Pages

Ads 468x60px

domingo, 2 de setembro de 2012

ANÁLISE REFLEXIVA:GESTÃO ESCOLAR

A partir de várias pesquisas feitas, escolhemos este vídeo - Analogia de Animação com a Gestão Escolar,  para exibição no Encontro de Abertura do Curso Gestão Escolar (Nova Soure - BA) já que trata de modo criativo o cotidiano do gestor escolar no ambiente educativo. Pedimos atenção! Agora, em reunião com os inscritos de seu/sua polo educacional/unidade escolar, respondam as questões abaixo, tendo como elemento norteador o vídeo exibido:
ATIVIDADE DE GRUPO
(Máximo 08 linhas para cada questão)    
1. Estabeleça um elo entre a gestão escolar do polo educacional/unidade escolar, o/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvem o cotidiano educativo.
2. Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das práticas mais  cotidianas?
3. Para que a superação dos obstáculos ocorram é necessário: valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais são os maiores entraves enfretandos pelo gestor escolar? Observação: O vídeo foi escolhido na Internet/Youtube.

20 comentários:

  1. Ressalto que este vídeo não é de autoria da equipe, sendo eleito dentre tantos os vistos, para ser explorado nos grupos de estudos do curso de gestão escolar, de natureza gratuita. O autor foi bastante criativo e inovador.
    Robélia Aragão

    ResponderExcluir
  2. GRUPO POLO 6

    Selma Amaro dos Santos (coordenadora do grupo)
    Maria Eunice Alves Mendes dos Santos
    Maria de Lourdes

    1) O gestor escolar precisa ser um articulador de ideias e ações, juntamente com sua equipe. Com isso é necessário um comprometimento diante de suas funções em prol do sucesso da comunidade escolar.

    2) Diante dos desafios que envolvem o processo educativo, a aprendizagem acontece de forma espontânea em meio a interação com o outro, superando os obstáculos ocorridos no dia-a-dia.

    3) Realização de ações visando a integração dos professores e demais profissionais da escola; Apoio e participação dos pais; Assegurar que o currículo proposto seja capaz de promover ações para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Olha o Grupo do Polo 06 aí, gente! Muito bem garotas... já vi que estão realizando as etapas do curso com atenção e agilidade. A postagem de vocês apresenta uma concepção de gestor dinâmico e responsável para atuar no contexto desafiador.

    ResponderExcluir
  4. 1. Estabeleça um elo entre a gestão escolar do polo educacional/unidade escolar, o/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvem o cotidiano educativo.

    O vídeo retrata alguns aspectos do cotidiano escolar do pólo educacional, a exemplo do gerenciamento da equipe que já existe de certa forma, mas precisa ser ressignificado partindo da iniciativa da gestão para que todos os envolvidos reconheçam seu papel estabelecendo assim, um novo olhar para educação.

    2. Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das práticas mais cotidianas?

    A cada nova problematização, advinda do cotidiano, surge uma nova reflexão e consequentemente novos conhecimentos para consolidar o crescimento pessoal e profissional, estabelecendo uma melhor forma de agir e vencer os desafios.

    3. Para que a superação dos obstáculos ocorram é necessário: valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais são os maiores entraves enfretandos pelo gestor escolar?
    Distancia entre as escolas do polo, dificultando o acompanhamento do processo pedagógico, bem como, tornar o espaço educativo mais prazeroso, contando com a presença mais intensa da família na escola, porém, um dos maiores entraves enfrentados por este polo é conseguir melhorar a qualidade da educação.


    Grupo de trabalho:
    Tatiane Moreira (coordenadora do grupo); Jaciene Moreira;Maria Rosemar Nascimento;José Domingos Oliveira;Maria Lúcia Amaro;Maristelma Gonzaga;Maria José Céu;Maria do Carmo Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que todos colaboraram para a realização desta atividade. As respostas retratam a visão da coletividade, estabelendo um elo entre o cotidiano educativo do polo educacional de modo ressignificativo, pois pontua a necessidade do envolvimento, da articulação entre a teoria e a prática. Todavia, ampliando a explanação do grupo que pontua como maiores entraves a distãncia entre os pólos e a melhoria da educação,aponto que esta última devia ser concebida não como um entrave e, sim, como uma meta. A ausência de comprometimento coletivo, do respeito aos valores...podem travar o fluxo das ações. Por fim, o grupo, a partir de sua visão, fortalece a nossa chamada: precisaremos de um time para melhorar a educação.

      Excluir
    2. Acrecentando a postagem referente as respostas do grupo, Primeiramente, abraços ao grupo!Venho enfatizo que a distãncia entre os pólos é uma meta,e ao mesmo tempo esclarecer o motivo: a questão se referia a valores, sentimentos e relações interpessoais e, não as questões administrativas e logísticas. Que os demais grupos fiquem atentos aos enunciados.Abraços

      Att,

      Robélia

      Excluir
  5. ATIVIDADE EM GRUPO

    1. Estabeleça um elo entre a gestão escolar do polo educacional/unidade escolar, o/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvem o cotidiano educativo.
    O vídeo expõe algumas situações vividas dentro do contexto escolar fazendo relação com a postura dos gestores frente aos desafios educacionais.
    Trazendo isso para o polo 8 os profissionais da educação trabalham em equipe, respeitando os princípios morais e éticos e assim como no vídeo e no cotidiano da gestão escolar temos momentos de desequilíbrio onde se faz necessário traçar novos objetivos, buscando a preservação dos princípios para assim alcançarmos o sucesso educacional, uma vez que é necessário a reorientação das ações, objetivos e metas.
    2. Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das práticas mais cotidianas?
    É através dos desafios, das descobertas e da reflexão das situações já vivenciadas que descobrimos novas formas de fazer e agir. O que contribui para o nosso crescimento pessoal e profissional embora seja importante ressaltar que algumas pessoas possuem resistência em refletir sobre suas ações e atitude e dificilmente aprende com seus erros ou aprimora as ações acertadas.
    3. Para que a superação dos obstáculos ocorram é necessário: Valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais são os maiores entraves enfrentados pelo gestor escola?
    Levando-se em conta todo o contexto escolar pode-se considerar como entrave a falta de autonomia uma vez que muitas ações depende de outras equipes, secretarias etc. A conquista da participação efetiva da comunidade escolar e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e consequentemente “ O querer que dê certo” por parte de todos os envolvidos com a escola, pais, alunos, pessoal de apoio etc.


    Componentes:
    José Edivânio, Jussara Marques, Hildete Curcino, Marcos Bittencourt, Roberta Cruz, Olivia Muniz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Polo 08 chegou...trazendo uma explanação que pontua a relevãncia do trabalho em equipe em prol da superação dos desafios escolares. Os principios devem ser os norteadores da ação educativa para alcançar as metas e objetivos. Enfatizo que a unidade escolar integra um sistema de ensino e é vinculada a uma secretaria de educação, nem esta e nem a escola possui autonomia plena. Entretanto, ambas enfretam desafios, encontram obstáculos pois lidamos com gente, dependemos de recursos...mas juntos temos tentado melhorar a educação com a qual nos comprometemos.

      Excluir
  6. ATIVIDADE EM GRUPO:

    1 – Estabeleça um elo entre a gestão escolar do pólo educacional/unidade escolar ou/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvem o cotidiano educativo.
    • Muito se fala de modelo de gestão transparente. Não há um consenso que defina um padrão desse tipo de administração, mas especialistas concordam, entretanto, que a transparência está relacionada ao fato da organização divulgar suas informações e suas ações para seus diferentes públicos – internos e externo.
    2- Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das práticas mais cotidianas?
    • O retorno das famílias, questionando, analisando a problemática escolar, é um exercício democrático. E conviver com a pluralidade é assumir as questões mais votadas, sem esquecer de manter seus ideais e idéias. Mas a tarefa da escola é construir possibilidades de uma gestão democráticas.
    3- Para que a superação dos obstáculos ocorram é necessário: Valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais os maiores entraves enfrentados pelo gestor escolar?
    • Qualquer profissional deseja trabalhar num ambiente agradável, em que impere o respeito e a cooperação. Desafios e liberdade para expor opiniões também dão motivação para a melhoria do desempenho e obtenção de resultados satisfatórios. A postura do líder influencia o clima organizacional e a relação entre as pessoas. Em uma escola não é diferente. O comportamento do gestor interfere na atuação dos professores e outros funcionários e, consequentemente na qualidade da educação.
    São vários os entraves enfrentados pelo gestor escolar: Definições de papeis e diálogo-são dois importantes pilares; o gestor precisa estabelecer uma relação de confiança com a equipe-manter um espaço aberto para o diálogo; o gestor precisa estar pronto para fazer as intervenções e manter ao mesmo tempo o respeito. Se a relação não for boa, nada adianta. Se a gente não tiver liberdade pra se expressar, o processo não funciona.

    Cristina Silva, 18/09/12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris... a coletivadade deve defender o essencial: a educação pública de qualidade para todos. Para tanto, vivemos numa democracia e nossas escolas atendem alunos de várias camadas populares. Diante disso, precisamos de gestores dinãmicos e abertos às mudanças e propostas de trabalhos significativas.

      Excluir
  7. Atividade em grupo

    1. Estabeleça um elo entre a gestão escolar do polo educacional/ unidade escolar, o/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvem o cotidiano educativo.
    R: O vídeo demonstrou ausência de parceria onde a personagem a todo momento realizou o trabalho com individualismo, chegando a ficar acarretada perdendo todo o trabalho já realizado, tendo que recomeçar tudo novamente. Em se tratando do Polo 02, este faz um trabalho diferenciado do filme, visto que a equipe gestora planeja suas atividades e com o apoio dos professores e funcionários realiza-as, obtendo parcialmente resultados satisfatórios, em partes.

    2. Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das praticas mais cotidianas?
    R: Através de reflexão sobre erros e acertos podemos transformar ações para que possamos alcançar metas e objetivos educacionais lançados.

    3. Para que a superação dos obstáculos ocorram é necessário: Valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais são os maiores entraves enfrentados pelo gestor escolar?
    R: São inúmeros os problemas presentes no campo educacional e a unidade do Polo 02 não está isenta de tais problemas, pois se depara com a ausência de uma integração da equipe escolar no que diz respeito ao desempenho das ações pedagógicas, no processo de ensino aprendizagem que em parte não há rejeição do educador, mas acomodação em vivenciar o novo, ou em procurar com mais avidez praticar o que se fala e necessita.
    Sendo que nossa clientela muitas vezes vem de uma família que apresenta desestruturas sociais e econômicas, o que se reflete também no desempenho do educando, mas que a parte pedagógica tem de ser feita independente da outra, por exemplo, a formação de hábitos e comportamentos adquiridos no ambiente familiar, que necessitam ser transformador. E se a prática pedagógica não age, a desestruturação acontecerá também na escola.

    Componentes:
    Eliene Saldanha, Jivonete Rodrigues, Neura Pimentel

    ResponderExcluir
  8. O Polo 02 trouxe uma explanação associada ao próprio contexto, as vivências das unidades escolares pertencentes ao mesmo. Nota-se uma preocupação em superar os obstáculos e estabelecer elos entre os membros da comunidade educativa em prol da educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  9. ATIVIDADE DE GRUPO


    1. Estabeleça um elo entre a gestão escolar do polo educacional/unidade escolar, o/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvam o cotidiano educativo.

    Um dos desafios do gestor escolar é articular o trabalho coletivo, envolvendo toda a comunidade educativa na tomada de decisões, contribuindo para um melhor desempenho da unidade escolar. Mediante o que foi visto no vídeo, vale ressaltar que o trabalho quando não acontece no coletivo torna-se mais difícil de ser realizado com sucesso.
    O vídeo demonstrou também que a persistência é fundamental para superar todos os desafios. Portanto, mesmo diante dos obstáculos encontrados devemos persistir para alcançar os nossos objetivos.

    2. Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das práticas mais cotidianas?

    Enfrentar diariamente desafios e problemas faz parte da vida de qualquer gestor profissional e o gestor escolar não está fora desse contexto, são eles que nos impulsionam a ação provocando a reflexão no sentido de procurar superá-los. Para superar um problema é preciso ter consciência de sua existência e assumi-lo como algo que nos diz respeito, sermos persistentes e não desistirmos. Para que haja crescimento e mudança de atitudes, faz-se necessário superar os problemas diariamente dentro do nosso espaço de trabalho. Dessa forma, é através da reflexão e autoavaliação de nossa prática que podemos melhorar.

    3. Para que a superação dos obstáculos ocorra é necessário: valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais são os maiores entraves enfrentados pelo gestor escolar?

    As relações interpessoais. Na verdade o que falta é todos/todas os/as participes da comunidade escolar vejam o outro como parceiro e saibam que todos/todas são atores neste cenário mantendo uma relação de empatia entre si, lutando assim pelo bem comum, a aprendizagem dos(as) estudantes. Também é de suma importância que haja respeito mútuo e humildade entre toda comunidade escolar.


    COMPONENTES:
    Rosânia Leite, Adriana Belchior, Giceia Goes, Andrea Carla, Luciana Nascimento, Claudia Xavier, Maristela Brito, Lucineide Oliveira, Maria Neide e Jecilene Barreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem!Também concebo algumas colocações do grupo de modo correlato ao que foi exposto, elecendo as relações interpessoais como um dos desafios!

      Att,

      Robélia

      Excluir
  10. Estabeleça um elo entre a gestão escolar do polo educacional/unidade escolar, o/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvem o cotidiano educativo.

    O vídeo retrata a realidade do polo educacional, disseminando uma discussão sobre novas formas de organização do trabalho escolar, com práticas pautadas na participação, na reflexão e na autonomia, instituindo uma lógica inovadora nas relações pessoais e interpessoais da educação, na direção de um modelo democrático de gestão. Acreditamos que o trabalho reflexivo no âmbito da escola pública só será possível na medida em que se retirem as diversas experiências escolares da esfera do particular e do individual e se transforme, cada vez mais, em uma experiência coletiva na construção do Plano Escolar.

    2. Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das práticas mais cotidianas?

    Parte-se de um questionamento amplo, da descrição da escola que temos e da escola que queremos, procura-se ouvir e envolver todos os segmentos escolares evidenciando os diferentes pontos de vista e anseios presentes em uma mesma prática escolar.



    3. Para que a superação dos obstáculos ocorram é necessário: valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais são os maiores entraves enfrentados pelo gestor escolar?
    Chegando-se ao consenso um dos maiores entraves neste ano foi a falta de uma coordenador e consequentemente, enfatizando a fala da colega Taty a distância entre as escolas do polo, que realmente não se tem um acompanhamento pedagógico mais preciso. Para tanto, necessitando assim, de maior comprometimento por parte de toda a comunidade escolar, na perspectiva de buscar a superação da dicotomia entre teoria e prática a partir dos conflitos e contradições vivenciados no contexto da escola pública.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilhermina, interessantes colocações do grupo!Na área da educação Almejamos muito uma escola ideal, todavia, atuamos distantes daquilo que queremos.Temos muito, ainda que avançar, apesar das melhoras visiveis.

      Att,

      Robélia

      Excluir
  11. Atividade de grupo
    Unidade Escolar Crache Casulo
    Grupo: Gilceleide Muniz; Maria das Graças Santos; Maria Verônica Bonfim e Zânia Roberta Machado Silva

    1.Estabeleça um elo entre a gestão escolar do polo educacional/unidade escolar, o/a qual pertence, com a animação, sem perder de vista os aspectos que envolvem o cotidiano educativo.
    R-A escola é o espaço escolhido pela sociedade para através de suas ações alcançar objetivos educacionais visando aspectos que envolvam o cotidiano educativo. O vídeo aborda a questão da necessidade de mudança, da mesma forma, na nossa escola estamos sempre buscando inovar a prática para acompanhar os avanços ocorridos na sociedade. É indispensável a participação de todos os envolvidos nesse processo para que o desenvolvimento aconteça.

    2-Por que podemos aprender com a perspectiva da descoberta a partir da problematização das práticas mais cotidianas?
    R- A prática docente é um aspecto explícito da profissional idade através da qual as teorias se efetivam, tomam corpo e se apresentam, além de evidenciar que teoria e prática se intercomplementam. Pois é através do cotidiano que observamos e avaliamos toda a nossa prática, sabemos também que os problemas faz com que a gente procure ter novas posturas
    e cresça.
    3-Para que a superação dos obstáculos ocorra é necessário: valores, sentimentos e relações interpessoais. Quais são os maiores entraves enfrentados pelo gestor escolar?
    R- Por em prática a implementação do Projeto Político-pedagógico. Analisar o cenário anterior e posterior ao projeto de intervenção, estabelecendo um paralelo entre ambos.
    “A importância da participação da família nas ações da escola”, reconhecer os princípios fundamentais da Gestão Democrática, dificuldades como organização para que a comunidade escolar(em especial as famílias),se perceba no processo de Ensino Aprendizagem. Analisar ainda as dificuldades decorrentes da concepção deste principio. “A construção do político pedagógico da escola”, mesmo promovendo reuniões com a comunidade local, não se consegue, a participação de todo cidadão envolvido no contexto escolar. Fazer uma reflexão acerca do processo de reconstrução do projeto Político Pedagógico. Destacar as dimensões políticas e pedagógicas implícitas nessa construção, ressaltando a necessidade de se planejar o desenvolvimento da escola como condição indispensável para que os objetivos sejam alcançados. Enfatizar a urgência de empreender um esforço coletivo para vencer as barreiras e entraves à construção de uma escola que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania, espaço que se aprende a aprender, a conviver e a ser com e para os outros. Enfim, conseguir envolver a comunidade escolar (as famílias) no processo de ensino e aprendizagem. Mas para que isso ocorra é necessário que a equipe da unidade escolar consiga interagir com os mesmos.


    ResponderExcluir
  12. O grupo da Creche apresenta uma interessante explanação norteada pelos questionamentos lançados. Estabelecem um elo entre a gestão, a prática pedagógica e participação da família, deixando claro a concepção de que a educação não é feita isoladamente.

    Att,

    Robélia

    ResponderExcluir
  13. 1. Com base na análise do vídeo, é possível afirmar que todas as ações ali apresentadas devem ou fazem parte da realidade dos gestores escolares. Com base nisso, podemos afirmar que a realidade do Polo 04 não é diferente, analisamos constantemente o desempenho da nossa equipe e, com base nisso, redefinimos a nossa prática pedagógica, lutando constantemente para que os desafios sejam alcançados e, quando não obtivemos êxito, paramos, refletimos acerca da nossa prática para, a partir daí, traçar novas metas e objetivos, tendo sempre em mente que o sucesso é, sim, possível.
    2. Porque nesta perspectiva, visamos à articulação de teoria e prática, tendo como ponto de partida o conhecimento. Dessa forma, conseguimos emitir algumas hipóteses, relacionando os conceitos aprendidos percebendo um despertar efetivo na participação e no interesse dos envolvidos. Demonstrando habilidades, interatividade, aprendizagem colaborativa e significativa, através da socialização e da construção do conhecimento, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades como observação, criatividade, organização, registro de situações de aprendizagens educacionais, realização de análises e dados.
    3. Gerir é uma ação desafiadora, visto que os envolvidos no processo precisam estar comprometidos visando o bem estar de toda a comunidade escolar. Porém, há alguns entraves que, infelizmente, constituem desafios para que haja um bom andamento das ações escolares, que são: falta de apoio dos pais, desmotivação por parte de alguns alunos, falta de compromisso por parte de alguns envolvidos no processo de ensino- aprendizagem, dentre outros problemas, que constituem um desafio no processo de gestão.
    Leyla Dayane de Souza Costa, Maria Emília Silva Matos de Almeida, Hildete de Carvalho Mendes, Mariete Pereira, Cecília Moreira de Almeida, Antonio Luis Santana.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grupo, é um prazer vê-los aqui. Notamos a visão concedida do grupo mediante palavras tão pertinentes. Temos avanços, falhas...entraves...mas temos tentado acertar!Precisamos de um mutirão para reformar a eduação.

      Robélia Aragão

      Excluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA