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domingo, 25 de novembro de 2012

O Projeto Político Pedagógico é um guia da escola!


O Projeto Político Pedagógico - PPP de cada  escola de Nova Soure - BA deve ser construído seguindo as diretrizes legais, teóricas e práticas originadas dos sistemas de ensino (entes federados em colaboração) e da comunidade educativa. Deve atender ao contexto atual para colaborar na definição da identidade da escola e lançar caminhos para que seja ofertada e efetivada  uma educação de qualidade. Esta almejada pela rede pública municipal de ensino.

Isto porque através do mesmo, a instituição escolar constroi de forma colaborativa seus objetivos, metas e ações, de acordo com a sua realidade, quer seja escola do campo, quer seja escola urbana. A congregação destas expectativas de trabalho permitirão que sonhos sejam realizados por meio da concretização do "escrito" traduzido em "ações" mediante a utilização de meios que respeitarão tempo, intencionalidade e anseios pedagógicos. Expectativas estas também comungadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, órgao administrativo e gestor do Sistema Municipal de Ensino que tem como diretrizes principais a serem observadas o  Plano Nacional de Educação, o Plano Municipal de Educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação, o Plano de Metas Todos pela Educação, o Plano de Ações Articuladas, os aportes legais e teóricos do seu sistema e outros correlatos.

De forma colaborativa, a unidade escolar deve organizar e utilizar este documento e, para tanto, precisa planejar e traduzir isto formalmente  de modo que  valide esta instituição social, uma vez que o PPP é um dos dos itens a ser apresentados para que uma escola possa ser autorizada para funcionar. Deve também buscar suporte teórico-pedagógico da equipe da SEMEC. Mas não é somente esta questão a ser observada. O PPP pode apresentar o que a comunidade educativa - gestores, professores, alunos, servidores, familiares e colaboradores - defende como elementos primordiais para a construção da identidade da escola, a sabe: a  missão, o interesse do público alvo, as informações e dados a respeito da aprendizagem, as relações com a família e os sujeitos envolvidos no processo, os recursos essenciais para dar suporte ao processo, as diretrizes pedagógicas contextualizadas e o seu próprio plano de ação. 

Partindo desta premissa, eis o porquê dele ser o guia da escola de cada escola de nosso município!Em comparação ao significado da palavra "guia", substantivo que significa pessoa que conduz um grupo( um guia turístico; um guia de montanha) e/ ou pessoa que orienta, aconselha (um guia espiritual) ao que se propoh como um "documento" norteador dos sujeitos pertencentes a comunidade educativa, o qual  parecido com o  "roteiro turistico" pois todo guia turístico precisa ter, o PPP da escola precisa deixar a instituição segura para que não tenha dúvida sobre o que quer, como precisa alcançar e o que deseja obter como resultado. Todavia, isto não quer dizer que não possa existir flexibilidade para que se adapte às necessidades do contexto escolar, em especial, às dos alunos.

Na verdade o PPP precisa ser um documento vivo, visitado, revisitado...em prol de um planejamento e processos avaliativos significativos. Deve ser configurado enquanto parâmetro traduzido em vivências experenciadas em curto, médio e longo prazos.Portanto, não deve estar escondido no armário da escola, na gaveta da direção...e se assim estiver como forma de organização, sua cópia deve ficar acessível a comunidade educativa, principalmente, aos profissionais do magístério. 


Ressalta-se que inicialmente  a mobilização para  a elaboração/reelaboração  do Projeto de cada unidade escolar  partiu  por parte da SEMEC como desejo,  como mais uma premissa legal a ser cumprida, como vontade política de ampliar a participação da comunidade educativa, mesmo que não fosse em sua totalidade, uma vez que o processo de amadurecimento dos envolvidos frente a proposta nem sempre era vinculado a necessidade da escola, mas ao achismo de enxergar como "mais um trabalho proposto".Mesmo com tantos desafios, cada escola esboçou, construiu o seu PPP. Passo primordial para a implantação de um planejamento da rede de forma sistematizada. Afinal, educação é coisa séria, sua proposta não pode ficar registrada de modo  restrito as falas/as discussões, mas a um registro vivo, a um plano, a um documento que comprove o que nos propomos a fazer. Palavras podem se distanciar da gente com o vento.

Urge então a necessidade de compreensão, de sensibilização constante dos envolvidos, os quais gradativamente entenderão que a contextualização das ações é primordial para que tenhamos uma proposta séria, dinâmica e comprometida com a práxis humanizada. Ademais, vale entendermos que o apoio de cada um é relevante e que os conflitos de ideias originários de um processo de constituição de conhecimentos e saberes devem ser considerados como elementos balizadores da democracia.

Sabemos que temos um PPP construído em cada escola, mas ficam as perguntas para o grupo: 

  1. Vocês têm consultado no incio, durante e no término do ano letivo?
  2.  Como ele tem guiado as ações da escola? 
  3. Como vocês podem comprovar o uso do mesmo? 
Respondam as mesmas com veracidade, porque somente mudaremos o rumo da nossa escola, principalmente, no âmbito pedagógico, quando admitirmos nossas falhas e nossos acertos para o redimensionamento das ações. E, não esqueçam, o PPP é um documento vivo e dinâmico. Precisa ser validado, utilizado...para que gere bons resultados para nossos alunos.


 Robélia Aragão da Costa
Nova Soure - BA

Modulo 03-  Projeto Político Pedagógico da escola e sua articulação com os aportes legais





5 comentários:

  1. 1-Vocês tem consultado no início, durante e no término do ano letivo?
    -Sim,até mesmo como parâmetro para estabelecer um serviço de qualidade de forma a complementar ou suplementar na aprendizagem e auxiliando nas dificuldades encontradas.
    2-como ele tem guiado as ações da escola?
    - De forma positiva:com a produção de material, atendimento aos alunos de forma organizada; identificação das habilidades por deficiências; realização de visitas as escolas,famíliares e comunidades; Parcerias intersetoriais; reunião com as famílias para orientações; participação dos projetos da Semec; realização de projetos de intervenções entre outros.
    3-Como vocês podem comprovar o uso do mesmo?
    - Através dos relatórios, atas das reuniões e fotos de todas as ações desenvolvidas durante o ano letivo.

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  2. GRUPO – POLO 06 (Coordenadora do grupo – Selma, Maria Eunice e Maria de Lourdes)
    1. Sim, serve de “norte” para as ações desenvolvidas na escola, tendo em vista que todas as ações foram elaboradas e pensadas previamente partindo da realidade local.
    2. O PPP de uma escola não poderia ser diferente é uma ação intencional com objetivo de aproximar a comunidade escolar na tomada de decisão.
    3. Na busca de uma educação de qualidade, desenvolvendo as ações elaboradas coletivamente.

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  3. 1 - Sim, pois nos orientamos através dele para que possamos desenvolver as atividades propostas durante o ano tratadas no início do ano letivo.

    2 - Ele tem guiado de forma precisa para que a escola promova ações que visem a qualidade do ensino e a mobilização da escolar para ações que foram propostas e para solucionar problemas que surjam durante o processo.

    3 - Através de relatos, relatórios, livros de atas, fotos, tudo que fora realizado de acordo com as ações propostas estabelecidas.

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  4. Gostaria de retificar a atividade postada, está como individual, mas foi feita em grupo.

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  5. PÓLO 08 - Grupo: Olívia, Jussara, Hildete, Roberta, Edivânio e Marcos.
    1 - Sim, pois nos orientamos através dele para que possamos desenvolver as atividades propostas durante o ano tratadas no início do ano letivo.

    2 - Ele tem guiado de forma precisa para que a escola promova ações que visem a qualidade do ensino e a mobilização da escolar para ações que foram propostas e para solucionar problemas que surjam durante o processo.

    3 - Através de relatos, relatórios, livros de atas, fotos, tudo que fora realizado de acordo com as ações propostas estabelecidas.

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Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA