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domingo, 3 de novembro de 2013

Atividade Final: Apresentação Coletiva - participantes da escola ou polo educacional.

ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO DA  APRESENTAÇÃO FINAL: 

Objetivos: 

  • Sintetizar a aprendizagem construída ao longo do curso;
  • Aprender como se constrói um plano coletivamente;
  • Conhecer o contexto educacional da unidade escolar;
Duração: 10 min.   a  15min. por escola. 

Referência de fonte: Arial ou Times, tamanho 12. 

Data:  Até 11/11/2013 ( Tirar as últimas dúvidas).
            Previsão para a apresentação: 14/11/2013.

Metodologia:
  • Conforme experiência construída no cotidiano educativo, ampliada pelo Curso de Gestão Escolar, consultem todos os dados e informações da unidade escolar ou Polo Educacional.
  • Recorrer ao atividade anexada abaixo, postada em 14 de dezembro de 2012 - PDE Interativo, como exemplo para arguição e construção do plano de trabalho.
  • Construam uma apresentação com no mínimo 05 slide e no máximo 15 para apresentação coletiva: Identificação da equipe e da escola ou polo educacional; Apresentação do contexto educacional; Elaborar no máximo 05 metas para o polo educacional ou unidade escolar observando as dimensões da gestão escolar; Elaborar objetivos educacionais correlatos as metas  para a unidade escolar ou polo educacional; Construir no mínimo 03 ações para cada dimensão da gestão escolar  - gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas; Propor avaliação e monitoramento das ações do polo; Elaborar as considerações finais. OBS. : Caso queiram poderão apresenta, também, em PDF, ao invés do slide. 
  • Lembrem-se de articular o item anterior aos aporte teóricos e legais - administrativos, jurídicos, pedagógicos, financeiros e política.
  • Não esqueçam das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Educação.
  • Distribuir as falas entre todos os participantes. Serão observadas: postura, segurança, conhecimento teórico-prático; apropriação do contexto educacional; criatividade;  referendar ao PDE eleito como exemplo; coerência com as diretrizes emanadas do Sistema de Ensino, do Ministério da Educação e outras; registro da frequência das atividades em grupo para fins da apresentação.
Avaliação: 
Feita pela mediadora do curso, conselheiros municipais de educação e outros convidados oficialmente, para posterior certificação.


ANEXO (APENAS CONSULTA)

PLANO DE AÇÃO DOS CURSISTAS - PDE INTERATIVO

 ATIVIDADE COLETIVA

Após cumprimentá-los, venho REQUERER que os CURSISTAS participantes do CURSO DE GESTÃO ESCOLAR passem a integrar/ colaborar o/com GRUPO DE TRABALHO do PDE INTERATIVO  de escolas dos POLOS EDUCACIONAIS dos quais fazem parte para:
  • Observar os indicadores gerais e específicos;
  • Confrontar os dados do SIMEC com os da escola;
  • Observar a data base lançada no SIMEC para alguns indicadores e ações;
  • Participar das discussões;
  • Participar das construções coletivas orais e escritas;
  • Participar da elaboração das ações;
  • Elaborar ações não financiavéis e/ou financiaveis (fontes);
  • Relacionar seus conhecimentos aos construídos no curso, as experiências profissionais e ao contexto da escola;
  •  Registrem a sua participação no formulário de frequência e atas;
  • Colaborar no direcionamento das ações do Plano de Ação, podendo organizar a coletividade da escola em grupos para a discussão, elaboração das respostas/ações, e, por fim socialização das mesmas. Organizem um cronograma, de modo que o período de recuperação dos alunos  não seja interrompido.
Lembro que a participação será fundamental para que o GRUPO já fique com seu PLANO DE TRABALHO pronto, ressaltando que os POLOS que possuem mais de uma escola, deve eleger um PDE INTERATIVO  para a apresentação coletiva final. Também, deve ser observado que parte do plano de ação da escola foi feito a época do SINAFOR.

Os atuais diretores e servidores de apoio administrativo devem deixar a disposição:
  • Regimento Escolar;
  • Inventário (listagem de material permanente da escola);
  • Projeto Político Pedagógico;
  • Matriz Curricular;
  • Projetos em desenvolvimento, executados pela unidade escolar/SEMEC;
  • Atas e dados de alunos e servidores de forma geral;
  • Dados financeiros;
  • Outros documentos correlatos.
 Vale enfatizar que os participantes terão até o dia 20/12/12 para a tramitação dos PLANOS DE AÇÃO SIMEC da SEMEC. Esta última tramitará tem até o dia 21/12/2012 para analisar e aprovar os planos de ação de toda a rede pública municipal de Nova Soure - BA. Portanto, a partir de 17/12/2012, procurem a direção da sua escola.

Peço, desde já, atenção, compreensão...pois temos consciência de que o tempo será curto...e o trabalho intenso!Todavia, com a capacidade que cada um possui, temos a certeza de que o resultado será um documento consistente e vivo que refletirá o contexto educacional da escola. Por fim, convidem todos os professores para participarem!

Atenciosamente,

Robélia Aragão da Costa
Secretaria Municipal de Educação
Nova Soure - BA

1 comentários:

  1. Fiquem tranquilas, pois não será nenhum "bicho de sete cabeças", mesmo diante da demanda, vocês são competentes. Abs. Robélia

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Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA