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domingo, 25 de novembro de 2012

Estudante em primeiro lugar! O que você está fazendo para que isto aconteça?

Comumente, nós trabalhadores da educação da escola pública de modo geral, arguimos que o estudante deve estar em primeiro lugar!Tentamos agir para que isto aconteça, porém nem sempre conseguimos. Enfretamos muitos desafios oriundos da sociedade pós-moderna que intefere na vida das cianças e dos adolescentes, dos nossos estudantes: sociedade meramente capitalista; familiares, crianças e adolescentes com perfis diferenciados, com os quais ainda estamos aprendendo a lidar; dificuldades de logística e infraestrutura da rede; alguns servidores púbicos descomprometidos com labor em prol da infaância e adolescência; aportes legais mal compreendidos, a saber Estatuto da Criança e do Adolescente; alguns gestores públicos que  necessitam voltar seus olhares para a infância e adolescência, especialmente, ao elaborar seus planos de trabalhos assim como ao executá-los;trabalho infantil; prostituição infantil;alguns sujeitos que não concebem a aplicação de recursos na educação como um investimento no tempo presente da criança e do adolescente que resultará no futuro melhor para cada ente federado. 

Inegavelmente, assim como exposto, em nosso município temos muitos desafios, os quais precisam ser superados  para que tenhamos os direitos e deveres da criança e do adolescente, consequentemente, do estudante respeitados de forma mais ampla.

Em um dos encontros, esta temática integrava o  Modulo 05-  Princípios de convivência na escola: papéis dos gestores, a qual foi dialogicizada entre os particpantes, tratando das responsabilidades da família e do Estado. De forma mais precisa, apresentando as atribuições dos professores, gestores, famílias, Poder Judiciário, Ministério Púbico, Conselhos Tutelares, Agentes Políticos e outros componentes da rede de apoio.

Diante de tudo isto, respondam em grupo:
  1. Como a educação pode colaborar para validar o respeito à Infância e a Adolescência em Nova Soure?
  2. Como podemos coibir a infrequência, a reprovação, o abandono e a evasão dos estudantes nas nossas escolas?
  3. Como podemos estimular as famílias a participarem do processo educacional em nosso município?
  4. Quais ações podemos desenvolver de forma intersetorial em prol da infãncia e da Adolescência em Nova Soure?
  5. O que já temos desenvolvido ou está em desenvolvimento para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja bastante difundido nas escolas enquanto prática pedagógica?
  6. De que forma os órgãos como Ministério Público e Conselhos Tutelares poderiam colaborar para a constituição de práticas exitosas sobre a Infãncia e a Adolescência no âmbito da Educação - Secretaria de Educação e Escolas de Nova Soure?
  7. O que a discussão do encontro  trouxe de novo a respeito da temática?

No aguardo de inferências positivas, 

Muito obrigada em nome da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/Curso de Gestão Escolar

Robélia Aragão da Costa
Secretaria Municipal de Educação

2 comentários:

  1. GRUPO – POLO 06 (Coordenadora do grupo – Selma, Maria Eunice e Maria de Lourdes)
    1. Difundir o ECA nas escolas municipais, trabalhando os direitos fundamentais nele postulados, junto aos seus vários segmentos – professores, alunos, funcionários e família, utilizando múltiplos procedimentos metodológicos: oficinas lúdico-educativos, cursos, palestras, questionários e entrevistas.
    2. Fortalecer a parceria entre a Escola e a Família; Buscar desenvolver práticas pedagógicos e atividades esportivas que seja atrativa e prazerosa.
    3. Utilizar todas as oportunidades possíveis para passar as informações relevantes, dessa forma os pais sentirá incluído na tomada de decisões para a melhoria da qualidade do ensino de seu filho.
    4. Ações de comunicação continuam com o poder judiciaria e com a sociedade civil e agir em face da realidade do presente, sem desconsiderar as dificuldades, mas também sem temê-las, significa a chave para o desenvolvimento integral de milhares de crianças e adolescente brasileiro.
    5. O município de Nova Soure já vem implantando através dos programas federal, estadual e municipal sistema de proteção à criança e ao adolescente, com o objetivo de atender as necessidades como: direito à liberdade, ao respeito, à dignidade, à educação, a cultura, ao esporte e ao lazer. Contudo a parceria da educação com os programas vem contribuindo para um ensino e aprendizagem significativa valorizando e respeitando o contexto sociocultural do educando.
    6. Ao Ministério Público incumbe zelar pelo império da lei, a defesa da ordem jurídica e do regime democrático, bem como a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, com especial ênfase à defesa dos direitos e interesses de crianças e adolescentes, tanto no plano individual quanto coletivo, para o que a lei lhe faculta a tomada de uma série de medidas judiciais e extrajudiciais (art. 201, do ECA), sem prejuízo da apuração da responsabilidade civil e administrativa dos administradores e gestores públicos aos quais se atribui a ação ou omissão lesiva aos interesses infanto-juvenis (arts. 5º, 208 e 216, do ECA). Ao Conselho Tutelar, são oferecidos encargos numa mesma convergência, no sentido da proteção integral de suas crianças e adolescentes.
    7. O que o discutido durante o encontro foi bastante pertinente, pois as abordagens a respeito do projeto politico pedagógico veio ratificar o quanto esse documento é importante para nortear o ensino aprendizagem no ambiente escolar.

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  2. PÓLO 08 - Grupo: Olívia, Jussara, Hildete, Roberta, Edivânio e Marcos.

    01 - A comunidade pode mobilizar-se através de projetos e ações voltadas ao ECA, tanto no âmbito escolar como também fora dele.

    02 - Primeiramente, cuidar da estrutura física da escola, afinal, esse aspecto é muito importante. Promovendo ações que facilitem a permanência dos alunos na UE, como também propor atividades lúdicas e recreativas. (jogos, gincanas e outros). A qualidade do trabalho pedagógico também é de grande importância. Não se pode deixar de lado que um dos agentes motivadores dos estudantes é ver o retorno de sua luta através das novas aprendizagens, de boas notas, de se ter espaço para pesquisas e discussões que tornam os sujeitos diferentes – através de uma escola democrática

    03 - A Família é o primeiro grupo social a qual a criança pertence e é através desse convívio com a família que a criança vai desenvolver padrões de socialização, pois os pais são responsáveis em ensinar os primeiros passos a criança, e os primeiros conhecimentos e a escola da continuidade a esse processo, é por isso que a participação ativa da família é de fundamental importância. Assim, a escola, deve sempre envolver a família dos educandos em atividades escolares. Não para falar dos problemas que envolvem a família atualmente, mas para ouvi-los e tentar engajá-los em algum movimento realizado pela escola como: projetos, festas, desfiles escolares, etc. A família e a escola formam uma equipe.

    04 - A Gestão municipal deve desenvolver projetos junto ao Governo Federal, ONGS, e outros, para que busquem sanar alguns problemas detectados. A qualidade de vida demanda uma visão integrada dos problemas sociais. Sendo assim, a triagem também pode ser observada nas Unidades Escolares, como por exemplo: a postura e o comportamento dos alunos; Formando comissões para posteriormente ser encaminhados ao Conselho Tutelar e ainda havendo maiores cuidados, ao Ministério Público.

    05 - Os Trabalhos pedagógicos desenvolvidos de acordo com o ECA nas salas de aulas das UES. Um exemplo também é a participação dos estudantes no Projeto de 1.º de Junho, a inserção do Programa Mais Educação nas Unidades Escolares, Guarda-Mirim).

    06 - Ambas deveriam trabalhar juntas, encaminhando relatórios para um acompanhamento mais rigoroso com os alunos que apresentem cuidados especiais.

    07 - Trouxe novos esclarecimentos, sugestões, troca de experiências para novas ações.

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Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA