Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Resultado da nossa enquete: comente!


O resultado da nossa enquete do Blog do Curso de Gestão Escolar de Nova Soure - BA pontua que o maior problema educacional de nosso município "é o nível de aprendizagem de nossos alunos". Assim, como você, cursista, pode sensibilizar a sua escola para que haja concentração de esforços pedagógicos visando esta melhoria?

27 comentários:

  1. Todos devem estar engajados primando pela qualidade na aprendizagem. A comunidade escolar pode reunir-se e elaborar oficinas pedagógicas voltadas principalmente para elevar o nível de conhecimento e promover um ambiente de aprendizagem recreativo e de interesse educacional.

    ResponderExcluir
  2. Olívia,

    Bons passos, formação é tudo, ainda mais quando socializada entre parceiros. Afinal, sempre aprendemos uns com os outros. Att. Robélia

    ResponderExcluir
  3. O que diferencia a equipe escolar de outras equipes sociais é a existência de um objetivo comum, compartilhado por todos, nesse sentido,é notório que todos no ambiente escolar tem o mesmo interesse com relação a aprendizagem dos educandos, porém, isso pode ser reforçado, mostrando ao outro o quanto sua contribuição é importante, que a escola tem que acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, para assim ser atrativa e despertar o interesse de todos em aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato!Eis o desafio, consegui congregara opiniões e visões distintas em prol deste objetivo comum. Att. Robélia

      Excluir
  4. Muitas vezes sabe-se o problemas,tem até a solução,mas falta que queira por em pratica ,Interesse comum na educação parece real,mas só conversar com os colegas e verá....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, Luís, a gente ainda precise aprender a se deslocar para entender o outro, sem perder de vista o que queremos alcançar. Att. Robélia

      Excluir
  5. Buscar trabalhar em parceria comunidade escolar e família, focando naqueles educandos quem apresentam dificuldades de aprendizagem, com praticas pedagógicas que venha a atender a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo Lourdes, a aprendizagem para ser efetivada é necessário a alusão aos demais fatores!

      Excluir
  6. Para garantir os direitos de aprendizagem das crianças, que segundo a enquete esta sendo o maior problema escolar, é necessário parceria de toda comunidade escolar, formação continuada para melhoria da pratica pedagógica, bem como uma gestão eficaz e o melhor uso do tempo didático

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!Perpassando, também, pelo "querer" e "comprometimento" de todos.Att. Robélia

      Excluir
  7. Nesse contexto é necessária a união do todo sendo preciso socializar as práticas pedagógicas exitosas entre diversos profissionais, assim como reestruturação da gestão escolar para garantir uma aprendizagem para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum...muita práxis. Ultrapassarmos a linha do horizonte, Crisnanda.Deixarmos os egos, discursos serem revistos. Não vamos desistir!Att. Robélia

      Excluir
  8. Enquanto professora envolvida no papel de desempenho da aprendizagem escolar fico triste, diante dos resultados da enquete, que levanta resultado insatisfatório, principalmente para a sociedade, que espera da escola ou da educação aquilo que ela realmente tem o papel de fazer. Acredito que precisamos buscar formas urgentes que venham minimizar esse resultado. Para que isso aconteça, é necessário que a família esteja presente na comunidade escolar, acompanhando, participando da vida escolar de seu filho. A escola por sua vez precisa planejar ações considerando a cultura local promovendo situações de incentivo no objetivo do reconhecimento do seu verdadeiro papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eunice, veja por outro lado, o fato de admitirmos o problema gera várias possibilidades de encaminhamentos em busca de soluções. Att. Robélia

      Excluir
  9. A comunidade Escolar deve realizar encontros, para reflexão sobre os resultados obtidos do desempenho dos educandos e engajar-se de forma coletiva e comprometida para tomada de novas decisões na perspectiva de resolução do aprendizado dos discentes, visando melhoria na qualidade da aprendizagem dos mesmo.

    ResponderExcluir
  10. A união entre todos os envolvidos na aprendizagem do aluno, temos que trazer e despertar o interesse de pais e educadores.
    Adair José (Igor)

    Através de capacitação continuada para os profissionais da educação, além dos professores precisamos nos preocupar com a equipe gestora, mesmo aqueles dos trabalhos técnicos, e também capacitação e integração com os envolvidos neste processo.
    Francigelma Lopes

    ResponderExcluir
  11. A melhoria da qualidade da educação só é possivel através de um processo de auto gestão, com a participaçao de todos, dispostos a rever suas práticas, e comprometer-se com as mudanças a partir de uma reflexão onde o educador seja o sujeito deste processo.

    Resposta de Hildete Mendes

    ResponderExcluir
  12. Sabemos que são vários os fatores que podem causar a dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, é necessário investigar as prováveis causas para buscar possíveis soluções. Acredito que os estudantes que ainda apresentam dificuldade são aqueles que mais necessitam de maior acompanhamento, incentivo e muita dedicação por parte de toda comunidade escolar e da família. Diante disso fica o apelo:
    “VAMOS AJUDAR QUEM MAIS PRECISA!

    ResponderExcluir
  13. O primeiro passo é buscar os motivos reais que estão causando a deficiência no aprendizado dos alunos. A partir daí, criar políticas que envolvam os gestores, os docentes, os estudantes e as suas famílias, a fim de que eles consigam absorver o conhecimento transmitido em sala de aula.

    ResponderExcluir
  14. Estimular a participação da Comunidade Escolar, tornando o espaço escolar um lugar privilegiado de discussão, tomadas de decisões e encaminhamentos das demandas educacionais.

    ResponderExcluir
  15. "O aluno é como uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos. O professor é como o agricultor que vê na semente a esperança que proverá as necessidades da sociedade." (Luis Alves). A partir dessa ideia, criar possibilidades de aprendizagem no ambiente escolar, para quer essas sementes desabroche de ensino e aprendizagem mudando a atual realidade da enquete.

    ResponderExcluir
  16. Um maior envolvimento de todos com o processo de ensino e aprendizagem . Que toda a comunidade escolar junta crie estratégias que visem atender aos alunos com dificuldade e assim promover uma aprendizagem de qualidade.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que se todos envolvidos no processo ensino aprendizagem focassem o melhor para a Escola no que tange ao desempenho escolar, principalmente com apoio do coordenador e diretor, atingiríamos um IDEB ideal, pois o que nos move é o desejo de progredir e para tanto é necessário vestir a camisa lançar as propostas como passo inicial, começando por elaborar projetos importantes, sequências didáticas, gincanas culturais vinculadas a projetos entre outros, observo também que precisamos melhorar na disciplina de educação física. No entanto para que isso aconteça os planejamentos precisam ser levados à sério e serem realizados no mesmo dia e horário com todos os educadores para que haja uma sintonia e que todos os educadores estejam envolvidos no processo, percebo que a facilidade em trocar horários de planos, prejudica o andamento dessas propostas. Entendo também que a participação do diretor no que diz respeito a projetos também é necessária no momento de planejar.

    ResponderExcluir
  18. Nessa perspectiva, a busca da superação do fracasso escolar se articula a processos mais amplos do que a dinâmica intra-escolar sem negligenciar, nesse percurso, a real importância do papel da escola nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Isto quer dizer que existe um conjunto de variáveis, intra e extra-escolares, que intervêm no processo de produção do fracasso escolar indo desde as condições econômicas (desigualdades sociais, concentração de rendas, etc), culturais dos alunos e seu (des) compasso com a lógica de organização, cultura e gestão da escola (perspectiva institucional) até as dinâmicas e práticas pedagógicas utilizadas, em que se estruturam os processos ensino-aprendizagem propriamente ditos cujo balizamento encontra forte expressão na relação professor e aluno. Assim, é fundamental não perder de vista que o processo ensino-aprendizagem é mediado pelo contexto sociocultural, pelas condições em que se efetivam a aprendizagem e o desenvolvimento, pelos processos organizacionais e, consequentemente, pela dinâmica em que se constrói o projeto político-pedagógico.

    ResponderExcluir
  19. Refletir com a escola sobre a prática pedagógica em relação ao que não está dando certo para elevar a aprendizagem dos estudantes e tentar inovar a prática para estimular os alunos e desenvolver o prazer em aprender.

    ResponderExcluir
  20. Procurando solucionar o problema através de um olhar diferenciado, onde todos socializem, trabalhando em parceria, buscando uma nova metodologia na prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  21. Acredito que é preciso buscarmos novas formas de melhoria para termos bons resultados com a parceria da comunidade escolar e da família, visando também bons cursos de aperfeiçoamentos para direcionar os profissionais de educação.

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA