Pages

Ads 468x60px

domingo, 25 de novembro de 2012

Recreio Dirigido: propostas de ações.

 Fonte: imagem da internet

Individualmente, proponha 05 (cinco) ações que possam ser realizadas no intervalo destinado ao Recreio Dirigido nas unidades escolares da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nova Soure - BA, envolvendo professores, servidores, alunos e parceiros.


26 comentários:

  1. Garantir a segurança dos alunos no horário de recreação escolar(RECREIO DIRIGIDO) bem como oportunizar mais diversão e educação, visando também uma convivência saudável e um melhor relacionamento entre os mesmos.

    · Dança improvisada;

    · Exibição de filmes infantis e educativos;

    · Teatro de fantoches;


    · Futebol;

    . Brincadeiras diversas (corda, baleado, cabo de guerra, etc);

    · Produções diversas;

    · Pintura (cola colorida e tinta guache);

    · Dança contemporânea etc.

    ResponderExcluir
  2. O objetivo é orientar os alunos nos jogos dirigidos para que estes ensinem os colegas de maneira agradavel e divertida possibilitando assim maior aproximação e respeito.
    Seguem cinco sugestões:
    jogo de dama;
    futebol;
    quebra-cabeça;
    baleado;
    jogo da velha.

    ResponderExcluir
  3. Tendo em vista a necessidade de explorar o ambiente do pátio da escola no horário do recreio, segue abaixo algumas sugestões:
    pula corda;
    jogos de dama;
    quebra-cabeça;
    boliche;
    dominó.

    Comentário de Francigelma Lopes

    ResponderExcluir
  4. POLO 04 (LEYLA DAYANE, MARIA EMILIA, CECILIA, ANTONIO LUIS, MARIETE E HILDETE MENDES.
    A escola deverá estabelecer o mínimo de aprendizado estabelecendo diretrizes pedagógicas consoantes com as vivencias e conhecimentos dos seus alunos e o mundo que o cerca. A qualidade do ensino depende da organização escolar, do plano de desenvolvimento da escola e do projeto pedagógico envolvendo no estudo experiências educacionais, com o objetivo de analisar e discutir criando novas formas de interagir com seu meio social sempre voltada para melhoria da qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  5. Cada escola, de acordo com o espaço disponível, o material existente, funcionários e a faixa etária dos alunos, através de um bom planejamento decidirão quais são as melhores atividades para cada realidade.
    1- Oferecer diariamente três opções de atividades aos alunos deixando-os livres para participar ou não, sendo coordenados pela coordenação pedagógica da escola e executadas pelos monitores do programa Mais educação.
    2- Coletivamente produzir um cronograma de atividades esportivas e culturais, que será fixado em um lugar visível da escola, onde cada dia da semana terá atividades especificas para cada serie/ano, sendo coordenados pela coordenação da escola e executada por recreadores.
    3- Aproveitar o início do ano letivo e organizar o espaço escolar com pinturas de amarelinhas no piso, colocar cestas de basquete e no horário do recreio o pessoal de apoio devem manter o espaço em condições de uso e disponibilizar jogos. Coordenado pela coordenação e executado por todos os funcionários.
    4- Dividir o recreio em dois horários, e de acordo com o interesse dos alunos. Planejar as atividades e propor a gestão coletiva do espaço da escola, onde todos serão responsáveis para o desenvolvimento destas atividades.
    5- Os alunos que apresentarem bom comportamento fazer todas as tarefas e não brigar será monitor por duas semanas e ganharão um jaleco. Será feito rodízios de alunos monitores com todas as salas de aula elegendo dois por turma, uma vez por mês. Estes alunos ajudarão no desenvolvimento das atividades bem como no cuidado com os brinquedos e jogos. Haverá diversidades de brincadeiras seguido um cronograma.

    ResponderExcluir
  6. O recreio é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento da criança, mais para que o mesmo tenha significado educativo é fundamental que seja dirigido pelo corpo docente envolvido funcionários e voluntários. É nessa perspectiva que pode ser desenvolvida varias atividades educativas como:
    -Jogo da velha
    -coelhinho na toca
    -viagem a lua
    -baleado
    -boliche
    Essas atividades têm como finalidades desenvolver competências e habilidades, interação e percepção do educando. Além de trabalhar valores que tem como objetivo o respeito mútuo.

    ResponderExcluir
  7. O professor muitas vezes não faz o recreio dirigido talvez por não perceber a importância do mesmo, pois as atividades educativas desenvolvidas durante o recreio não deixa de ser um momento de aula, até por que é trabalhado 4 horas aula.
    É sabido que o educador tem um papel fundamental em orientar, organizar e coordenar as atividades propostas determinando regras e limites para que o recreio dirigido tenha significado na vida do educando. Com tudo é imprescindível que envolva funcionário e voluntários para melhor conduzir as atividades determinadas.com isso pode ser desenvolvidas
    Atividades como:
    *Quebra cabeça
    *perguntas e respostas
    *cantiga de roda
    *jogo do dado
    *jogo com bola
    O objetivo dessas atividades é desenvolver varias habilidades, além de despertar o prazer de aprender brincando.

    ResponderExcluir
  8. Na escola precisa ter vários brinquedos que possam ser utilizados no momento do recreio como: bola, corda, bambolê, jogos de tabuleiro, entre outros. Para que as crianças possam escolher o tipo de brincadeira que mais gosta e com quem deseja brincar. Sabemos que é através dos jogos e brincadeiras que elas aprendem a esperar a sua vez, a respeitar regras, a colaborar, etc. Por meio dos jogos coletivos as crianças aprendem a ter autonomia, liderança, união e descobrem que juntas tornam-se mais fortes.
    Diante disso, o(a) professor(a) deve orientar e fiscalizar o recreio, digo orientar para que todas as crianças possam participar das brincadeiras e aprendam a ser responsáveis pelos brinquedos, devolvendo do mesmo jeito como o recebeu e fiscalizar para que possa evitar agressões, acidentes, discriminação...
    Acredito que os estudantes necessitam de um momento livre para fazer suas escolhas, outras amizades, novas descobertas, dividir espaços, enfim conviver socialmente.
    Deve também eleger líder de sala para que estes ajudem a organizar jogo e/ou brincadeiras, com os colegas de sala, no momento do recreio.

    ResponderExcluir
  9. Selma Amaro
     O recreio dirigido está sendo uma das atividades, entre as demais, de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem, havendo maior disciplina, confiança, organização, respeito mútuo e prazer. Assim segue 05 ações:
    1. Atividades lúdicas dirigidas como amarelinha, elástico, bambolês, petecas, cordas, dominós, pega-varetas, jogos de memória;
    2. Intervalo musical;
    3. Recitar poemas de grandes nomes da literatura brasileira e também de autoria própria;
    4. Apresentação de grupos de teatro e dança;
    5. Apresentação de filmes (de acordo com a temática do mês).

    ResponderExcluir
  10. Maria Lucia Amaro
    O recreio dirigido é o momento de construção de novas aprendizagens. Assim é necessário desenvolver:
    • Contação de histórias (pais e professores);
    • Oficinas de arte;
    • Show de calouros;
    • Jogos pedagógicos;
    • Exibição de filmes.

    ResponderExcluir
  11. Cada instituição de acordo com realidade deve decidir e planejar as atividades a serem desenvolvidas.
    - Aproveitar o início das aulas e planejar uma decoração educativa como: amarelinhas variadas, o bocão e outras.
    - No primeiro planejamento produzir um roteiro de atividades para toda a escola, fixar no mural envolvendo toda a equipe escolar.
    - Dividir o recreio em duas etapas e disponibilizar jogos, brinquedos e brincadeiras.
    - Disponibilizar dois tipos de atividades para cada série fazendo rodízio semanal das atividades.
    - No primeiro dia de aula planejar com os alunos um representante de cada turma, oferecendo a função de ajudante do dia o qual terá regras para participar ex: tarefas prontas e bom comportamento.

    ResponderExcluir
  12. O recreio pode e deve ser um espaço que possibilite a criatividade e a expressão dos alunos, momento para estimular os dons artísticos e esportivos. Cabe a escola se organizar para fazer do recreio um momento de descontração, aprendizado e expressão lúdica. É nesse momento também que devemos exercitar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar o outro.
    Para tanto, é importante eleger entre os alunos líderes, acompanhados pelos professores que iriam todo o processo. Tudo isso, através de um resgate histórico de brincadeiras antigas, aulas de artes, confecção de brinquedos diversos e jogo de mesa.
    Enfim, existem várias possibilidades de práticas corporais envolvendo os jogos, as danças, a ginástica, as lutas e os esportes que devem ser explorados, respeitando,é claro, a cultura local e as experiências dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  13. Em muitas escolas o recreio é uma ocasião de diversão e interação para os discentes, no entanto esse momento nem sempre é bem aplicado pelos alunos independentemente da sua série escolar. Sendo assim seria interessante implantar-se nas escolas de Nova Soure projeto de intervenção e integração nas unidades escolares da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no qual envolva professores, servidores, alunos e comunidade para aperfeiçoamento do contexto ensino-aprendizagem envolvendo brincadeiras que sobressairá durante o recreio escolar.
    Apresentando como práticas implantações coletivas de brincadeiras dirigidas na qual direcione o alunado a valores intelectuais, disciplinares e interação durante o recreio na busca de uma formação integral dos alunos.

    Brincadeiras dirigidas: Sendo que cada uma tem metas para atingir.

     Amarelinha
     Bambolê
     Dança da cadeira
     Futebol
     Pular corda
     Queimada
     Vôlei

    Metas a serem atingidas:

     Releituras de assuntos/conteúdos abordados em sala de aula através de jogos educativos explicitando assim os aspectos relevantes na disciplina.
     Promoção de atividades diferenciadas durante o intervalo que estimulem uma convivência harmoniosa e afetiva como o corpo escolar.
     Elaboração de atividades simples, sem muitas regras e que não necessitem de muitos materiais ou grandes espaços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mariete...que bom saber do seu interesse...porém ressalto que já temos a proposta/projeto.Este ano ele será aplicado, por isso, a discussão já na jornada pedagógica 2013. Boas sugestões!

      Att,

      Robélia

      Excluir
  14. O recreio dirigido os jogos e as brincadeiras são importantes tanto para o aprendizado, como também para a vida da criança num todo,pois através deles as crianças aprende a se relacionar melhor, a conviver em grupo, a desenvolver o raciocínio lógico estimular o pensamento, a criatividade. Através dos jogos acontece a socialização, a imposição de regras e limites com isso a escola se transforma em um ambiente agradavel e prazeroso.
    Algumas atividades desenvolvidas:
    --Jogo de bola;
    --Amarelinha;
    --Pula corda;
    --Boliche;
    --Teatro de fantoches.
    --
    --

    --

    ResponderExcluir
  15. Muito bem Giceia.O resgate da brincadeira mediante organização da escola gerará as crianças oportunidades de crescimento.

    Att,

    Robélia

    ResponderExcluir
  16. O brincar durante o recreio dirigido não é apenas uma forma de ocupar o tempo, mas um elemento facilitador para a socialização, uma vez que na espontaneidade e liberdade do momento, a criança interage com o grupo buscando cumplicidade e companheirismo.

    Brincando, a criança exercita suas potencialidades e se desenvolve. O desafio, contido nas situações lúdicas, provoca o pensamento e leva as crianças a alcançarem níveis de desenvolvimento que só às ações, por motivações intrínsecas conseguem. Ela age, esforça-se sem sentir cansaço; não fica estressada porque está livre de cobranças; avança, ousa, descobre, realiza com alegria, sentindo-se mais capaz e, portanto, mais confiante em si mesma e predisposta a aprender.

    As atividades oferecidas serão as seguintes: elástico, amarelinha, corda, bambolê, queimada, dominó, xadrez, jogo de memória, jogo de tênis sem mesa, jogo de botão, quebra - cabeça, dama, dança da cadeira, baleado, karaokê...

    ResponderExcluir
  17. O Recreio deve ser voltado a atividades lúdicas que possam propiciar bem estar para que os estudantes tenham gosto de ir à escola. Mas, devemos nos lembrar que as atividades do recreio podem também esta voltadas às realizadas durante as aulas dentro da sala de aula.
    Sabemos a importância do brincar para toda criança peça fundamental para o desenvolvimento da mesma, que fora instituído pelo ECA.
    E o professor deve buscar meios para esta integração.

    ResponderExcluir
  18. Perfeita colocação, professora Olivia! O Recreio dirigido para a escola nada mais que a extensão das atividades de classe, nas quais as crianças brincam e aprendem. Momento de ludicidade, aprendizagem...Att. Robélia

    ResponderExcluir
  19. Para que o recreio dirigido aconteça acredito ser necessário em primeiro lugar a montagem de um cronograma, onde, em alguns dias da semana possam existir atividades direcionadas e em outros atividades livres, escolhidas pela própria criança, claro que sempre com nossa supervisão.Segue algumas sugestões para a semana:

    1.Jogos como: dominó, dama, jogo da memória, pega varetas, para trabalhar o raciocínio e a concentração.
    2.Brincadeira livre, brinquedos trazidos pelos alunos.
    3.Pula corda,futebol, baleado,para trabalhar movimento.
    4.Amarelinha, elástico,jogo da velha,boliche,para trabalhar movimento e regras.
    5.Brincadeira livre.

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou a favor de ter o recreio dirigido o tempo todo,pois tira a liberdade da criança fazerem as suas próprias brincadeiras,o recreio dirigido deve ser uma ou duas vezes por semana e não todos os dias.....Ninguém merece ser controlado o tempo todo.

    ResponderExcluir
  21. O recreio dirigido deve ser voltado a atividades lúdicas, para que possamos proporcionarmos aos educandos, momentos de interação e prazer dentro do ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  22. O recreio dirigido pelo educador com atividades lúdicas, jogos recreativo, jogos pedagógicos,movimentos corporais, brincadeiras dirigidas no pátio ou na sala de aula, com o olhar cuidadoso do professor acredito que dá certo. No entanto é sabido que a crinça necessita brincar livremente, pois é brincando que ela aprende a criar defesa, regras e que desenvolve sua criatividade.
    Sendo assim o recreio dirigido é viável apenas duas vezes por semana.

    ResponderExcluir
  23. Entendo que o recreio dirigido é um momento de aprendizagem onde novos significados estão constantemente construídos e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.
    Garantir a segurança dos alunos no horário do recreio; estimular a participação em brincadeiras dirigidas, além do resgate de brincadeiras folclóricas como: amarelinha, pula corda, dança, dama, jogo da velha, cantiga de roda, entre outras.

    ResponderExcluir
  24. O recreio é um dos momentos mais esperado pelos alunos, portanto deve ser muito bem planejado pela equipe escolar para assim obtermos resultados positivos, mas se faz necessário o compromisso e a responsabilidade de todos.Vejamos algumas sugestões:
    Música e danças diversas coordenadas pro alguém que curta essa arte;
    brinquedos diversos para diversão da criançada; momentos esportivos com baleado, futebol,vôlei: jogos, show de calouros.Quanto mais criativo este momento melhor será

    ResponderExcluir

Deixe sua colaboração de forma coerente e clara, considerando a proposta de atividade.! Estamos aguardando a sua postagem!Deixe colocações estimulantes, responsáveis...para que possamos ter um precioso material construído sob diversos olhares.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nova Soure - BA