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domingo, 30 de setembro de 2012

ATIVIDADE DO MÓDULO TEMÁTICO I: A QUALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS E AS DEMANDAS DA SOCIEDADE.


Cursistas,  

 Fonte: imagem da internet.


Após externar minhas congratulações, venho por meio deste informá-los que já podem postar a resposta da ATIVIDADE  EM GRUPO  referente ao texto a Escola da Vida integrante do Módulo I. Basta postar o coordenador do grupo. Assim, este estará compartilhando com os demais membros da turma.

LEMBRETE: Todos os membros do grupo devem acompanhar os comentários(respostas) postadas dos outros grupos que compõem a turma. 

Att, 

Robélia Aragão

19 comentários:

  1. POLO 06 (Selma Amaro - Coordenadora do grupo/Maria Eunice/ Maria de Lourdes)

    As politicas públicas precisam descentralizar as ações, buscando atender as necessidades especificas de cada região, respeitando o sociocultural de cada indivíduo, pois cada um traz do seu contexto social saberes diferenciados. Contudo, observa-se que as politicas públicas brasileiras ainda não estão sendo planejadas de acordo com a necessidade contextual de cada um.

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    1. Muito bem!Esta observância ao contexto sociocultural enriquece a educação.

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  2. Educação é uma ferramenta fundamental e de extrema importância para o desenvolvimento do saber humano. Nesse sentido, é necessário que as políticas públicas sejam planejadas de forma que nos levema redescobrir a educação como componente essencial para a transformação da sociedade em que vivemos, para que assim aconteça a valorização dos saberes de todos envolvidos neste processo.
    Grupo:(Tatiane Moreira-Coordenadora,Jaciene Moreira,Lúcia Amaro,Maristelma Gonzaga,Maria Rosemar,Maria do Carmo Almeida,Maria José Céu,José Domingos Oliveira).

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    1. Ressignificar a educação possibilitará a transformação da sociedade.

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  3. Atividade de Grupo: A ESCOLA DA VIDA A s políticas publicas educacionais visam a melhoria da qualidade da educação brasileira,porém ressaltamos que elas precisam estarem mais voltadas as necessidades específicas de cada região, visto que cada uma tem suas particularidades.Devemos ainda enfatizar que deve haver um compromisso de todos os órgãos governamentais e não governamentais, sistema de ensino, existindo uma parceria que fortaleça e construa uma consciência de que é a educação é responsabilidade de todos, pois culturalmente falando a educação foi vista como papel da escola e que sozinha teria apresentar bons resultados.

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    1. A divisão da responsabilidade possibilita o avanço da educação de modo fortalecido!

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  4. Comentário sobre as políticas públicas.
    Apresentação da Professora Selma Amaro, coordenadora do grupo.

    “Muito boa reflexão, mas gostaria de acrescentar, que: a descentralização proporciona uma melhor distribuição intergovernamental das competências, das decisões e recursos públicos, o que passa necessariamente pela abertura de um canal de participação popular no processo de determinação do modelo de desenvolvimento que se pretende alcançar, em função das prioridades estabelecidas pela população e o volume de benefícios a ser incorporado.
    A necessidade contextual da cada região, citada na conclusão do grupo está certíssima, porque a implementação das políticas públicas deve respeitar as potencialidades produtivas e os valores da população, tendo na educação o eixo integralizador que possibilita o norteamento do rumo de vida e, consequentemente, as relações com o mundo exterior”. Ana Coelho.

    “Nossas ações criam nossa realidade”.
    Peter Senge

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  5. Professora Ana Coelho, é com muito orgulho que a acolhemos neste espaços. Sua colaboração certamente será primordial para validarmos esta ação tão coerente e atual relacionadas as políticas públicas do âmbito da educação. Há uma concentração de esforços coletivos para termos uma educação de qualidade que contemple os contextos amplos e locais.Temos tentado fazer isto!

    Um grande abraço,

    Robélia Aragão

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  6. Cris Silva,29 de Outubro de 2012

    Envolver educadores, pais alunos e sociedade em iniciativa que garantam o acesso e a permanência do aluno na escola, é o principal fator que gera o desenvolvimento educacional com qualidade. Representa um desafio, pois o compromisso não é apresentar projetos prontos, ao contário,incentiva sua construção,e configura um momento importante para o município mostrar seu potencial ao elaborar políticas publicas inovadoras.

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  7. A leitura dessa metáfora veio mostrar que devemos fazer uma reflexão sobre a maneira como conduzimos e desenvolvemos nosso planejamento diário com os alunos.
    A escola é o ambiente em que o individuo tem a oportunidade de desenvolver o processo de socialização atingindo sua identidade e autonomia.
    Um texto muito bom que serve para repensar nossas escolhas e também para pensar sobre os nossos atos, pois às vezes as pessoas que estão ao nosso lado e que nos amam podem no outro dia estar distante de nós.

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    1. Hum...há um ditado que diz: o amigo de hoje pode ser o inimigo da amanhã e vice-versa, por isso, na educação devemos usar critérios, elementos norteadores...com isto não quero dizer que não devamos estreitar laços.

      Att,

      Robélia

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  8. 1° A leitura dessa metáfora veio mostrar que devemos fazer uma reflexão sobre a maneira como conduzimos e desenvolvemos nosso planejamento diário com os alunos.
    A escola é o ambiente em que o individuo tem a oportunidade de desenvolver o processo de socialização atingindo sua identidade e autonomia.
    Um texto muito bom que serve para repensar nossas escolhas e também para pensar sobre os nossos atos, pois às vezes as pessoas que estão ao nosso lado e que nos amam podem no outro dia estar distante de nós.
    Equipe:
    Fracigelma e Igor José

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    Respostas
    1. Grupo do Polo 03, desenvolvimento e socialização são elementos essenciais para o desenvolvimento da educação.

      Att,

      Robélia

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  9. Lembrete: Há grupo que ainda não postou sua resposta!Seja rápido!

    Grata,

    Robélia

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  10. As políticas públicas são diretrizes norteadoras da ação do poder público que são efetivadas por meio de leis, planos, projetos... Mas, para que possam alcançar o seu objetivo, a aprendizagem dos educandos, necessita da colaboração de todos os envolvidos no processo educativo. Dessa forma, ao fazer a relação com o texto “A Escola da Vida” percebemos que cada um tem sua importância no que tange as suas atribuições, sendo necessário que todos estejam conscientes de sua participação em prol da melhoria da qualidade da educação. Portanto, nenhuma função é superior ou inferior as demais, não devemos desprezar os saberes dos outros, em algum momento eles podem ser necessários. Todos são capazes de aprender ou transmitir conhecimentos, o que pode dificultar para alguns é a falta de oportunidades.
    Ficou notório que não necessitamos apenas dos conhecimentos teóricos, pois em alguns momentos o que vai prevalecer é uma boa prática. Sendo assim, nota-se a como é importante a troca de experiências de práticas pedagógicas exitosas para promover uma educação de qualidade.
    Vale ressaltar, que a melhoria da qualidade da educação pública ocorrerá com a colaboração de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.
    Componentes: Rosânia, Adriana, Andrea, Giceia, Maristela, Lucineide, Claudia e Maria Luciana

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  11. Trabalho de Grupo Pólo 08

    É importante salientar que nunca se houve tantos investimentos em grande escala na área educacional, como vem ocorrendo nos últimos anos, porém, o barco não anda sozinho, precisa de uma equipe que queira trabalhar, que vise o desenvolvimento. É necessário ainda que o profissional da área educacionalenquanto gestor saiba gerenciar os recursos da Unidade Escolar como também administrá-la, colocando as ações em prática e atingindo as metas estabelecidas, buscando a melhoria nas questões pedagógicas educacionais, sociais e estar em conjunto com a comunidade escolar. Assim como o erudito, os gestores precisam ter o conhecimento teórico das políticas públicas, saber o que é, e como devem ser realizados os objetivos, mas, tudo vai por água abaixo se o gestor não tiver conhecimento prático para aplicar, acompanhar, fiscalizar, ou seja, “fazer acontecer”.

    Componentes:
    José Edivânio, Jussara Marques, Hildete Curcino, Marcos Bittencourt, Roberta Cruz, Olivia Muniz.

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  12. TRABALHO DO POLO 2

    A Escola da Vida
    Existem diferentes tipos de inteligências, diferentes saberes e cada pessoa desenvolve mais, ou melhor, aquela que venha atender suas necessidades básicas. Para o barqueiro de nada adiantava saber informações referentes a cada tipo de ciência se não tivesse desenvolvido com êxito sua capacidade de nadar. Do mesmo modo, as politicas públicas educacional brasileira ainda não atingiu a qualidade tão almejada, por não evidenciar as múltiplas capacidades de desenvolvimento humano. Por isso faz-se necessário que as politicas públicas sejam implantadas de acordo a realidade especifica de cada região, uma vez que essas apresentam um contexto sociocultural e econômico diferenciado, devendo haver também compromisso e responsabilidade de todos os envolvidos no processo.

    Componentes: Eliene, Neura, jivonete

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  13. POLO 05 (Guilhermina Ferreira Costa da Silva - Coordenadora do grupo, Andreia - Eliene - Marcela - Crisnanda - Luis Antônio)

    A valorização dos saberes é indispensável para a sociedade pós moderna, assim contribuirá para uma educação de qualidade. Dessa forma, ocorrerá a descentralização das ações voltadas para as políticas públicas.

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Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA