Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BEM VINDO, CURSISTA

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, da cidade de Nova Soure - BA, no âmbito de suas atribuições criou o Curso de Gestão Escolar - 1ª fase direcionado à rede pública  municipal de educação, e, consequentemente este espaço virtual como um dos suportes a ser utilizado a longo do curso.

 O curso de gestão escolar do município de Nova Soure – BA proposto para fins de formação dos profissionais do magistério cujo objetivo principal é subsidiar os mesmos para torná-los aptos a participar do processo seletivo de gestão escolar, e, consequentemente, atuar nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino, enquanto membros da gestão escolar. Ressalta-se que  a carga horária total do curso será de180 horas e que o referido tem respaldo em aportes legais da esfera municipal e planos estratégicos da SEMEC, a saber, Plano Municipal de Educação - PME e Planos de Ações Articuladas - PAR.
 
O referido curso ocorrerá na perspectiva da EAD – Educação a distância – modalidade semipresencial, uma vez que nem todos os participantes da turma estarão presentes fisicamente para estudar em todas as sequências didáticas do mesmo. Trazendo uma perspectiva metodológica de ensino, grupos, estudos e aprendizagem, permitirá que os cursistas possam atrelar seus conhecimentos a outros, indo além das suas experiências.

Acreditamos que este blog servirá partilhar nossa evolução, nosso primeiro passo no processo de implantação do processo seletivo de dirigentes escolares na rede pública municipal com muita responsabilidade, coerência e fundamentação atrelada a prática. Na verdade, um curso vinculado ao contexto educacional específico de Nova Soure.

 Para tanto, além dos seis módulos impressos, de 01 cd, de um kit básico e  de 01 manual do cursista, este espaço exporá textos de autores/ órgãos conhecidos, textos exclusivos, imagens, link, etc., que servirão para expandir a visão a cerca das temáticas. 

Neste espaço, também, serão publicadas as atividades propostas, a socialização das ideias e conhecimentos constituídos, relatos de experiências e outras situações similares que contribuirão para o fortalecimento da gestão democrática.

Por fim, vale ressaltar que os parceiros serão fundamentais para a implementação do mesmo. Prefeitura de Nova Soure, Conselho Municipal de Educação - CME, Profissionais parceiros, entidades colaboradoras, servidores da SEMEC e outros auxiliarão da melhor forma para ofertamos aos educadores uma proposta inovadora, corajosa e enriquecida de visões.

Aos CURSISTAS que ousaram em colaborar para este processo... agradecemos por fazer parte de uma comunidade de aprendizes! Um ponto inicial em prol de um processo de amadurecimento coletivo.

Ricos momentos para todos!

Robélia Aragão da Costa
Secretária Municipal de Educação e Cultura de Nova Soure - BA.

Que os passos dados nos levem ao sucesso da iniciativa, a uma nova ótica sobre as questões educacionais e as outras atreladas ao seu bojo, colocando cada participante no cenário de ressignificação da educação, da gestão escolar.  

Colaboradores

5 comentários:

  1. É a Secretaria Municipal de Educação de Nova Soure possibilitando a cada gestor escolar desenvolver seu potencial e qualificação para gerir as diversas situações que envolvem o entorno administrativo da rede escolar.

    ResponderExcluir
  2. Olá,em nome da Secretaria Municipal de Educação, primeiramente agradeço a presença de cada cursista presente no encontro de abertura do Curso Gestão Escolar do município de Nova Soure - BA.Aqueles que não puderam comparecer e justificaram a falta, pontuamos a demonstração da preocupação, uma vez que estiveram na SEMEC para colher orientações. Acreditamos que ao longo dos encontros estaremos estreitando conhecimentos. Nosso muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Em nome da Secretaria Municipal de Educação informamos aos cursistas que nestes últimos dias o blog passou por uma restruturação para melhor atendê-los.

    ResponderExcluir
  4. Olá, o CME-Nova Soure, parabeniza essa iniciativa, afirmando que a implantação do Curso de Gestão Escolar, proposto pela Secretaria Municipal de Educação, é uma ação imprescindível para consolidar o processo de gestão democrática na escola.

    ResponderExcluir
  5. Certamente, um curso que veio para enriquecer aos participantes de modo significativo, uma vez que não foi proposto para classificar pessoas/profissionais, mas para muní-los de informações e ferramentas em prol da melhoria da gestão da rede pública municipal de ensino.Desta forma, os futuros gestores poderão assumir as suas funções sabedores do que já existe, do que está para vir, do gerenciamento...sem perder de vista as demandas atuais.

    Att,

    Robélia Aragão

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA