Pages

Ads 468x60px

sábado, 22 de setembro de 2012

Preste seu depoimento...

ATIVIDADE INDIVIDUAL



  • Depois do 1º Encontro Temático do Curso de Gestão Escolar:A qualidade das políticas públicas atuais e as demandas da sociedade , responda de forma coesa e coerente: De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?
  • Para tanto, articule:  as explanações proferidas no encontro, as leituras realizadas, os indicadores educacionais e contexto local.
  • Utilize até 08 (oito) linhas para responder a questão.
  • ATENÇÃO: o 1º Encontro Temático ocorrerá na próxima semana, a partir de 24 de setembro. A data agendada será divulgada  brevemente.  

77 comentários:

  1. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?
    Usando de forma coerente e articulada as ferramentas disponibilizadas pelos programas de investimentos dos governos Federal, Estadual e Municipal:coadunar sua prática pedagógica de acordo as habilidades e necessidades da clientela a ser atendida, visando a continuidade na melhoria dos índices e indicadores de desenpenho, não esquecendo de investir no principal que é o SER HUMANO, pois sem dúvida nenhuma não haverá evolução qualitativa nem quantitativa sem ver no OUTRO seu reflexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos... a articulação entre os programas de âmbitos federal, estadual e municipal torna a educação pública municipal mais eficaz e contundente.Se soubermos fazer isto, colaboraremos para que o municipio tenha uma Educação de qualidade, uma vez que a mesma é destinada aos seres humanos. Comentário pertinente.

      Att,

      Robélia Aragão

      Excluir
  2. A educação num todo tem se desenvolvido bastante no Brasil,como também em Nova Soure,mas falta muito para termos uma qualidade que seja plausivel.São muitos programs que são implantados,mas sem uma estrutura adequada para melhorar a qualidade do ensino...comprometimento profissional também tem sido um dos problemas para que o ensino tenha a qualidade necessária.
    Meu comprometimento e minha formação profissional faz com que haja qualidade no ensino público de Nova Soure.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luís, o nosso território nacional está em desenvolvimento, em especial, na área da educação. Temos críticas quanto a isto, mas inegavelmente, nos últimos anos temos visto mais investimentos na área. Temos obstáculos, desafios...Em Nova Soure, não poderia ser diferente.Todavia, quando cada um fazer a sua parte, avançaremos. Quando os educadores colocarem em prática os conhecimentos constituídos em seus processos de formação, teremos escolas eficazes e alunos aprendendo. Obviamente, em parceria com outros membros da comunidade educativa.

    Att,

    Robélia Aragão

    ResponderExcluir
  4. Embora existam empenhos por algumas partes como por exemplo, Governos Federal, Estadual e Municipal, onde é visível que os investimentos na educação são grandiosos, não basta, pois necessitamos que cada um faça a sua parte, os educadores faça cumprir o seu papel, quando falo educadores, não é somente aquele que está atuando em sala de aula, e sim toda equipe educacional.

    ResponderExcluir
  5. Hum...verdade, Neura!Todos devem se empenhar para a melhoria da qualidade da educação - secretário, equipe da secretaria, diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e professor - de modo que possamos avançar cada vez mais mediante inferências diretas e precisas.Agora, desejo que seja mais precisa: de que forma você pode colaborar?

    Abraços,

    Robélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No que diz respeito a minha colaboração, no polo 02, existe uma preocupação por parte de todos os educadores, e eu fazendo parte desse grupo, estou colaborando para reverter esse quadro de alunos que não aprendem, buscando estratégias, através de debates, ou seja, buscando a melhor forma de melhorar a nossa educação. Esse empenho tem que partir de alguma parte e nos estamos fazendo a nossa.

      Excluir
  6. Neura, é isto aí!A preocupação principal é o PEDAGÓGICO.Se a escola consegui avançar neste aspecto, atingirá sua meta.

    ResponderExcluir
  7. Posso colaborar para que a educação publica de Nova Soure seja de qualidade, quando faço o meu trabalho com responsabilidade atendendo as perspectivas dentro do âmbito escolar participando de projetos e ações publicas que venham atender as necessidades de melhoria na educação escolar pelo um todo, acompanhando de perto os investimentos e as propostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responsabilidade é a chave que abre a porta para as políticas públicas. Maria Eunice, suas palavras realmente validam as perspectivas educacionais atuais, esperamos continuar contando com seu empenho em prol da melhoria da educação.

      Excluir
  8. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE-BA seja de QUALIDADE?
    Trabalhar em cima das propostas do projeto político pedagógico da escola, e procurar conhecer o contexto social no qual a instituição de ensino está inserida, buscando uma participação conjunta escola e comunidade, com objetivo de desenvolver trabalhos pedagógico de cooperação, co-participação, responsabilidade e respeito às diferentes opiniões, no intuito de possibilitar o conhecimento através da construção coletiva, e oferecer um ensino significativo e contextualizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes, o respeito a diversidade é um dos maiores desafios que enfrentamos na área da educação. Precisamos de pessoas colaboradoras, participativas...que elevem o espírito colaborativa presente em suas palavras.

      Excluir
  9. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?

    Realizar trabalhos em parceria com todos os envolvidos no âmbito educacional, assim como fazer o uso eficiente do tempo de aula tomando como referência o Projeto Político Pedagógico da escola o qual norteia toda prática pedagógica,bem como, fazer a utilização adequada dos recursos tanto material quanto financeiro da escola. Sendo assim estamos caminhando na perspectiva da melhoria educacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristelma, você traz em sua resposta um ponto não tão discutido em nosso meio a gestão da sala de aula perpassando pela otimização do tempo, uma vez que muitos de nós só visualizamos a gestão na perspectiva dos dirigentes.

      Excluir
  10. A partir do momento que reconheço ,que, como educadora tenho uma responsabilidade maior, pois posso atingir diretamente o público alvo que são os “alunos”.É que, procuro atuar de forma ampla e intencional,com atitudes positivas ,buscando atingir o educando desde o social como no pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta...intencionalidade, palavra esta que deve direcionar o planejamento pedagógico de cada professor e da instituição, sendo que a mesma deve ser atrelada sempre ao positivo para que possamos redimensionar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e as perspectivas sociais do contexto no qual atuamos. Sua resposta aponta esta visão!

      Excluir
  11. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?

    Acredito que no cenário atual das políticas públicas tem se destacado a posição civil democrática que encara a educação em geral e a escolar em particular como processo de formação cidadã, tendo em vista o exercício de direitos e ações participativas. Nesse sentido encontra na legislação as orientações para práticas transparentes, à descentralização do poder e a autonomia, na busca do direito constituído à educação de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  12. Verdade, Guilhermina!Suas colocações são pertinentes!Todavia,sugestiono que seja mais direta: De que forma VOCÊ pode colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?

    ResponderExcluir
  13. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?

    Contribuindo com as mudanças e as informações precisas com segurança e tranqüilidade, mantendo uma postura aberta ao diálogo. É importante também respeitar a cultura familiar. Planejar o tempo didático é fundamental para aprendizagem, criar uma rotina, bem como o uso de diferentes modalidades, as mudanças ao mundo e da sociedade, é saber por em prática os conhecimentos, saber relacionar-se em grupo, ser pró-ativo não é somente propor idéias, mas ser capaz de transformar idéias em ações para obter resultados ou melhoria do processo. Aprender a conhecer, isto é, adquirir o instrumento da compreensão, aprender a fazer, para poder agir sobre o meio, conviver a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, agir com autonomia, expressar sua opinião, ouvir, assumir suas responsabilidades, transmitir conhecimentos, criar um espírito para toda a vida, onde ensinar é viver em transformações consigo mesmo e com o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hildete... É isto...muitas são as formas e perspectivas de transformações que o diálogo pode gerar. O planejamento, o uso devido das idéias...podem estabelecer um espírito de colaboração nas escolas.

      Excluir
  14. Para que a educação do município de Nova Soure seja efetivamente de qualidade é preciso que cada membro faça a sua parte; enquanto professora responsável e comprometida com a aprendizagem da minha turma, ministro aulas com motivação ludicidade, pesquisa, colocando em prática conhecimentos construídos ao longo de minha vida acadêmica, mas ainda sinto falta da atuação de especialistas ligados à educação e de alguns recursos materiais para determinadas disciplinas, bem como há a necessidade de infraestrutura e de alguns recursos materiais que garantam a implementação dessa política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jivonete, é bom saber que há preocupação advinda de você para melhorar a aprendizagem de sua turma!Apesar dos avanços, ainda temos dificuldades diversas para melhor implementar as políticas públicas. Todavia, precisamos, também, ressiginicar aquilo que temos e a atuação de determinadas ações de profissionais de suporte pedagógico ao professor. Mais um desafio!

      Excluir
  15. * De que forma posso colaborar para que a Educação pública de Nova Soure-Bahia seja de qualidade?

    Através do conhecimento, na colaboração dos planejamentos, dos bons hábitos de vida, discutindo e divulgando modelos diferenciados, desenvolvendo um trabalho competente para garantir o pleno desenvolvimento aos alunos e melhorar a qualidade do ensino, para que possamos formar cidadãos que sejam capazes de solucionar situações/problemas no dia-a-dia, tendo a realidade como ponto de partida para formulação e resolução, ajudando o educando a compreender o mundo em que vive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís...toda a ação deve possibilitar o entrelace entre as questões locais as amplas, na educação não poderia ser diferente. Espero vê-lo colaborando sempre em prol da educação.

      Excluir
  16. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?

    Uma educação de qualidade necessite de empenho de todos da instituição, não adianta a mesma ser contemplada com todos os equipamentos, materiais didáticos,acervos literários sem uma equipe comprometida, se não existe jamais atingiremos essa meta.
    Posso colaborar com compromisso realizando trabalhos com parcerias com a instituição de ensino, buscando uma participação escola e comunidade, fazendo um trabalho com responsabilidade e envolvimento de todos com foco na aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacy, quando cada um fizer a sua parte a educação antigirá as suas metas. Continue colaborando em prol da melhoria da educação.

      Excluir
  17. Posso contribuir trabalhando de forma responsável, com comprometimento, em parceria com a comunidade escolar, respeitando as individualidades e potencialidades dos educandos e sempre buscando sugestões para melhoria da aprendizagem dos mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati...a responsabilidade entrelaçada ao comprometimento propicia o desenvolvimento coletivo da educação. Espero estar com você na educação, somando junto aos nossos pares.

      Excluir
  18. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?
    A educação, tanto em Nova Soure, como em todo plano nacional, ainda tem muitos obstáculos a serem superados. São necessárias políticas de desenvolvimento educacional que envolvam gestores, professores, alunos, comunidade e o apoio governamental. Todos devem trabalhar em função de um projeto pedagógico capaz de melhorar significativamente a educação municipal. Ser responsável, identificar as singularidades de cada um, possibilitando a disseminação do conhecimento e de valores são essenciais para que a educação em Nova Soure seja de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí, Andréia!Deve haver comprometimento de todos. Sugestiono que seja mais específica, por conta da questão: de que VOCÊ pode colaborar?

      Excluir
  19. Primeiro é preciso enxergar o problema para depois procurar soluções. De acordo com o resultado das avaliações externas, o nível de aprendizagem dos nossos estudantes precisa melhorar. Talvez seja necessário uma maior dedicação/atenção aos estudantes que estejam com dificuldade de aprendizagem. Como trabalho para a educação de Nova Soure, procuro desenvolver essa tarefa com compromisso e responsabilidade, otimizando o tempo, para desenvolver nos estudantes as competências e habilidades referentes a série que atuo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum...o olhar possibilitar não apenas que enxerguemos os problemas, mas que visualizemos as soluções.Rosãnia, o compromisso faz valer qualqquer ação pedagógica.

      Excluir
  20. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?
    Sem dúvida alguma "o tempo não para', já dizia Cazuza. E é pensando nisso que desenvolvo meu trabalho com respeito entre (PROFESSOR X ALUNO) e de forma que eu possa contribuir para que os alunos aprendam e compreendam as atividades específicas de cada área como o social, o cultural, e que estas sirvam de base para o amanhã. Ao mesmo tempo engajo-me num papel em que ser professor é agir com responsbilidade e compromisso, procurando trabalhar com a comunidade escolar, baseando-me ao Projeto Político Pedagógico desenvolvendo as ações ali contidas , tentando lidar com as diferenças , mas sobretudo procurando ao máximo doar-me naquilo em que escolhi: EDUCAR, educar para a vida, para o mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olívia, realmente o tempo não pára! E a educação acompanha o ritmo!Que bom que cumpre o seu papel de educadora!

      Excluir
  21. Soure seja de qualidade ?

    A educação sendo um processo continuo e permanente que visa transmitir conhecimento de geração a geração, tendo a qualidade como foco desta em Nova Soure, sendo a qualidade um conceito subjetivo, variável e de acordo à percepção de cada um no mundo, a colaboração que posso da à mesma para que seja de qualidade, é oferecendo uma gestão escolar para a escola que pleiteio, atendendo as demandas administrativas, pedagógicas e sociais, cobrando do poder público e dos órgãos competentes da educação mais investimentos na escola, dignidade e respeito na administração dos recursos da educação para que alcancemos a qualidade tão almejada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verônica a flexibidade do processo educacional permite que a socialização dos conhecimentos e saberes possa atender a qualidade da educação. Todavia, como bem colocado com rigor!Pois as várias dimensões exigem um trato diferenciado e envolto pela dignidade e respeito com a coisa pública.Para tanto, precisamos de uma rede colaborativa, formada por pessoas conscientes e que objetivem ofertar sempre o melhor.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  22. A partir do momento que o profissional tem compromisso,determinaçaõ e respeito está colaborando para uma Educação de qualidade,claro, isto entrelaçado a qualidade das políticas públicas e as demandas da sociedade de forma que não seja somente individual e sim pensando conjuntamente,olhando o todo.Posso colaborar buscando com compromisso a parceria e envolvimento de todas as partes que compõe a unidade escolar construindo novos conhecimentos e desenvolvendo novos saberes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta...suas palavras apresentam elementos primordias para termos uma educação de qualidade: respeito, compromisso, parceria...Trago outro, a sabedoria!Pois temos que lidar com pessoas, insumos diversos... Somente atingiremos com determinação, persistência, mesmo que seja diante dos entraves.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  23. Para que se tenha uma educação de qualidade é importante o envolvimento de todos, formando na instituição educativa uma verdadeira equipe de trabalho. Faz necessário também buscar parceria com as políticas públicas, assumindo as atribuições com compromisso e responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça, o espírito de equipe possibilita a melhoria das políticas públicas, pois terminamos dividindo responsabilidade e sonhando coletivamente.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  24. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?
    Enquanto professora na sala de aula a minha atuação segue um propósito "resgatar" a auto estima dos alunos, trabalhando de forma coerente e significativa para uma formação de qualidade, respeito e responsabilidade. Procuro trabalhar as vivências do cotidiano deles para que possam aprender a solucionar situações que surgirão do dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília...que bom! O resgate da auto-estima promoverá a identidade do aluno, dessa forma as vivências serão respeitadas em prol da nossa educação.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  25. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE-BA seja de QUALIDADE?
    Planejar com consciência os propósitos decididos e explícitos no Projeto Político Pedagógico que é indispensável para nortear o processo de ensino aprendizagem. Sendo uma educadora comprometida buscando cada vez mais conhecimentos inovador, procurando desempenhar o desenvolvimento profissional com competência e habilidade expondo em prática os conhecimentos estabelecidos no processo de formação como um todo, envolvendo o sistema educacional, pais e a comunidade. Formando assim cidadãos críticos e pensantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gicéia, o planejamento será um norte, quando registrado, evita improviso!Temos profissionais capacitados e comprometidos...cabe a nós conscietizarmos, ajudarmos aqules que ainda estão em processo.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  26. De que forma posso colaborar para que a Educação Pública de Nova Soure-Bahia seja de qualidade?
    * - Somos tantas coisas que nos esquecemos de parar de reclamar e colocar nossas idéias e opiniões em prática. Reclamar é muito fácil, basta abrir a boca, mas fazer, arregaçar as mangas, se torna muito mais difícil. Por isso vale fazer uma breve reflexão sobre a nossa colaboração para que a educação pública seja de qualidade e o que estamos fazendo para mudar.
    É o que, mas ouvimos são as reclamações de professores, alunos, pais, comunidade, mas não vemos quase nada de ação. Por isso cabe a nós profissionais da educação fazer valer o nosso papel de educador, dando ênfase a um ensino mais democrático, com diálogos abertos, com informações que provoquem reflexão a respeito dos fatos sociais existentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma verdade!Fracigelma, vivemos uma era da reclamação e de pouca ação, porém considero-a transitória, daqui há alguns anos teremos profissionais atuando, refletindo...colaborando!Resta a cada um saber e aplicar as suas atribuições...Temos que acreditar!

      Att,

      Robélia

      Excluir
  27. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?
    Desenvolver um trabalho com comprometimento profissional, ter um olhar sensível ao projeto politico pedagógico da escola, conhecendo a realidade local, bem como otimizar o tempo em sala de aula, além de usar adequadamente os recursos disponíveis na instituição, sobretudo trabalhar com amor e parceria. Assim certamente estou contribuindo para uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crisnanda, o comprometimento eivado de sensibilidade valida um projeto político pedagógico em prol da efetivação de uma educação de qualidade.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  28. De que forma posso colaborar para que a Educação Pública de Nova Soure seja de qualidade?

    Buscando sempre ampliar os comhecimentos, pois a cada dia aparecem situações desafiadoras em sala de aula. Dessa forma é importante que o educador esteja preparado para acompanhar as mudanças e assim proporcionar uma prática pedagógica adequada a realidade de seus educandos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A busca constante, a superação dos desafios... a promoção da mudança assegurará a melhor práxis pedagógica.

      Att,

      Robélia

      Excluir
    2. Maristela, a ampliação do conhecimento faz com que saibamos alidar com as situações desafiadoras de sala de aula.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  29. Trabalhar com amor, por uma educação que promova paz, generosidade e democratização de oportunidades entre todos envolvidos na educação. Só assim encontramos felicidade em nosso trabalho. Acredito que criatividade, generosidade,e democratização geram realização e felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O amor move montanhas"...ele também amplia, ressignifica e alimenta o processo educacional.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  30. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA
    SOURE-BA seja de QUALIDADE?
    *Acredito que para termos uma educação pública de qualidade, é preciso primeiramente da colaboração e participação de cada um na busca constante de se potencializar, objetivando os desafios que não param e nesse contexto, idéias educacionais requer aperfeicoamento e um projeto político-pedagógico dinâmico, que contemple a comunidade escolar como um todo. Para que haja um trabalho personalizado coletivo e individual, com os pais e as crianças, objetivando suprir as dificuldades de aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Adriana!Devemos ter o PPP como norte e uma ação impregnada de significado.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  31. Para que o Município de Nova Soure, oportunize uma educação pública de qualidade á população ,é necessário que todos os sujeitos envolvidos no processo educacional , tenham compromisso e responsabilidade .
    Enquanto servidora publica e cidadã deste Município, devo cumprir com a minha função e colaborar coparticipando de projetos e ações desenvolvidas não somente na perspectiva do âmbito escolar o qual estou lotada, mas na melhoria de educação com um todo, sem esquecer de respeitar uma hierarquia .

    ResponderExcluir
  32. De que forma posso colaborar para que a Educação Pública de Nova Soure-Bahia seja de qualidade?

    Para que o Município de Nova Soure, oportunize uma educação pública de qualidade á população ,é necessário que todos os sujeitos envolvidos no processo educacional , tenham compromisso e responsabilidade .
    Enquanto servidora publica e cidadã deste Município, devo cumprir com a minha função e colaborar coparticipando de projetos e ações desenvolvidas não somente na perspectiva do âmbito escolar o qual estou lotada, mas na melhoria de educação com um todo, sem esquecer de respeitar uma hierarquia .

    Para que o Município de Nova Soure, oportunize uma educação pública de qualidade á população ,é necessário que todos os sujeitos envolvidos no processo educacional , tenham compromisso e responsabilidade .
    Enquanto servidora publica e cidadã deste Município, devo cumprir com a minha função e colaborar coparticipando de projetos e ações desenvolvidas não somente na perspectiva do âmbito escolar o qual estou lotada, mas na melhoria de educação com um todo, sem esquecer de respeitar uma hierarquia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eline, atuamos em instituições que integram um sistema, este por sua vez possuia orgãos, chefes imediatos e principais, servidores, parceiros...todos devem procurar fazer a sua parte.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  33. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?

    Buscando qualificação profissional a cada momento para desenvolver na prática conhecimento teórico adquirido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guiga..estudar e aplicar os conhecimentos constituídos!Isto é a práxis!

      Att,

      Robélia

      Excluir
  34. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÂO PUBLICA de NOVA SOURE/BA seja de QUALIDADE?
    -Conversação em momentos oportunos nos vários setores escolares,com orientadores;
    -Convidando palestrantes esclarecidos sobre assuntos que envolvem a modernidade;
    _Distribuindo folhetos informativos;
    _Trazendo grupos de teatros com influentes apresentações,pois se a palavra convence,o exemplo arrasta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, tudo começa pelo diálogo, e este deve ser socializado de modo coerente, respeitador.. palestras,folhetos, trabalhos coletivos...somente tendem a enriquecer a educação de no município.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  35. R- Com base nos estudos realizados acerca da qualidade das políticas públicas atuais e as demandas da sociedade, é possível afirmar que para que haja uma educação de qualidade é necessário o engajamento de todos no processo educacional, de modo que todos possam participar, colaborando para o bom andamento das ações educacionais, obedecendo a um planejamento pré- definido pela comunidade escolar, avaliando as ações e com base, nisso, definindo os passos futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leyla Dayane...isto o planejamento norteará a ação pedagógica.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  36. Cris Silva, 29 de Outubro de 2012

    De que forma posso colaborar para que a Educação de Pública de Nova Soure-BA seja de qualidade?

    * Bom envolvimento de todos os segmentos: família, comunidade e equipe gestora.
    * Realização de ações a curto, médio e longo prazo, de forma coletiva, atendendo a necessidade da comunidade.
    * Planejamento, trabalho em equipe e sintonia entre os componentes da equipe escolar.
    * Trabalho realizado com clareza e transparência nas decisões.
    * Auto determinação dos educadores, mediante linhas de pensamento condizentes a realizações: Eu posso, eu quero, eu mereço, eu vou conseguir.
    Todos esses aspectos são importantes na promoção do bom funcionamento de uma instituição escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, a família, a escola e a gestão devem ter um interesse comum: o aluno!

      Att,
      Robélia

      Excluir
  37. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÂO PUBLICA de NOVA SOURE/BA seja de QUALIDADE?
    Realizando com boa vontade, as atribuições de um bom educador. Muitas das nossas conquistas, dependem de quanto apostamos, para alcançarmos os nossos objetivos. Penso que na Educalção não é diferente, devemos abraçar as inovações e refletir, o quanto aprendemos com as liçoes do passado. Pensando assim, acrescento: no âmbito escolar, sempre procuro me envolver nas questões que dizem respeito a melhoria da Educação de modo geral na Escola, não só diretamente da minha sala de aula. Isso pode acontecer com a socialização e troca de experiências.

    ResponderExcluir
  38. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÂO PUBLICA de NOVA SOURE/BA seja de QUALIDADE?

    Cumprindo o meu papel de Educar. E Educar para a Vida, pois a escola e a vida estão interligadas. Não há mais como pensar numa educação formal só direcionada a letras e números, tão pouco, sem eles. O novo educando de todos os lugares, inclusive os de Nova Soure, precisam dessa Educação. Também é importante contagiar com entusiasmo pessoas envolvidas no processo para que percebam essa necessidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, contagiar é vivenciar, é se apoixanar por um propósito educativo.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  39. De que forma posso colaborar para que a EDUCAÇÃO PÚBLICA de NOVA SOURE - BA seja de QUALIDADE?
    Entendo que não existe uma fórmula mágica ou mesmo única, para solucionar um problema de tal magnitude como a qualidade na educação, seja ela em Nova Soure ou em outro local, mas no que tange as minhas colocações em relação ao tema quanto às ações que se pode tomar para tentar amenizar essa situação, é desenvolver projetos educativos que contemplem os potenciais educativos da cidade e da comunidade como espaço de aprendizagem, intensificar as vivências comunitárias, favorecendo o bom relacionamento entre comunidade e escola para um envolvimento maior no processo educativo. Compreende-se assim, que a educação não é tarefa única da escola, mas uma responsabilidade conjunta de todos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariete, suas palavras traduzem a educação colaborativa1

      Att,

      Robélia

      Excluir
  40. De que forma posso colaborar para que a educação pública de Nova Soure – BA seja de qualidade?
    Colaboro para uma educação de qualidade quando me percebo parte deste processo, e tomo também para mim a responsabilidade com o sucesso e com o fracasso das escolas em que trabalho, percebendo que se participo do problema preciso participar da solução.
    Cada um de nós precisa fazer a sua parte e desempenhar o seu papel com responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí, Jussara!Fazemos parte deste contexto, e, não podemos falar dele como se não fizessemos parte.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  41. Posso colaborar de maneira gratificante, pois estou sempre buscando novas práticas a fim de poder contribuir para uma educação de qualidade em Nova Soure. Uma prática que contempla a interação e o diálogo, respeitando a vivência trazida, além da aprendizagem dos conteúdos de cada educando. Busco sempre integrar a família e a comunidade, e junto com o gestor escolar do Polo 04, estamos sempre articulando estratégias que estimulem a participação da família juntamente com a comunidade na escola, com o objetivo de que eles se sintam parte integrante da escola. Sendo assim, se a escola e a família trabalham unidas, as nossas crianças terão sucesso na aprendizagem. Dessa forma, o resultado é benéfico para todos.

    ResponderExcluir
  42. De que forma posso colaborar para que a educação de Nova Soure seja de qualidade?

    A palavra qualidade tem caráter extremamente subjetivo dependendo do olhar que se faca sobre a mesma.
    Para que a educação de Nova Soure seja de qualidade é preciso observa-la como um todo: No aspecto social, administrativo, pedagógico e principalmente humano.
    Do ponto de vista social a questão escolar precisa estar sensibilizada aos reais problemas da comunidade a qual estar inserida. Do ponto de vista administrativo a gestão escolar vem se modernizando bastante, porem é preciso ter um olhar empreendedor para os anseios da comunidade educativa a qual se serve implementando os recursos oriundos das escolar administrativas superiores.
    Do ponto de vista pedagógico, a qualidade enquanto subjetiva carece de maior investimento na formação e permanente qualificação dos profissionais de educação que são servidores da escola.
    Alem dos aspectos supracitados, o aspecto humano reforça-se os demais, pois perpacua-as atingindo o foco principal da escola é que a formação e a preparação humana, cada vez mais livres e justa consciente dos seus direitos e deveres

    ResponderExcluir
  43. Cumprindo o meu papel de educadora, acreditando no potencial dos meus alunos sem medo de novos desafios, tendo um olhar cuidadoso voltado para aqueles com dificuldades de aprendizagem, bem como os alunos com NEE, não esquecendo de avançar os demais que encontram-se num nível de aprendizagem maios elevado. Sendo assim, faz-se necessário aplicar com segurança e acreditar que o novo pode dar certo, trcar experiências e fazer autoavaliação da minha práxis pedagógica.

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA