Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os Profissionais do Magistério abrilhantaram a abertura do Curso de Gestão Escolar em Nova Soure - BA


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, do município de Nova Soure - BA, em 29 de agosto de 2012, a partir das 19h00min, promoveu o encontro de Abertura do Curso Gestão Escolar com muito dinamismo, organização e responsabilidade, pois preparam um rico material de apoio e o espaço para melhor acolher os participantes. Os profissionais do magistério - professores, coordenadores e os atuais ocupantes das funções  gratificadas de gestores escolares - lotados em unidades escolares, localizadas nas zonas rural e urbana, compareceram e participaram do evento, demonstrando o comprometimento feito desde o ato da inscrição. Os mesmos foram recepcionados pelas representantes da equipe da SEMEC, Edivania e Ângela,  as quais fizeram o cadastramento devido dos participantes entregando o KIT BÁSICO. Sob a coordenação da professora, atual Secretária de Educação Robélia Aragão da Costa, os professores foram respeitosamente recebidos com música, mensagem de abertura e uma rica sequência didática. Estiveram, também, presentes o Prefeito José Arivaldo Ferreira Soares, o Controlador Interno Jean Carlos Silva, a Conselheira representante do Conselho Municipal de Educação Rosiane Evangelista e o Procurador Vitor Cardoso, os quais compareceram para parabenizar aos participantes e fortalecer a ação efetivada. Vale citar que o Promotor de Justiça também foi convidado a participar do evento. Em sua fala inicial, a secretaria de educação Robélia Aragão pontuou a relevância da proposta  cedendo o espaço para o Prefeito Ari que enfatizou o quanto o curso será importante para a educação do município e para a vida dos participantes que estarão concorrendo a função de dirigentes escolares. Já o Controlador Interno Jean Carlos parabenizou a todos pela a ação inovadora na região. Durante o encontro fora evidenciado a necessidade do comprometimento de todos com a proposta do curso, uma vez que a mesma articulará a teoria e a prática, considerando o sistema municipal de ensino, a rede pública municipal de ensino e as unidades escolares. Foram abordadas, sob a mediação da secretaria de educação, as políticas públicas,  a gestão democrática, a era pós- moderna, o contexto educacional local e os desafios da gestão escolar mediante exibição de slides e vídeos, músicas e explanação oral.

Ressalta-se que o curso de gestão escolar do município de Nova Soure - BA foi proposto para fins de formação dos profissionais do magistério cujo objetivo principal é subsidiar os mesmos para torná-los aptos a participar do processo seletivo de gestão escolar, e, consequentemente, atuar nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino, enquanto membros da gestão escolar. Além disso, este curso, de 180 horas,  está organizado em módulos com suportes diferenciados, os quais são: encontros presenciais, suporte impresso e suporte virtual. Esta foi a grande novidade, a responsável pela proposta do curso Robélia Aragão,  lançou o blog http://gestaoescolarns.blogspot.com.br/,  o qual foi concretizado com o apoio do servidor/técnico em informática  Flavio Souza, como uma ferramenta primordial para a constituição de saberes, pois através dele, os cursistas poderão ter acesso as informações adicionais, propostas de atividades individuais e coletivas. As postagens serão moderadas para que o acompanhamento das inferências ocorra de modo coerente com as temáticas. Para tanto, desde então, as regras para o uso desta ferramenta foram expostas de modo que seja combatida práticas indevidas que possam afetar uns aos outros.
Assim, agradecemos desde já, a representação dos profissionais da rede, assinalando a frequência positiva dos profissionais do magistério que, de fato, farão com que o curso tenha êxito. Foram muitos corajosos, comprometidos e ousados em acreditar em suas prováveis potencialidades para gerir as unidades escolares. Além disso, foram sábios em acreditar que em grupo poderemos trocar experiências, aprendizagens... sabedores de que o espaço instituído para a formação não será destinado a discussões politiqueiras e ofensivas. Isto foi esclarecido ao longo do encontro e evidenciado no Manual do Cursista.

Parabenizamos a todos que compõem a comunidade educativa, aos colaboradores direto e indireto que acreditam no amadurecimento da gestão democrática. José... Maria...  são vários os nomes... A todos àqueles que estiveram presentes... esperamos que permaneçam até o fim, para que possamos ter as chapas formadas em cada polo educacional, em cada unidade escolar, e consequentemente, a realização da primeira eleição para gestores escolares no primeiro semestre de 2013. 

Nosso muito obrigado!

















































0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA