ATIVIDADE DE LEITURA INDIVIDUAL
Encaminhamento:
Leia o texto abaixo com atenção, faça um fichamento com os pontos que mais chamaram a sua atenção. Utilizem o bloco de registro integrante do kit básico, pois estaremos fazendo uma breve reflexão no próximo encontro.
******************************************************************
EQUIPES DIRETAS ESCOLARES ARTICULADAS PROMOVERÃO UM TRABALHO DE QUALIDADE
Robélia Aragão da Costa*
Os membros das equipes gestoras das unidades escolares devem ser articulados para melhor desenvolver as suas atribuições durante o tempo em que ocuparem as funções gratificadas de Diretor, Vice-Diretor, pois somente desta forma não prejudicarão a gestão. Ressalta-se que para isso, é primordial o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC para alcançar os objetivos e metas educacionais lançadas.
Um dos maiores motivos para reflexão é acerca desta articulação! Esta não deve se resumir apenas aos vínculos afetivos, mas ao exercício da gestão. Cada membro deve ser ciente das suas atribuições para apresentar um trabalho comprometido e envolvente. Aquele que ocupar o cargo de diretor deve ter a consciência de que ele é o principal responsável pelos gerenciamento da unidade escolar, e, consequentemente, pelos resultados apresentados nas diversas dimensões da gestão. O vice -diretor, também, precisa ser ciente que é co-responsável pela escola.
Este é o primeiro passo! Se ambos adquirirem está consciência a escola avançará, pois tentarão conduzir o processo educacional da escola envolvendo os demais membros da comunidade educativa. Todavia, os avanços serão gradativos e as mudanças serão aprofundadas com planejamento, com o apoio dos professores, funcionários e familiares. Todos devem se esforçar para viabilizar as ações lançadas, com ideias, sugestões e encaminhamentos diretos e concretos.Afinal, não devemos esquecer que cada membro, possui as suas funções definidas, respeitados os atos normativos, as propostas pedagógicas e compromisso com a qualidade da educação ofertada.
Pergunta-se: Diante de tantas atribuições, demandas a equipe conseguirá promover mudanças qualitativas na educação em tão pouco tempo?! Como já fora dito anteriormente, as mudanças serão gradativas! O que não se deve esquecer é de que estamos tratando de políticas públicas, que independentemente da gestão deve ser executada, deve ser contínua. Por isso, a relevância do planejamento, do registro e da divulgação das ações para dá
mais credibilidade ao diretor e sua equipe para promover as intervenções necessárias.
A equipe precisa ser competente para saber mobilizar a comunidade em torno da vinculação e promoção dos objetivos e metas educacionais. Por isso, a sua permanência na escola é extremamente necessárias. O grupo deve agir efetivamente, agindo na presença dos seus pares e apresentando uma presença de espírito nos momentos difícies colaborando para a melhoria do ensino.
O sistema de ensino municipal pode promover reuniões, cursos, eventos e avaliações de forma processual e monitorando o trabalho dos diretores. Somente deste modo, será possível identificar quando
alguém, apesar da formação contínua, do apoio e da orientação, não demonstra condições de realizar um trabalho de qualidade, de ressignificar a sua práxis ou não consegue desempenhar as competências e habilidades básicas para o exercíco da
função.
Quando isso acontece, é porque ainda se faz necessário o estreitamento da relação entre as escolas e a
Secretaria Municipal de Educação. Se há orientação emanadas da SEMEC e apoio as equipes diretivas, pautada numa concepção de gestão precisa, coerente, clara e em elementos norteadores para o desempenho
de seus afezeres, não há como justificar a inexistência de um serviço ofertado com qualidade.
O profissional do magistério não deve se acomodar ou confundir a instituição escolar com a sua casa, uma vez que estamos focalizando espaço público e não uma propriedade privada. Esta é uma instituição formal que tem como função "formar cidadãos para a vida" regida por regras, normas, propostas de trabalhos e mantidas pelo poder público.
Acredito ser possível combinar a perspectiva de constituição dos núcleos gestores aos anseios da sociedade e das políticas públicas implantadas pelo Sistema Municipal de Ensino/Secretaria Municipal de Educação, pois a valorização do profissional de carreira termina associando a posição
funcional - suscentível a níveis hierárquicos e promoções com base em mérito
e tempo - àquela que concebe a função gratificada como um conjunto de competências e habilidades
desenvolvidas no decorrer da vida profissional pelo dirigente escolar. Afinal, o que vislumbramos como o mais adequado já vem ocorrendo, os gestores escolares devem vivenciar primeiramente as funções de professor, ter acesso as informações sobre as políticas públicas da rede mediante formação, e, à medida que isso acontece adquiri uma visão mais alargada, troca experiência, percebe a responsabilidade da
gestão escolar antes da devida nomeação.
Acertos devem ser validados, as falhas compreensíveis, já que a escola é formada por pessoas.E, fora dada a oportunidade aos professores de vivenciar esta oportunidade de atuar como gestores após a participação da formação, emanada da comunidade educativa mediante eleição, para saber o real significado da alteridade.
Que a proposta da gestão democrática seja exitosa nas escolas públicas!Que assumam os cargos os professores que demonstrem responsabilidade, competência, comprometimento e zelo com o principal bem público: a educação!
*Professora e Coordenadora Pedagógica de carreira, atualmente, ocupante do cargo de Dirigente Municipal de Educação
Robélia, este texto realmente reforça a teoria em que, para ser um bom gestor, em tempos de transparencia, a característica mais valorizada é a honestidade. Um bom gestor precisa, acima de tudo, ser ético.Quando se fala em transparência, é justamente transparência de informações.
ResponderExcluirCristina Silva
Olá gente, caso queiram podem postar comentários a respeito do texto, assim como Cris silva fez. Afinal, as explanações efetivadas no encontro a partir do fichamento foram riquíssimas!
ResponderExcluirGrata,
Robélia