Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Nosso penúltimo encontro presencial!



O nosso penúltimo (25/10) encontro foi bastante proveitoso, tratamos de orçamento, de execução e de prestação de contas na escola. Assim como no zelo com a transparência, legalidade, moralidade, imparcialidade...As abordagens feitas foram atuais, como Prestação de Contas On line,  PDDE e outros correlacionados. Tivemos muitas perguntas, intervenções, explanações e análise crítica e reflexiva de situações- problemas. Os participantes foram bastantes coerentes e deixaram em evidência a importância do conselho escolar. A professora Robélia enfatizou que em quaisquer processo de gestão há possibilidade de falhas, mas estas devem ser evitadas, principalmente, aquelas que dependem das gestões educacionais!

Comente: Qual o momento que mais lhe chamou a atenção no que tange a temática?

27 comentários:

  1. Dante das informações recebidas, que não foram poucas, fica vidente que a gestão escolar precisa ser comprometida e eficaz, pois a demanda é muito grande e depende da força de vontade, interesse e compromisso. Diante da necessidade que o gestor escolar tem quanto ao conhecimento e desempenho ficou bem claro que tudo o que fora apresentado foi de grande importância e relevância para uma gestão eficiente e transparente.

    ResponderExcluir
  2. Pois é!O curso é apenas mais um caminho para que o gestor ou futuro gestor possa perceber o quanto o seu papel somente será bem desenvolvido se houver responsabilidade, conhecimento, agilidade e envolvimento. Att. Robélia

    ResponderExcluir
  3. E a continuidade disto é fundamental. Boa apreensão de saberes, Olívia!

    ResponderExcluir
  4. Enfatizo o seguinte que se olharmos com um direcionamento de equipe comprometida, compartilhada para fortalecer a nossa clientela chegaremos ao mesmo objetivo: ESCOLA X ALUNO X FAMÍLIA X PROFESSOR.
    Por isso, o diretor deve estar muito atento ao que se transmite "nas entrelinhas" dos processos e das relações interpessoais que se estabelecem na escola. Seu desafio é o de coordenar diferentes gestões - equipe, espaços, parcerias, recursos - para promover a aprendizagem das turmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade!Laços necessários que exigem posicionamentos diversos. Att. Robélia

      Excluir
  5. A temática apresentada no encontro vem validar a importancia e seriedade da participação efetiva de toda equipe gestora no processo educacional.Um dos momentos mais importantes foram os exêmplos práticos e as possíveis soluções apresentadas como resposta aos questionamentos feitos.

    ResponderExcluir
  6. A gestão escolar é algo a ser compartilhada com toda a equipe de trabalho e esta equipe deve ser bem preparada para administrar uma escola/polo.
    Mas devemos nos preocupar mais com o pedagógico,pois estou vendo mais falácia do que ação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Luis, a meta principal do PDDE é atingir a melhoria do pedagógico, isto exige um repensar da práxis coletivamente, considerando que estamos constantemente em construção. Precisamos, sim, ultrapassar discurso!Att. Robélia

      Excluir
  7. Todas as informações expostos durante o encontro foi de grande relevância, pois veio esclarecer os desafios de uma gestão escolar comprometida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Senhora...Quanta relevância, isto exige o comprometimento e discernimento de muitos!Att. Robélia

      Excluir
  8. O encontro foi muito dinâmico, ao apresentar uma temática tão seria com exemplos de situações reais. Com tudo reforçou a importância da necessidade de uma gestão eficiente e transparente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...apesar da seriedade, deu até para aprendermos ludicamente, Maristelma. Att. Robélia

      Excluir
  9. A medida que as informações foram explanadas , algo chamou minha atenção, como exemplo a elaboração de projetos e a eficiência na prestação de contas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!Isto exige muito zelo, porque quaisquer ser humano é passível de falhas. Com planejamento e clareza há mais possibilidades de acertos. Att. Robélia

      Excluir
  10. - Realmente a temática foi pertinente, a qual veio para reforçar mais ainda a responsabilidade de quem pretende assumir tal compromisso, pois sabemos que o conhecimento e a agilidade fazem parte do sistema escolar; principalmente na área de gestão ate por que é a área que tem função administrativa de acompanhar e assegurar os direitos e deveres de todo os envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eunice,

      Fato!Portanto, aos almejadores devem, desde já, pensar que gestão exige muita dedicação e envolvimento. Att. Robélia

      Excluir
  11. Diante das informações transmitidas, reflete-se que a gestão escolar necessita no desempenho de suas respectivas ações de algumas palavras chaves; responsabilidade, compromisso, seriedade, democracia (participação da comunidade escolar) e transparência.
    Uma sinalização de extrema importância no encontro, foram as orientações dadas sobre o planejamento e o uso dos recursos destinados a Unidade de Ensino, através da Unidade Executora/Caixa Escolar. Ficando claro que todas as informações dadas, foram de grande valia, para uma Gestão Escolar eficiente e transparente.

    ResponderExcluir
  12. Os gestores devem estarem atentos ao uso do dinheiro, sempre buscando priorizar a compra de mateirais necessários para o uso escolar. Os gestores necessitam se dedicar muito no que diz respeito a demanda escolar, pois é preciso muito conhecimento e responsabilidade para a execução de um trabalho transparente.
    Adair José (Igor)

    É preciso que o gestor escolar compartilhe a tomada de decisões e o desenvolvimento de atividades que é tarefa importante para gaarntir o envolvimento de todos os agentes do cotidiano escolar.
    Francigelma Lopes

    ResponderExcluir
  13. A organização democrática, seja de uma pequena escoa, seja de uma Instituição de ensino, precisa reconhecer a necessidade urgente de trabalhar em equipe, de ser tranparente. Pois é por intermédio desses que inovações são geradas.

    Hildete Mendes

    ResponderExcluir
  14. Todas as informações e/ou esclarecimentos foram importantes, principalmente porque estavam presentes vários docentes, que munidos dessas informações irão colaborar mais com as equipes gestoras para um bom funcionamento das Unidades Escolares do nosso Município.

    ResponderExcluir
  15. Foi de grande importância a prestação de contas na escola, pois possibilita-nos a, ao lado dos gestores, realizarmos o nosso trabalho com mais clareza e objetividade, sabendo as reais situações financeiras da escola. Vale salientar, que é essencial a responsabilidade e a clareza quanto ao uso do dinheiro.

    ResponderExcluir
  16. A importância da elaboração do plano de ação para a utilização do recurso do PDDE levando em conta a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

    ResponderExcluir
  17. A temática abordada evidencia que um gestor tem quer ser comprometido, responsável e com conhecimento para desenvolver o seu papel com eficaz.

    ResponderExcluir
  18. O momento de explanação de prestação de contas do PDDE, pois percebi como é importante a organização e atenção que o diretor necessita ter para que tudo ocorra dentro das exigências burocráticas.

    ResponderExcluir
  19. Diante do que foi abordado durante o curso não tem como fulgir da realidade, o gestor tem que ser consciente de sua responsabilidade, compromisso e habilidade colocando em prática os conhecimentos estabelecidos.

    ResponderExcluir
  20. Foi relevante, pois esclareceu como pode ser utilizado o recurso do PDDE na escola. O mais importante foi compreender a forma correta de investir esse dinheiro.

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA