula, sistematizando uma cultura complexa. Nesse sentido, o papel da escola é formar cidadãos para lidar com o mundo em sociedade.

    3- Por que a função social da escola vem sofrendo variações ao longo do tempo?
    Com o passar do tempo a educação vem sofrendo grandes transformações. Percebe-se que a sociedade de hoje está mais aberta para debater diversos temas que a escola aborda. A escola hoje tem uma função muito complexa, pois com os avanços das novas tecnologias o mercado de trabalho passou a ser mais exigente com os novos profissionais. Tendo em vista mudanças no currículo e na metodologia entre teoria e prática, pode-se estabelecer uma relação entre o conhecimento do cotidiano. Além disso, a escola vem se preocupando com a sua função social voltada para uma sociedade em que o aluno interage com o mundo através das redes sociais que estão ligadas em todas as partes do planeta.

    4- Explicite o porquê das escolas públicas municipais de Nova Soure também sofrerem variações das suas atribuições ao longo dos anos.
    As instituições escolares no Brasil vêm sofrendo variações continuamente, com isso as escolas públicas em Nova Soure passam por transformações. Pois, as mesmas, fazem parte de um sistema de ensino nacional, onde cada uma delas recebe recursos federais que são aplicados através de programas e projetos para a melhoria da educação em nosso país. Daí, surgem atribuições que geram desafios para o gestor e que atendam às demandas, nesse contexto social, com o objetivo de obter sucesso no processo educacional.

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA