Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PDDE na escola!


Fique por dentro:

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

FONTE: MEC.

Agora comente:  De que forma o PDDE pode auxiliar na melhoria da aprendizagem dos alunos de sua escola?(Comentários de no mínimo 03 linhas)

24 comentários:

  1. Sim. Pois é através do PDDE, que a escola através do Caixa Escolar recebe os recursos destinados para a compra de materias que visem qualidade no trabalho do profissional e assim a melhoria no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo, Olívia!Através deste recurso a escola conquista mais autonomia para a resolução de alguns problemas, pois os mesmos tem caráter complementar aos recursos destinados à educação. Att. Robélia Aragão

      Excluir
  2. O PDDE colabora à medida que, com esse recurso, sejam comprados materiais que ajudem no trabalho pedagógico e propiciem uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo, Tati. Certamente, para posteriormente, ser bem utilizado e compartilhado com responsabilidade de modo a integrar o acervo da escola.

      Excluir
  3. O PDDE colabora muito quando bem usado,....Quando compramos materiais que sejam realmente para o uso da aprendizagem,

    ResponderExcluir
  4. O PDDE. Como já foi explicado é o investimento feito para a melhoria da educação nas instancias permitidas, por tanto na minha visão é necessário que se faça um plano de ação para melhor aplicação dos investimentos e com isso ter bons resultados, mesmo sabendo que o dinheiro já vem destinado, precisa-se fazer um re-planejamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Eunice,

      Re-planejamento viável, professora Eunice, contanto que observem as regras do Programa. Certamente só veio a colaborar com a educação!

      Excluir
  5. De varias formas; uma das principais é dá autonomia a uma gestão democrática, a qual deve visar principalmente à aprendizagem do aluno, buscando favorecer o bem estar de toda comunidade escolar, pois o processo ensino-aprendizagem vai além do que diz respeita professor x aluno.

    ResponderExcluir
  6. Através do PDDE, a escola adquiriu mais autonomia, para resolução de alguns problemas tais como: aquisição de materiais de consumo, pequenos reparos e materiais permanentes, porém sabemos que o mesmo tem caráter suplementar referente a educação.

    ResponderExcluir
  7. Dando ênfase a melhoria e qualidade do espaço escolar, possibilitando uma infra estrutura adequada a realidade escolar, oportunizando assim melhorias em todo âmbito educacional.
    Francigelma Lopes

    É através desse recurso que o gestor procura atender as necessidades da escola, buscando sempre atender as necessidades do trabalho pedagogico, melhorando assim a aprendizagem do aluno.
    Adair José (Igor)

    ResponderExcluir
  8. O objetivo desses recursos é a melhoria da infra estrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

    Resposta de Hildete Mendes

    ResponderExcluir
  9. O PDDE vem auxiliando na aquisição de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos que favorecem as práticas pedagógicas, proporcionando aulas mais significativas e envolventes, melhorando o nível de aprendizagem dos estudantes. Esses recursos também ajudam a melhorar a infraestrutura da escola.

    ResponderExcluir
  10. É através do PDDE que a escola recebe os recursos destinados à compra de materiais que devem ser utilizados para que o trabalho pedagógico tenha qualidade, melhorando a aprendizagem do discente e contribuindo para a melhoria nos aspectos infraestruturais da escola.

    ResponderExcluir
  11. O recurso destina-se à aquisição de material permanente e de consumo para a realização de atividades educativas que proporcione ao aluno a construir o seu processo de aprendizagem em meio ao desenvolvimento de práticas pedagógicas motivadoras.

    ResponderExcluir
  12. Através do PDDE a escola tem autonomia para comprar materiais que visem a qualidade do ensino, propiciando aos alunos uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  13. No momento em que a Escola dispõe de recursos pedagógicos e de uma estrutura física adequada no que tange a acessibilidade, inclusão, ventilação para os educandos, biblioteca, laboratórios, infocentro, sala de recursos para alunos com NEE entre outras prioridades, com certeza a Escola se tornará um ambiente prazeroso e eficaz.
    O PDDE só tem a contribuir para esse ideal, apesar de ter sido contemplado na Pingo de Gente no ano de 2010. Com base nesses recursos a escola dispõe hoje de quadros brancos para que professores com alergia possam trabalhar com mais saúde, considero um grande avanço.

    ResponderExcluir
  14. Os recursos financeiros que são destinados á escola vem contribuindo com a melhoria do ensino-aprendizagem. Desde que seja investido de forma que venha a atender as necessidades de toda equipe escolar.

    ResponderExcluir
  15. Esse recurso é muito importante pois dá autonomia para os profissionais que conhecem a realidade de cada instituição invista de acordo com a necessidade. Sendo assim, certamente contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  16. Contribuindo para a elevação da qualidade do ensino e sua universalização, garantindo o acesso e a permanência da criança na escola. Para isso, auxilia a escola na dotação de recursos didático-pedagógicos e humanos bem preparados, com vistas à promoção da equidade de oportunidades educacionais, como meio de redução das desigualdades sociais e de consolidação da cidadania.

    ResponderExcluir
  17. Através da autonomia com objetivo de solucionar alguns problemas ,proporcionando qulidade na prática pedagógica e a infraestrutura física contribuindo no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  18. O dinheiro vai ser investido de acordo a necessidade da escola, pensando em recursos que facilitem a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  19. Através deste programa a escola conquistou a autonomia para planejar de forma responsável, medidas que colaborem nas atividades pedagógicas que reflitam na aprendizagem dos educandos, com resultados educacionais positivos.

    ResponderExcluir
  20. Sendo o nível de aprendizagem dos nossos alunos uma das questões mais polêmicas do nosso Município, e que vê o PDDE como uma possível solução para tentar amenizar esse déficit no nível de aprendizagem, pois este disponibiliza recursos que podem e devem implementar uma prática pedagógica inovadora, de grande significância, ressalta-se a importância de atividades que atraiam os alunos, despertando-os para adentrar no mundo do conhecimento e a partir daí possam construir saberes.

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA