Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Participe da enquete!


Caro(a) Cursista,

Ao visitar este blog do curso, vote na enquete e emita a sua opinião.  Lembre-se que há prazo a ser cumprido para a emissão desta resposta.

Atenciosamente,

Robélia Aragão da Costa
Secretaria de Educação

 

15 comentários:

  1. Essa enquete, levou-me a meditar bastante, pois acho que um dos maiores problemas é a falta da família na Escola. Embora haja projetos e investimentos para a melhoria da educação pública, ainda temos altos índices de baixo desempenho escolar. Sei que há alguns anos atrás a família nunca esteve presente na escola, mas há de se entender que com a globalização, os grandes avanços na área educacional, o desenvolvimento e crescimento populacional a nossa clientela é outra. É pensando nisso que as Escolas devem adotar medidas que possam romper com o muro entre ESCOLA X COMUNIDADE. Para que isso ocorra as ações contidas no Projeto Político Pedagógico devem ser cumpridas e sempre melhoradas, reformuladas, inovadas... Com certeza isso trará para todos bons resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olívia e demais participantes,

      Esta enquete foi pensada tendo como foco a própria realidade do contexto educacional atual.A colaboração de cada impulsionará uma rica explanação acerca das alternativas lançadas.

      Um grande abraço.

      Robélia

      Excluir
  2. Muito se tem falado acerca da valorização da diferença, no entanto, muitos de nós, professores em especial, temos trabalhado com a perspectiva de "equalização" dos saberes. Precisamos ter um compromisso com o que "professamos" para sermos coerentes em nossas ações. Precisamos realmente aceitar o tempo e as experiências que cada aluno traz em sua trajetória de vida. Neste sentido, considero que o trabalho em grupo pode favorecer o crescimento pessoal dos alunos de forma mais livre e democrática. No entanto, é imprescindível que as turmas tenham um número adequado de alunos para que o professor possa realmente estar acompanhando as interrelações que se constroem durante as atividades e planeje outras ações pedagógicas que estimulem os aspectos que os alunos necessitam desenvolver. Outra coisa importante, também, é o fato do professor ter tempo para ler e, sobretudo, refletir sobre as teorias e a realidade de seus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, a otimização do tempo fará com as atuações sejam ressignificadas.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  3. A parceria família e escola é de fundamental importância.
    E para isso é preciso que a família tenha mais responsabilidade e faça seu papel, diante das tarefas educativas que se entrelaçam com as da escola,não esperando que a escola sozinha possa está fazendo os dois papeis que é Educar e Aprender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família e escola...instituições que devem se complementar!

      Att,

      Robélia

      Excluir
  4. -É necessário adequar o nível do aprendizado a sua respectiva série, buscando orientações adicionais;
    -Capacitação para os orientadores;
    - Dúvidas de cada série acumuladas,deverá ser observads,ainda que não pertençam ao grau de escolaridade do ano em curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, Planejamento e levantamento de conhecimento colaborará para nortear a ação pedagógica logo no início do ano letivo.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  5. É indispensávela A parceria entre escola e comunidade para uma Educação de qualidade e depende de uma boa relação entre os familiares, a direção, os professores, os funcionários e osestudantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras correlatas as outras já expostas. É isto aí!

      Att,

      Robélia

      Excluir
  6. É necessário que as famílias juntamente com toda a entidade escolar criem condições, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo assim sua identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores.

    ResponderExcluir
  7. Cris Silva,07 de Novembro de 2012

    Não é fácil articular a escola, a família e a sociedade.
    Como exigir a participação da família de hoje, que transfere para a escola responsabilidades que, até pouco tempo atrás, eram suas? Responsabilidades que vão desde a higiene pessoal até os limites e valores pessoais.Sabemos que essa responsabilidade deve ser compartilhada numa visão de parceria. E que essa nova família; questionando, analizando, observando e cobrando, está fazendo valer seu exercício de democracia.

    ResponderExcluir
  8. A aprendizagem escolar é ato que acontece coletivamente, onde o aluno precisa ter atenção compreensão buscando trocas e somando idéias, por tanto o ato de violência e indisciplina que muitas vezes são problemas de conviveu sociocultural que reflete no ambiente escolar pode dificultar a aprendizagem em sala de aula. Acredito que trabalhando valores éticos e disciplinas dentro da metodologia aplicada durante o ensino aprendizagem como recreio dirigido, as próprias limitações, regras, respeito que exigem dos jogos e brincadeiras pode ajudar bastante no convívio coletivo escolar.

    ResponderExcluir
  9. É notório que o grande problema da educação, não só do nosso município, é o baixo nível de aprendizagem dos estudantes. Sabemos que a não aprendizagem gera outros problemas, como a indisciplina, pois o aluno que não aprende torna-se indisciplinado, rebelde, sentindo-se inferiorizado perante os colegas. Precisamos descobrir como ele/ela aprende, ou despertá-lo o gosto pelos estudos, pois a aprendizagem é o objeto do desejo, só se aprende o que se deseja.

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA