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sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Módulo Síntese do Curso de Gestão Escolar

O Modulo Síntese do Curso de Gestão Escolar de Nova Soure -BA, na verdade um encontro de revisão e retomada dos módulos anteriores, serviu para fazermos um passeio por conteúdos, como: Sistemas de Ensino, dente eles o Municipal de Educação, LDB 9394/96, Currículo, Educação Básica, Papel da Secretaria e das Escolas, Gestão Democrática, Profissionais da Educação, dificuldade na implantação das políticas públicas, dentre outros. Os participantes envolveram-se ativamente expressando suas concepções, olhares, atitudes e sugestões de modo crítico-reflexivo. Uma pertinente retomada!

Agradecemos a presença de todos,

Robélia Aragão

2 comentários:

  1. Diante do que foi exposto, verificou-se que cada módulo apresentou algo sublime e fundamental para administração democrática de uma escola. A seguir apontamos alguns pontos que se destacaram:
    - POLITICAS PUBLICAS – a implantação dessas politicas é de grande valia para o campo educacional, pois visa a melhoria na qualidade, na participação, nas oportunidades entre outras. Mas, cabe saber que faz-se necessário a organização de forma mais comprometida com a clientela a quem favorece essas politicas proporcionando autonomia e principalmente a participação democrática, para que assim se construa escolas que favoreçam um bem estar aos seus integrantes e forme cidadãos ativos e reflexivos para um convívio social mais politizado e consciente de seus deveres e direitos .
    - SISTEMA DE ENSINO – o ensino brasileiro é organizado e estruturado de acordo a LDB Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB 9.394/96), a qual estabelece todos os princípios que rege o sistema educacional. A educação constitui-se em níveis, modalidades e categorias.
    Todas as instituições publicas ou privadas estão a cargo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Cada uma dessas entidades busca organizar e estabelecer os princípios que regem as instituições que democraticamente oferece o ensino a qualquer que a esta se aproxima, e assim executando sua proposta pedagógica, administrando o pessoal e os recursos materiais e /ou financeiros.
    - LDB- Lei de Diretrizes e Bases- a primeira lei foi prolongada em 20/12/61 pelo presidente João Goulart, algumas de suas características: ano letivo de 180 dias ; ensino religioso facultativo; formação do professor pelo ensino primário, médio e superior ; entre outras. A atual LDB ( LEI 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20/12/1996. Esta lei trouxe diversas mudanças em relação as leis anteriores como a inclusão da educação infantil como primeira etapa da educação básica .
    - CURRÍCULO – parte integrante do PPP – Projeto Político Pedagógico, que com o surgimento da escolarização em massa, precisou de uma padronização do conhecimento a ser ensinado. O currículo não só lista conteúdos, mas segundo (HORNBURG e SILVA, 2007, p1) envolve questões de poder, tanto nas relações professor/ aluno e administrador /professor quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, envolve relações sociais , raciais , étnicas e de gênero.
    - AVALIAÇÃO – processo complexo mas que faz-se necessário executa-lo em todos os aspectos da vida do sujeito, por isso jamais deixaria de proceder no âmbito educacional. Esse processo possibilita o profissional e o aluno analisar o seu desenvolvimento para um replanejamento se necessário ou ampliar as estratégias visando melhoria na qualidade das atividades e ações propostas.
    -PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA: papeis dos gestores – em todos os ambientes, os princípios de uma boa convivência devem fazer parte para que os membros desenvolvam um bom trabalho. As relações interpessoais é de suma importância na área educacional, podendo assim promover a paz e demais valores que atualmente vem se perdendo.
    A escola possui elementos mediadores que podem transformar o rumo dos cidadãos que estão sob a sua responsabilidade, basta que todos sejam compromissados com o bem estar de todos.
    -GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA- eixo fundamental das ações educacionais que define os princípios de interação entre –sistema , escola, família, comunidade e sociedade, que através dos colegiados, comissão e conselhos escolares, descentralizam e participam democraticamente do ensino publico do processo educacional.
    A LDB (9394/96) regulamenta a gestão democrática o ensino publico em geral, contribuindo de forma transparente, oferecendo autonomia as unidades de ensino para que gerencie seu pessoal e recursos de tal forma.

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  2. É relevante compreender como se deu historicamente o processo de reestruturação da gestão escolar. Dessa forma, o curso de Gestão Escolar apresentou o processo de mudança dos modelos tradicionais de administração e a implantação e consolidação, a partir da Constituição Federal de 1988, da gestão democrática.
    O curso de Gestão Escolar abordou a importância da gestão participativa para a construção de uma escola pública mais justa e de melhor qualidade e o papel do gestor enquanto líder articulador. Abordou também a qualidade das políticas públicas atuais e as demandas da sociedade.
    Evidenciou que gestão é uma expressão que ganhou corpo no contexto educacional acompanhando uma mudança de paradigma no direcionamento das questões deste campo de estudo. Em linhas gerais, caracteriza-se pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.

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Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA